terça-feira, 15 de março de 2011

UMA ESCOLA POLÊMICA

AS ESCOLAS NO MODELO "CHARTER" ESTÃO CAUSANDO MUITA POLÊMICA...É UMA PROPOSTA INOVADORA,MAS SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA ESTA ESCOLA ?
15/03/2011 - 09h14

Uma revolução na educação pública


Imagine uma escola pública dirigida pela comunidade, com a liberdade de escolher e demitir os diretores e os professores, além de estabelecer seu próprio currículo e o número de horas que os alunos estudam. Esse tipo de escola independente gera um intenso debate nos Estados Unidos, mas virou um objeto de desejo dos pais e criou enormes filas de espera --e, por isso, apesar da resistência dos sindicatos e dos burocratas, se dissemina.

Nesta semana será apresentado, em um encontro sobre educação promovido pelo MIT em São Paulo, um detalhado estudo feito por economistas americanos mostrando que, nas áreas urbanas deterioradas, essas escolas, aqui chamadas de 'Charter', fazem o aluno prosperar expressivamente.
Os motivos que levam a essa melhora são foco de intensa polêmica. Mas o fato é quanto maior for a pressão por uma educação pública de qualidade, maior a vontade de experimentar soluções, fugindo dos modelos tradicionais --e maior será o foco no mérito.
Talvez não seja a solução para melhorar a escola pública, mas é uma das soluções. E precisa muita vontade de brigar para tirá-la do papel.
Coluna do Gilberto Dimenstein

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/888822-uma-revolucao-na-educacao-publica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário