Abolir é uma palavra forte demais, pois significar acabar ou extinguir de vez...Na realidadea ele se refere apenas a palavra ou o termo progressão continuada...veja:"Esta administração está abolindo a expressão progressão continuada"disse o secretário
Provavelmente só vai mudar de nome ,devido a rejeição da sociedade que ficou explicita na campanha eleitoral de 2010. A novidade é que haverá mais uma prova para medir a qualidade de ensino da rede...e isso vai resolver o problema?
Puxa...por alguns momentos até pensei que as coisas poderiam mudar independente de partidos e interesses políticos já que estamos lidando com o futuro da nação,mas a a progressão continuada impregnou a escola paulista e não adianta mudar de nome,ela vai continuar formando grande contingente de alfabéticos funcionais e "eleitores" facilmente manipulados e mão de obra barata para atender os interesses da classe dominante que como sempre só pensa no "próprio umbigo".
SP terá avaliação semestral
para ensino fundamental
Segundo o novo secretário da Educação, será abolida a
expressão progressão continuada
05 de janeiro de 2011 | 15h 26
Luciana Alvarez - O Estado de S. Paulo
O novo secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, anunciou que os alunos do ensino fundamental matriculados na rede pública terão de fazer avaliações semestrais de desempenho.
O resultado dessas provas estará ligado a um sistema de recuperação porque, segundo ele, fazer o estudante repetir de ano não é solução para se melhorar a qualidade da educação.
Na solenidade em que tomou posse do cargo, realizada na tarde desta quarta-feira, 5, Voorwald prometeu reorganizar o ensino fundamental no Estado. "Esta administração está abolindo a expressão progressão continuada", disse o secretário, que deixou a reitoria da Unesp após convite do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Voorwald disse que será mantida a ideia de ciclos no ensino fundamental, mas não detalhou a duração.
Atualmente, a rede estadual adota o sistema de progressão continuada, segundo o qual os alunos são promovidos de uma série para outra independentemente das notas.
Eles podem ficar retidos somente duas vezes, ao final dos ciclos: ao término do 5.º ano e do 9.º ano. Apenas o excesso de faltas leva à reprovação em outros anos.
"A interpretação da sociedade é que a progressão continuada é a responsável por não se ter uma educação de qualidade no Estado", afirmou o secretário. "A progressão, por si só, não é a grande responsável, assim como repetência não é a solução."
Segundo Voorwald, todas as possíveis alterações ainda precisam passar por uma consulta entre a classe do magistério e também serem aprovadas pelo governador. O secretário disse que, até sexta-feira, vai se reunir com todos os sindicatos da categoria.
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