sexta-feira, 9 de maio de 2008

NÃO ESTOU PREGANDO NO DESERTO...
NÃO ESTOU SÓ...
Muitas vezes sinto que a educação que desejo é uma utopia...parece que estou pregando no deserto e que os "abutres devoradores de sonhos" só aguardam o momento de agir...mas hoje eu assisti um filme que me fez levantar a cabeça e olhar além do horizonte...será que sou uma sonhadora incorrigível?Será que sou alienada?...talvez,mas esse filme mexeu comigo...é a história real de uma profesora recém formada na decada de noventa e uma turma de alunos "marginalizados" pela sociedade,violentos,desinteressados,oriundos de famílais desestruturadas...O filme é " FREEDON WRITER",ou melhor,"ESCRITORES DA LIBERDADE"
A professora novata Erin Gruwell não desiste diante a hostilização dos alunos e principalmete dos seus colegas de trabalho e consegue apesar dos obstáculos chegar ao seu objetivo maior de formar cidadãos e
"inspirar os jovens, estudantes desfavorecidos de pegar canetas em vez de armas".
Embora goste muito dos filmes sobre professores como ao mestre com Carinho e outros que não me recordo os nomes no momento, eles sempre giram em torno da mesma temática o heroismo do professor que resolve enfrentar os desafios da educação como alguém apaixonado pela profissão que tem de enfrentar toda sorte de obstáculos desde a rebeldia dos alunos, a hipocricia do sistema e a indiferença da sociedade diante do quadro caótico da escola,acredito que são reconfortantes pois acendem uma luz no fim do túnel e indicam que é possivel fazer algo para mudar...senão posso mudar o sistema posso transformar a realidade que está ao meu redor...isso já é grande coisa...pois é na pequena semente de mostarda que se esconde uma frondosa árvore...diante de histórias como esta que corre o mundo posso me sentir melhor...e afirmar que não estou pregando no deserto...volto ainda a falar neste assunto...Veja o filme que vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário