sábado, 1 de maio de 2010

A falta de estratégias educacionais compatíveis com a realidade causa o caos educacional no país.

Abandono...vergonha...descalabro...caos...violência...descaso...palavras sempre presentes em artigos e reportagens sobre a educação no pais,é realmente um quadro desolador...muitas vezes nos falatm palavras para descrever a real situação da educação atual..é necessário muito mais do que discursos de perfumaria e palvras soltas em leis que não "pegam" no Brasil...a única coisa que temos certeza é de que a Educação precisa avançar...gostei do artigo abaixo...
Avançar na educação

por Dilson Sardá Professor Universitário *
Estudos e pesquisas mostram um cenário sombrio para nossa educação:
a) grande aversão dos jovens pelos estudos regulares, sob o pretexto de que a educação não vai melhorar suas vidas;
b) falta de motivação dos docentes com as atividades de ensino em virtude da indisciplina, da violência escolar e da má remuneração;
c) indiferença dos pais em relação à educação dos filhos.
As consequências são reveladas, diariamente, pelos meios de comunicação, ao descortinarem o descalabro da violência, da qual os jovens frustrados e desorientados são os principais protagonistas.
Enquanto avançamos, inquietos e amedrontados com a falta de estratégias educacionais compatíveis com a realidade da sociedade da informação, vamos agendando nossas vidas pelo que a mídia veicula de temas e espetáculos, e quanto mais nos reconhecemos neles, menos memória teremos sobre a importância da educação para nossas vidas.
Enquanto isso, os países que adotaram a educação como fator fundamental avançam céleres na direção de uma vida de bem-estar para as suas populações.
A juventude atual e seus pais não percebem a educação como fator seguro de sucesso.
Outras demandas sociais promovidas pela mídia orientam e dão valor às suas ações.
O pai de um filho de 10 anos, ou mais, o incentiva ao esporte, pois sonha com um “Ronalducho” em casa.
Jogando com a sorte, ganharia na loteria. Perdendo, atiraria o problema para a sociedade.
Qualquer estratégia educacional tem que passar por um plano que divulgue sua importância, criando uma demanda consistente e recorrente.
A divulgação da importância da educação criaria ciclo virtuoso: interesse do jovem pelos estudos; motivação dos docentes para a profissão; adequação das escolas às novas demandas e realidades.
E o mais importante: o envolvimento da sociedade e dos governos.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2890201.xml&template=3898.dwt&edition=14598§ion=1320

Um comentário:

  1. Complicado, educação eu sei que realmente e um dos fatores importantes e estrategicos para o pais, mas esse nosso modelo educacional e a metodologia de ensino (ou a falta dela) de boa parte dos docentes brasileiros realmente não convence.

    ResponderExcluir