domingo, 26 de fevereiro de 2012

Primeiro candidato com síndrome de Down aprovado no vestibular da UFG


Kallil Assis Tavares rompeu  os tabus impostos por aqueles que não acreditam na inclusão e passou no primeiro vestibular que prestou,e não foi em uma faculdade qualquer não,passou na primeira chamada  da Universidade Federal  de Goiás...e tem mais... ele  não teve correção diferenciada e nem cota, concorreu de igual para igual com os outros candidatos.Nossa!!! 


Essa conquista inédita no pais  é sem dúvida fruto da persistência de Kallil Assis Tavares  que é  a "prova concreta" de que a inclusão não somente vale a pena mas é sem dúvida alguma, a solução para garantir ao diferente sua cidadania,no  seu tempo e como afirmou a mãe do rapaz não depende só da familia: a escola tem um papel fundamental nisso. Parabéns!!!



“Disciplina garantiu a vaga dele no vestibular”, diz mãe
de jovem com síndrome de Down aprovado na UFG


http://i2.r7.com/kallil-tavares-hg-20120223.jpg

Kallil Assis Tavares, de 21 anos, passou na primeira chamada no curso de geografia
Luciana Sarmento, do R7
Primeiro candidato com síndrome de Down aprovado no vestibular da UFG (Universidade Federal de Goiás), o estudante Kallil Assis Tavares, de 21 anos, pegou a família de surpresa quando saiu o resultado do processo seletivo. Para a mãe do vestibulando, a pedagoga Eunice Tavares, a dedicação com os estudos foi um dos fatores que fez a diferença. 

- Ele sempre foi um aluno muito disciplinado, mas as notas dele não eram as melhores. Tanto que a sua colocação no vestibular foi a última. Ele tirava o suficiente para passar. 

Eunice conta que a aprovação de Kallil no vestibular foi um processo natural. Ele frequentou um colégio regular durante o ensino médio e assistia às aulas todos os dias de manhã e três vezes por semana também durante o período da tarde. Nos outros dias da semana, ele fazia apenas as lições de casa. 

- Ele decidiu sozinho que iria prestar o vestibular e escolheu o curso. A gente não planejou, não forçou nada. Então ficamos muito felizes, surpresos e até assustados. A gente não pensou que ele seria aprovado. É difícil passar em uma universidade federal. 

O jovem de Jataí, no interior de Goiás, concorreu ao vestibular este ano pela primeira vez. Ele não participou de nenhum programa de cota e foi aprovado na primeira chamada de 2012, para o curso de geografia. 

Por ter necessidades educacionais especiais, ele teve o direito de ter a prova lida por um assistente de vestibular e também recebeu um caderno de questões com letras maiores, que facilitam a leitura por quem tem baixa visão. 

Kallil também teve uma hora a mais que os outros candidatos para terminar a prova, mas não precisou usar o tempo extra. 

Apoio e paciência 
Para Eunice, o apoio da família e da escola foram fundamentais na educação do filho. Kallil estudou durante dois anos da educação básica em uma escola para surdos mudos, única do tipo na cidade, que também recebia alunos com outros tipos de deficiência. 

- Ele não chegou onde ele está sem apoio. Tem família que pensa que não adianta investir, que é um caso perdido. É limitado? É. É diferente dos outros? É. Mas ele tem a condição dele. Na escola, ela conta que o filho contou com a ajuda de professores e diretores, sem que passassem “a mão na cabeça”. Muitas vezes, o tempo de avaliação de Kallil era maior que a de outros alunos. 

- Ele pode fazer tudo que quiser dentro do limite dele. Eles [jovens com a síndrome] são mais dependentes, mas têm capacidade de desenvolver qualquer trabalho. Eles têm o tempo deles e a escola tem um papel fundamental nisso. 

Kallil vai estudar no campus da universidade que fica na mesma cidade, a quatro quadras da casa onde mora com o pai, a mãe e a irmã mais velha. Depois de entrar na faculdade, ele pretende tirar a carteira de motorista, mas a família prefere não fazer planos para o futuro. 

- A gente vai deixando as coisas acontecerem e damos apoio no que ele precisa. Não planejamos que ele iria até o oitavo ano, nem que ele terminaria o ensino médio. As coisas foram acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário