O ano de 2015 foi marcado pelo movimennto dos estudantes de São Paulo que lutou contra a politica de reorganização do ensino que estava sendo imposta goela abaixo do cidadão paulista.
Foi mais de 1 mês de de uma corajosa resistência dos estudantes que tomaram" posse" daquilo que já lhes pertencia,ou seja,as escolas públicas que seriam fechadas ou transformadas .
Estes alunos que ao contrário do que muitos pensavam não foram manipulados por partidos,sindicatos ou movimentos partidários ,pelo contrário,assumiram o papel de "sujeitos" do movimento em defesa da escola pública retomaram suas escolas e reescreveram a história do ensino público de São Paulo, a mídia manipulada,a repressão da policia e demais ataques descarados daqueles que deveriam zelar pela educação das novas gerações foram derrotados.
As escolas foram "ocupadas" e não invadidas,a " dentro das escolas, o apoio dos artistas na" Virada Ocupação", a mobilização nas escolas e os protestos na rua culminaram com o "recuo" do governo que voltou atrás e suspendeu a reorganização,mas a luta não acabou,a promessa de novas discussões para o ano que vem é a indicação que a mobilização precisa continuar e buscar apoio em todos setores da nossa sociedade,a nossa luta agora saiu da reorganização e atingiu o patamar da educação publica com qualidade e seriedade.
O ano de 2016 promete ser o ano da grande virada na educação publica paulista e quem sabe até brasileira,pois o movimento dos alunos paulista já fez escola e o pessoal de Goiás está no rastro deste "cometa" que vai agitar os debates sobre educação pública e como melhorar a qualidade da educação. O estudante deixou o papel de coadjuvante para assumir o protagonismo desta nova história que esta sendo escrita na educação deste país..
Esta sendo formanda uma rede de pessoas que querem continuar apoiando o movimento dos secundaristas paulistas no ano que vem. E você, apoia?
Inscreva-se em: bit.ly/todoscomosestudantes
Chico Buarque, Dado Villa-Lobos e Zélia Duncan, entre outros, gravaram "O Trono do Estudar", de Dani Black, em homenagem à luta dos secundaristas contra o fechamento de escolas
Fonte: Rede Brasil Atual
De autoria do compositor Dani Black, a música O Trono do Estudar ganhou visibilidade a partir das manifestações de estudantes contra a “reorganização” proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo, que pretendia fechar ao menos 94 escolas da rede pública.
Recentemente, Chico Buarque, Dado Villa-Lobos, Paulo Miklos e mais 15 nomes da MPB entraram em estúdio para gravar uma versão da canção.
Após ser chamado para participar do evento organizado pelos estudantes, Virada Ocupação, realizado nos últimos dias 6 e 7 – que reuniu artistas como Tiê, Criolo, Pitty e Emicida –, Dani Black postou uma composição nas redes sociais em apoio à luta dos secundaristas.
Rapidamente, a música se espalhou até chegar ao conhecimento dos artistas que apoiaram as manifestações.
No Facebook, Dani Black diz que “no Brasil, como em qualquer país, o estudar tem que ser o Rei".
Ele conta que fez a música na madrugada do dia 7, para cantar no show que ele e outros músicos fariam na Virada Ocupação. "E com maior honra. Vamos Brasil. Ninguém tira o trono do estudar!"
"Em apenas dois dias, a música se espalhou pela rede de modo violento, tendo milhares de compartilhamentos e mais de 500 mil visualizações. Mas melhor do que isso: virou ação", escreveu o músico.
Após o governo do estado suspender a reorganização, no último dia 4, os estudantes passaram a desocupar as escolas aos poucos.
Eles prometem continuar engajados na pauta da educação pública de qualidade para todos. Um manifesto publicado por estudantes em redes sociais aponta a continuidade do movimento.
“É importante que fique claro que estamos saindo das escolas, mas não estamos saindo da luta. E que essa escolha de maneira nenhuma significa ceder às pressões do governo do estado e das entidades burocráticas.”
fonte:http://www.corujaonews.com.br/index.php/us-news-2/item/1323-destaque
Nenhum comentário:
Postar um comentário