terça-feira, 18 de maio de 2010

PROVA PARA PROFESSOR...A MODA PEGOU !

O estado de São Paulo começou um movimento de aplicação de provas para contratação de professores  na rede estadual e   a moda pegou,pois já se cogita uma prova tipo  nacional ENEM para professores.
Em São  Paulo além da prova para temporários ainda foi instituida a prova de aumento salarial por Mérito,foi uma propaganda gigantesca na mídia jornalistica ,mas não foi divulgado que "muiiiiiita gente passou" e ficou chupando o dedo,pois somente  cerca de doze mil foram os felizardos premiados,os outros aprovados deverão esperar para concorrer na próxima vez,isso é uma injustiça,pois quando se tem que falar mal de professor a coisa vira manchete de primeira página.Lembra  o estardalhaço das manchetes nos últimos meses ao anunciar que professores de matemática foram mal nas provas aplicadas pelo governo estadual e que muitos foram reprovados nas matérias específicas ?
A mídia jornalistica à serviço do poder é cruel para condenar os professores e omite  a verdadeira situação da educação em nosso país.
O ano de 2010  está sendo palco de inúmeros movimentpos de professores em vários estados ,denuncias do descaso com a educação são frequentes e a nossa mídia jornalistica  só divulga aquilo que é interesse da classe dominante,denegrindo o ensino público que é uma justa conquista da população menos favorecida.
Quando o professor da rede pública tem sua imagem ridicularizada  é a educação publica  que sofre as consequências e quem perde é o aluno,  que termina sendo privado de um direito subjetivo  garantido na Constituição,no Eca e nas inúmeras leis que existem pelo Brasil afora que é nada mais e nada menos o acesso a uma educação publica de qualidade.
Eu ainda não consegui visualizar nenhum benefício para a escola publica estadual de São Paulo a aplicação das tais provas,professores "reprovados" continuam dando aulas,pois o salário miserável  de professor não atrai muita concorrência.
A tal prova por mérito não aprovou os melhores qualificados como foi laradeado por ai,conheço muita gente bem medíocre que passou,pois fazer "xis "em respostas  de mutiplas escolhas não garatem a prática compremetida com a aqualidade de ensino na sala de aula.
Talvez eu seja uma pessoa muito pessimista e apressada,mas até
agora a onda da prova"não impactou nada...será mais um modismo pedagógico? Lembra da onda do construtivismo desenfreado? Cade o resultado? Vamos esperar  pra ver no que isso vai dar...só tenho pena das gerações que são sacrificadas pelos "modismo" da educação brasileira que  só copia planos e projetos de paises de fora...por isso nossa educação parece o Frankstein...será que no poder não tem um cérebro pensante que possa pensar em uma educação que respeito nossa realidade?Até quando vamos viver a filosofia de que em matéria de educação no Brasil nada se cria...tudo se copia de outros países que possuem uma realidade bem diferente da nossa.
Vejam as publicações abaixo:
18/05/2010 19h39 - Atualizado em 18/05/2010 19h40
MEC planeja criação de 'Enem' para professores

Exame nacional poderá ser usado para seleção de educadores.



Adesão de secretarias estaduais e municipais será facultativa.
Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) trabalha na criação de um concurso nacional para selecionar professores para a rede pública de ensino. O ministério pretende realizar a primeira prova do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011.
Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.
A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também ficará sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.
As secretarias que decidirem aderir ao exame terão liberdade para usar a nota para a seleção em fase única ou como primeira fase do processo. A abertura dos concursos também poderá ser feita a qualquer momento dependendo da necessidade de cada rede de ensino. Como o Enem, a prova será anual.
Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, um documento com a concepção do exame e temas que farão parte do exame serão disponibilizados para consulta pública no site do Inep a partir desta quarta-feira (19).
De acordo com Gabriela, a prova terá vários temas, como metodologia de ensino, políticas educacionais, direito e conteúdos específicos. Para criar o programa, foram analisados países que buscam ter um padrão de professores. Esses países foram Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.
“São países com sistemas de ensino e contextos diferenciados, mas todos entendem que o bom professor tem de ter domínio do conteúdo que vai lecionar e conhecer as metodologias de ensino”, disse Gabriela.
Professores, universidades, estados e municípios vão poder opinar sobre o modelo da prova durante os 45 dias de consulta pública. “Após esse período, equipes técnicas do Inep irão trabalhar para fechar a matriz do exame. Pretendemos ter um banco de questões para a prova até o fim do ano”, disse Gabriela.
De acordo com a coordenadora, secretarias estaduais e municipais do país mostraram interesse no projeto. "Apresentamos ao Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que se mostrou receptivo à ideia", disse.

Fonte: http://g1.globo.com/

MEC fará exame para selecionar professores
Demétrio Weber, de O Globo:
Convencido de que os concursos públicos para professores são de baixa qualidade, especialmente nos pequenos municípios, o Ministério da Educação (MEC) prepara o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, espécie de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do magistério.
A ideia é que a prova seja aplicada pela primeira vez em 2011, já no próximo governo. Na semana que vem, o ministério submeterá a uma consulta pública proposta com os conteúdos que deverão ser cobrados no exame.
Fonte:Blog do Noblat
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

Nenhum comentário:

Postar um comentário