segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A MAIS NOVA CLASSIFICAÇÃO DA SEE DE SÃO PAULO:PROFESSORES "PUROS" E" NÃO PUROS"


Quando você pensa que já viu de tudo na educação paulista, surge mais uma "pérola" para acabar de vez com o profissional da educação.
 As últimas pérolas da SEE destruiu a carreira de muita gente,
vamos lembrar algumas:
·       a prova mérito que só contemplava um número definido de profissionais e os demais "aprovados" ficavam literalmente "chupando o dedo", sem aumento e sem evolução,
·      o "provão" para os ofas participarem das atribuições;
·      a criação das categorias que mais parecia um alfabeto;
·      a extinção algumas destas categorias para economizar pagamento de férias e o mês de janeiro;
·      atribuições complicadas pelo departamento médico para o pessoal aprovado nos concursos;
·       e para finalizar, a falta generalizada de professores na periferia forçando a contratação em caráter de urgência dos "reprovados" no provão. 

Na última década as intervenções “pontuais” da SEE paulistana vida do profissional da educação não mudou muito o resultado do IDEB e do SARESP, mas serviu para que muitos professores abandonassem de vez o magistério.
As equipes gestoras das escolas publicas estão desesperadas procurando professores para substituir colegas que estão doentes, aposentando ou requerendo licenças garantidas por lei. 
Existem escolas que aulas como matemática, química e física, nem foram atribuídas e os alunos estão sem aulas durante todo o período de licença do professor titular da disciplina.
Os alunos do ensino médio que pretendem fazer as provas do ENEM são os mais prejudicados pela falta de professores. 
Sobre a questão do ENEM, lembrei que li esta semana declarações do ministro da educação que salientou em um de seus discursos sobre possíveis mudanças no ensino médio que “focar o ensino no ENEM seria uma forma de atender às expectativas dos alunos, que, com a valorização do exame na entrada na universidade, vão cobrar principalmente uma coisa das escolas: passar no vestibular.” (http://noticias.terra.com.br/)
Como??? Sem professor ????
Parece que foi o tempo em que a educação era vista como instrumento de transmissão e construção de novos conhecimentos, que buscava a transformação da realidade se constituindo um agente importante na formação de sujeitos históricos e cidadãos capazes de exercer “plenamente” sua cidadania.
Essa mudança de foco também acontece nas escolas de fundamental I e II, na última década a escola publica estadual vem sendo pressionada a adaptar-se às transformações ocorridas desde a instituição do tal “Bônus” vinculado aos resultados do SARESP. O foco da escola publica atual passou a ser é o “SARESP”, algumas escolas desenvolvem durante todo o ano letivo um treino intensivo para o SARESP, os alunos aprendem a responder testes de múltiplas escolhas e o gênero literário que será utilizado na produção de texto da prova, este é exaustivamente "dissecado" em atividades, cujo fim é alcançar o melhor nível de proficiência, os demais gêneros e respostas escritas ficam para segundo plano ou não são "trabalhados".  

Diante de um quadro tão complicado, é difícil acreditar em mudanças para melhorar a situação da educação paulista que trata os profissionais da educação com tremendo descaso e o professor readaptado mais uma vez leva a pior, agora somos divididos em duas categorias: os professores readaptados “puros” e os professores readaptados “não puros”, sinceramente essa nova nomenclatura é de tremendo mal gosto, pois não somos "gado”, somos profissionais que desenvolveram doenças profissionais ou agravaram suas enfermidades devido às péssimas condições de trabalho que enfrentamos por muitos anos na escola.
Chega de humilhação!
O professor readaptado merece respeito!
O professor readaptado é um sobrevivente do caos que destrói a educação neste país.

ENCONTREI  O TEXTO ABAIXO NO BLOG DO PROFESSOR READAPTADO:

Como sempre há uma grande desinformação no Estado sobre a aposentadoria do professor 

readaptado.

Aposentadoria para professor readaptado


Há alguns anos, quando o governo estendeu a aposentadoria especial de professor para diretores e coordenadores, circulou um boato que isso se estenderia também aos readaptados. 

Depois disseram que não.

Hoje recebi o email de uma professora; reproduzo abaixo o email e minha resposta.

Aqueles que tiverem mais informações sobre o assunto favor postar aqui no blog. Se não souber como postar me mande um email e eu publicarei aqui.

email da professora:


Tenho 50 anos completados em fevereiro e 5º QQ em março de 2011, ou seja mais de 25 anos no magistério.
Agora, no dia 20 de agosto recebi um comunicado que os "READAPATADOS PUROS"  ou seja aqueles que não assumiram
funções de direção, vice, ou coordenação NÃO  tem direito à aposentadoria especial.
De repente mudou tudo, já que outra PA 61/2010 nos dava este direito.
Até então questionava-se que os diretores e etc é que não teriam.
O que posso fazer já que isso é um parecer de um Procurador de Justiça do Estado de São Paulo
Segue o comunicado.
PA 150/11 não consegui baixar do email que recebi.
Me ajude por favor.
Um abraço e parabéns pelo blog.
Inclusive só agora fiquei sabendo por ele, que não precisava mais cumprir hora relógio, pois nem nossa diretora nem nosso gerente nos informou sobre isso na atribuição, a qual participo todos os anos mesmo
sem ter que pegar aulas, já que pra todos os efeitos (menos aposentadoria) sou professora.
Aguardo resposta.
Liquidação de Tempo de Professores Readaptados
Conforme instrução do CGRH/CEVIF, temos a informar:


1 - Os PROFESSORES READAPTADOS “PUROS”, ou seja, professores readaptados que trabalham na biblioteca, secretaria, etc, NÃO fazem jus à Aposentadoria Especial.



2 - Os PROFESSORES READPTADOS “NÃO PUROS”, ou seja, os que têm designação como Diretor / Vice-Diretor / Coordenador continuam fazendo jus à Aposentadoria Especial.



Caso haja algum professor readaptado já ratificado, favor preencher a tabela em anexo.



Atenciosamente,
NAP/SUL 1
Maria Cristina Prado Fernandes - Diretora I
Núcleo de Administração Pessoal - DER Sul 
Aposentadoria de Professor Readaptado
Segue na íntegra Comunicado da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH / CEVIF sobre a concessão de Aposentadoria Especial de Professor Readaptado.  Pedimos que divulguem a TODOS os professores readaptados o conteúdo desse comunicado. Vale ressaltar que os professores readaptados puros ratificados pelaLF 11.301/06 DEVEM cumprir os 05 anos reduzidos pela Aposentadoria Especial em exercício, inclusive aqueles que aguardam a publicação da Aposentadoria pelo SPPREV.

É necessário solicitar o RETORNO imediato do professor readaptado nessa situação.

Atenciosamente,

NAP/Sul 1
Maria Cristina Prado Fernandes - Diretora I
Núcleo de Administração Pessoal - DER Sul 1
_____________________________________________________________________________________________
MINHA RESPOSTA AO EMAIL
  Obviamente essa foi a forma que o governo encontrou para pressionar os professores a não se readaptarem. 

Eu entendo que existe uma ilegalidade séria nessa questão - já que o professor readaptado continua desempenhando atividades pedagógicas.

Aliás o fato do secretário de educação nos obrigar a nos inscrever no processo de atribuição e depois participar da atribuição já nos configura como professores.

Sem contar que não existe "readaptado puro" uma vez que todos nós já estivemos em sala de aula.

A saída é entrar na justiça para corrigir mais esse absurdo do Estado.
Quanto à hora-relógio: faça as contas pra ver quantas horas sua diretora lhe deve desde o início do ano e cobre dela. Ela vai ter que lhe compensar por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário