segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ALCKMIN ANUNCIA NOVOS PROJETOS PARA 2O12...SERÁ QUE VAI SAIR DO PAPEL????

O GOVERNADOR APROVEITOU AS COMEMORAÇÕES DO DIA DOS PROFESSOR PARA ANUNCIAR VÁRIOS PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA A PARTIR DE 2012.VAMOS DEIXAR REGISTRADO AQUI...POIS VAMOS COBRAR...CHEGA DE PROJETOS QUE NUNCA SAIRAM  DO PAPEL...CHEGA DE MEDIDAS QUE SÃO MEROS ENGÔDOS PARA ILUDIR A POPULAÇÃO...NÃO QUEREMOS MEDIDAS PALIATIVAS...  QUEREMOS QUALIDADE NA EDUCAÇÃO...QUEREMOS A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PAULISTA...
 Educação

Docentes terão regime integral a partir de 2012, anuncia Alckmin

De A Tribuna On-line


O governador Geraldo Alckmin anunciou neste sábado, Dia do Professor, um programa de ações voltadas à melhoria da Educação do Estado que estabelece diretrizes estratégicas para vários projetos já implantados e prevê novas frentes de atuação na rede estadual de ensino, que possui cerca de 4,3 milhões de alunos.

O programa Educação — Compromisso de São Paulo pretende envolver famílias, associações, sindicatos, empresas e sociedade em geral na melhoria do ensino. 

Na mesma cerimônia, Alckmin descerrou a nova placa do prédio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, no bairro de Perdizes, em São Paulo, para dar à instituição o nome do ex-secretário e ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, falecido em junho deste ano, que idealizou o centro voltado à formação continuada dos profissionais da educação.

A iniciativa propõe a consolidação, em unidades que oferecem exclusivamente Ensino Médio, de um novo modelo de escola, com ampliação não só da jornada (de 6 para 8 horas diárias), mas também do currículo, atendendo gradativamente um número maior de estudantes. 

O modelo prevê disciplinas eletivas, laboratórios, salas temáticas e três refeições por dia, e a diferença dele para as já existentes escolas de tempo integral está na integração das disciplinas do currículo e no novo regime de trabalho de seus professores. Para 2012, a mudança acontecerá em 19 escolas em diversas regiões do Estado.

Regime integral
Para os professores das escolas em que será implantado o novo modelo, será criado um regime de dedicação plena e integral,  que não permitirá atuar no quadro docente de outras unidades no período diurno. Haverá gratificação, que será incorporada para fins de aposentadoria. Não será uma carreira diferente, mas um regime diferenciado.

Para reduzir a desigualdade de aprendizado no Estado, o programa prevê intervenção e monitoramento em 1.206 unidades de ensino consideradas de maior vulnerabilidade, tanto no aspecto socioeconômico, como nos de infraestrutura e de aprendizagem, entre eles o desempenho no Saresp 2010. 

Para essas unidades, haverá prioridade na formação continuada de professores, investimentos em infraestrutura, implantação do programa de professores-mediadores, salas de leituras e projetos especiais de recuperação do aprendizado dos alunos.

Em novembro, serão divulgadas ações específicas voltadas para a melhoria do Ensino Fundamental, com foco na recuperação do aprendizado dos alunos, quando deverão ter sido concluídos os estudos e análises das equipes técnicas da Secretaria da Educação.

Sociedade
O governador Geraldo Alckmin conclamou pais de alunos, professores, diretores e demais profissionais da rede de ensino a visitarem, no dia 5 de novembro, uma das 2.386 unidades estaduais integrantes do programa Escola da Família para discutirem com profissionais do ensino formas de participação no programa Educação — Compromisso de São Paulo e também apresentarem suas propostas e sugestões para a ampliação dessa mobilização. 

Após receber essas contribuições, o governo anunciará até o fim de novembro o detalhamento de todas as ações do programa. 

"Convocamos a todos para esse compromisso coletivo, pois o engajamento da sociedade é essencial para atingirmos o nível de excelência desejado na rede de ensino estadual”, afirmou o secretário Herman Voorwald. “É de extrema importância que os pais de nossos alunos acompanhem a rotina escolar e o desempenho de seus filhos, que participem das atividades realizadas na escola, que é um espaço aberto à comunidade. A parceria entre a escola e a família é primordial para a qualidade que todos desejam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário