quarta-feira, 21 de abril de 2010

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR MEDIADOR ESCOLAR COMUNITARIO

A Resolução SE Nº 19/2010,  instituiu o Sistema de Proteção Escolar na rede estadual de ensino Paulista, este projeto é muito interessante ,pois visa a mediação de conflitos na escola.Muitos professores estão interessados mas desconhecem as atribuições do professor mediador escolar comunitário,por isso estou publicando parte da resolução Resolução SE Nº 19/2010,para esclarecer a atuação deste profissional: 

Art. 7º - para implementar ações específicas do Sistema de Proteção Escolar, a unidade escolar poderá contar com até 2 docentes, aos quais serão atribuídas 24 (vinte e quatro) horas semanais, mantida para o readaptado a carga horária que já possui, para o desempenho das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, que deverá, precipuamente:
I - adotar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar e apoiar o desenvolvimento de ações e programas de Justiça Restaurativa;
II - orientar os pais ou responsáveis dos alunos sobre o papel da família no processo educativo;
III - analisar os fatores de vulnerabilidade e de risco a que possa estar exposto o aluno;
IV - orientar a família ou os responsáveis quanto à procura de serviços de proteção social;
V - identificar e sugerir atividades pedagógicas complementares, a serem realizadas pelos alunos fora do período letivo;
VI - orientar e apoiar os alunos na prática de seus estudos.

43 comentários:

  1. O assunto professor mediador é de estrema relevância para a área da educação porque muitos valores estão invertidos, já não existe o respeito , consideração, tolerância, enfim os principios de convivência.Desde muito tempo atrás Vigoskt já pregava a atuação do professor como mediador, ou seja ,aquele que instiga o aluno aprender a aprender.

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  2. Ser um professor mediador exige que este saiba,
    aceite e queira que essa função tenha importancia
    no sentido de tomar atitudes, ter princípios de um bom cidadão, que compreenda a diversidade humanística, o protagonismo juvenil, saiba lidar com conflitos agindo com coerência e coesão nas ocorrencias de sala de aula. É uma função árdua que exige competência e olhar contemporâneo (aquele que age com a razão e a emoção), o flexível , sensato e o atualizado.

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    1. é isso mesmo colega...não adianta o pessoal se candidatar a vaga de PMEC só para não ficar desempregado...

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  3. Acredito que os pareceres citados tem relevância.
    Porém, todo professor ou melhor educador é um mediador de conflitos, desde que esteja ciente do seu papel de formador de opinião.
    Quanto ao professor mediador, é relevante, pois será um protagonista ante aos desafios constantes, perante o quadro de exigências de se resgatar valores e de se qualificar a educação.

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  4. Ser mediador,encarando os novos desafios
    da nossa juventude,pois éxiste uma caren
    cia muito grande com relaçao a familia, e
    muitas vezes ojovem acaba agredindo seus-
    próprios colegas,professores para chamar-
    a atençao,devemos resgatar esta deficien-
    cia de valores aconselhando-o,conversando
    transformando este aluno á entender e com-
    preender a conviver,e aprender a ser.

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    1. isso é importante sim...mas o mediador tb atuará junto aos colegas professores discutindo posturas ultrapassadas,atitudes de extremo autoritarismo ,incluive ...o PMEC precisa "dominar" o ECA...

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  5. Sou um professor de matematica e atuo como Professor Mediador fui reconduzido e estou contente com o meu cargo é dificil pois os nossos alunos de hoje necessitam de regras e limites e de quem as oriente para eles que muitas vezes não tem em casa o limite do certo ou do errado.

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  6. ... Mais uma forma de pendurar nesta tão desgastada instituição pessoas para fazer parte de corporativismo das direções de escola. A exemplo de PCP que na grande maioria estão na escola para reforçar as decisões errôneas dos Diretores e apoia-los. Por que não colocam em cada escola um psicólogo e um assistente social... são profissionais que atenderiam as necessidades básicas destes tão abandonados alunos da rede pública.

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    1. ..acredito que perante sua visão sobre a institução escola,vc não esteja no ramo certo.Dá para percber a sua frustração e não é com o ensino é com a sua vida.Educar é para poucos porém mesmo diante de tantas dificuldades é algo mágico.Olhar uma criança descobrir o mundo das letras não tem preço e sim dedicação,amor pelo alfabetizar, e isso vc não tem.Saia dessa meu amigo(a)procure outra profissão e vá ser feliz......

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    2. concordo plenamente com o colega , as escolas podiam colocar sim psicólogos com seus estagiários, nossos alunos precisam de regras,limites, orientações, muitos não encontram isto em casa. Hoje em dia o que se vê são pais brigando,outros que trabalham o dia inteiro e não tem tempo para os filhos, muitos não se preocupam em ter esse tempo, muitos pais drogados que não estão nem ai para seus filhos e o colega acha que não precisamos de psicólogos na escola ? E acho que o mediador da escola onde trabalho não tem perfil para a função...

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    3. Disse tudo colega, o mediador da minha escola infelizmente só entra na hora errada,se eu estiver enganada me corrijam, ele pode interromper uma aula sem pedir licença e ir pegando o aluno pela mão, colocando fora da sala para chamar a atenção, sem autorização do professor? Isso é ser mediador??Pq até agora não entendi direito qual a função desse pessoal, e acho sim que toda escola deve ter um psicopedagogo, porque os conflitos são muitos, e os alunos transferem tudo isso para dentro da escola.

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    4. EQUIPES MULTIDISCIPLINARES - ONDE PODERÍAMOS CONTAR COM PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS SERIA O IDEAL, MAS O NOSSO MANTENEDOR, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRECISARIA FAZER UM PROGRAMA INTEGRANDO À SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, AS SECRETARIAS DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL...
      JÁ HOUVE UM PROGRAMA ONDE OCORRIA A INTEGRAÇÃO DE SECRETARIAS DE GOVERNO EM SÃO PAULO - ERA O PROFIC - PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA,NO GOVERNO DE ORESTES QUERCIA ONDE O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ERA O DR. JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI, O QUAL, COMO TODO PROGRAMA POLÍTICO, TEVE SEU FINAL COM A MUDANÇA DO GOVERNO.
      EM SEQUENCIA, TIVEMOS AS ESCOLAS PADRÃO... E OUTROS TANTOS PROGRAMAS DE GOVERNO...
      ATUALMENTE ESTAMOS COM AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL... E O ENSINO MÉDIO INOVADOR...
      EM TERMOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TEMOS O PAP E O PROGESTÃO...
      ESPERAMOS QUE PROFESSORES MEDIADORES COMUNITÁRIOS - PMECs EPROFESSORES COORDENADORES PEDAGÓGICOS POSSAM FAZER A DIFERENÇA, NÃO APENAS ACRESCENTANDO SUAS FUNÇÕES, MAS MULTIPLICANDO AS POSSIBILIDADES DE SUCESSO AOS ALUNOS DE NOSSAS ESCOLAS...

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  7. Concordo com o cometário acima. Professores sem competencia nehuma assumem um papel tão importânte como o de mediador, acabam se candidatando para fugirem do estresse das salas de aula.É uma pena...deveria ao menos terem ma pós em mediação escolas, e não estes cursinhos gratuitos que nao preparam pra nada mas a maioria nem isso tem.

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    1. não concordo com sua opinião,é por pessoas como vc,desacreditadas na educação,que nossas escolas só engatinham e não aprendem ha andar.

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    2. caro colega que postou o primeiro comentário,infelizmente alguns PMEC não entenderam seus papéis na proposta de mediação na escola e a escola como um todo entendeu meu ainda...a proposta é muito valida sim e está sendo implantada aos poucos,os mediadores precisam de formação e as escolas também...psicólogos e assistentes sociais trabalham em outras esferas...a escola é um espaço pedagógico e não clínico ou assistencialista...

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    3. E pais sem responsabilidades com a aprendizagem de seus filhos sempre joga a culpa nos professores ou na escola. Escola ensina pais educam.

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  8. Hoje podemoscontar com mais uma ajuda para a educação de nossos jovens e futuro do pais,o mediador tem e tera uma função importante em nossa sociedade,visto que o mesmo cargo ja deveria existir a muito tempo,parabens ao governo do estado por essa iniciatica nobre e esperamos bons resultados.

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  9. Quais são de fato as atribuições de um educador mediador?!

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  10. Sou professora efetiva da Rede Estadual de São Paulo. Alguns professores não sabem qual a função deste novo emprego. Estão montado projetos para se ver livres da angústia que é uma sala de aula. Não é o meu caso, é claro, pois gosto do que faço e procuro fazer da melhor forma possível, mas se o Governo adotasse uma nova postura, e colocasse nessa função pessoas competentes, como psicólogos e/ou profissionais gabaritados , certamnte,os resultados seriam melhores.

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    1. Existem sim professores que se candidatam a mediador p/ fugir da sala de aula.Para isso eles possuem uma supervisora que os acompanha em todos os passos. Os mesmos são avaliados mensalmente e destituidos caso não demonstrem competência.Teria maior produtividade os comentários que ajudassem e melhorar as medidas adotadas, e não sugestões ridiculas para com esse ou aquele profissional. As medidas serão sempre pedagógicas e não terapêuticas em relação aos educandos.
      Não existe profissional melhor capacitado que o professor para entender e encontrar soluções para todos os problemas enfrentados e não pessoas que só demonstram frustações em sua vida escolar.

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    2. Concordo com vc, já trabalhei em várias escolas, e o que vejo são pessoas querendo disciplinar alunos com autoritarismo (geralmente aos gritos) tomando a decisão que é do vice diretor e diretor os quais, isso passa a ser muito comodo, estou vendo na maioria pessoas desqualificadas, estressadas com o acumulo de função ( mediador e disciplinador), e ainda; culpa de 80% dos casos de indisciplina escolar caem nas costas do mediador. .

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  11. Parabéns ao Governo do Estado de São Paulo por ter tido a iniciativa de criar dentro da Educação/escola a função de Mediador Escolar e Comunitário, pois tem agregado valor ao que a Escola tem de bom e colocado todos a refletirem sobre o papel de cada um a serviço do outro, quer queira efetivo ou não.
    Para muitos que ainda não entendem o papel do mediador é só ler as atribuições citadas acima na resolução e esperar para colher os frutos colhidos dia-a-dia onde aprendemos a aprender constantemente.

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  12. O PMEC é um reforço da gestão da escola.
    Agrega valor ao que a escola tem de bom e orienta o que tem que melhorar.
    O PMEC não é um bombeiro, todos são importantes na educação dos alunos, mas lendo os comentários acima vejo que não é só o Mediador que não se encontra preparado para a função, mas com todo respeito, tem muitos professores que ainda não tem critérios básicos de educação.Me desculpe.

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  13. Qualquer um de nós podemos ser Mediador, pois mediar é intervir de forma positiva, construtiva a dificuldade apresentada pelo outro.
    Há especialidades que formam o Mediador, não necessariamente uma pós, pois de que vale ter pós e não ter o perfil na veia?
    Não existe mais e nem menos experiência, o que existe é vontade de fazer as coisas diferentes.

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  14. Atuar como Professor Mediador Escolar e Comunitário é saber relacionar de maneira social e humana com os objetivos de ajudar outros a eliminar os conflitos,antes que aconteça as manifestações violentas como físicas, psicológicas,verbal, etc. sempre valorizar e considerar as pessoas que tenham necessidades de conhecimentos para habituar com as normas de condutas para convivência em grupo.

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  15. Muito engraçado,, professora mediadora na minha escola anda de salto alto, shortinho curto,sentada batendo papo na maioria do seu horario de trabalho, quando quer retira da aula alunas pra bater papo também. Mas que falta de vergonha e de educação SEE. Que cargo é esse,muito engraçado isso no Brasil de Tupiniquins?

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  16. Em vez de professor mediador seria muito melhor colocar um cargo que a clientela de cada região exige, professor punidor, psicologo, polícia armada, porque é na escola que se esconde o futuro bandido, bala neles é a melhor solução. É disso que o brasil precisa.

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  17. Professor mediador é um engodo. O país precisa de punição, a escola não é lugar pra cabide de emprego ,tá cheio de professores com empreguismo nas escolas e poucos são os que batalham em sala de aula. Mediadora de shortinho curto e salto alto na escola ahhh SEE me poupe,tá. Não quero que usem meu imposto corruptamente,NÃO QUERO.

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    1. GOSTARIA DE SABER SOBRE ESTE CURSO DE ESCOLA E FAMILIA....AGRADEÇO E AGUARDO..
      MEU EMAIL;DBEMANGELA@IG.COM.BR

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  18. Sou professora efetiva em uma escola que foi contemplada com uma vaga para esta função. A colega que passou a ocupá-la é muito competente e vem realizando um excelente trabalho: ela chama os pais dos alunos com problema constantemente à escola e realiza um trabalho preventivo entre escola e família. Em setembro, através desta colega, a escola realizou um curso voltado para os pais. A turma inicial teve 40 pais inscritos e 36 receberam o certificado de conclusão. Estes pais querem novos cursos com temas diferentes, pois adoraram o primeiro. E há pedidos de pais que não foram contemplados que solicitaram que seja aberta uma turma inicial, devido a propaganda positiva realizada pelos pais cursistas deste ano. O clima entre família e escola tem melhorado muito, não está perfeito, mas os pais primeiro buscam ouvir o que a escola tem a dizer antes de tomar qualquer postura diante dos filhos e isso significa que a escola vem retomando, vagarosamente, é claro, um pouco do prestígio perdido. Graças Deus, minha diretora interferiu positivamente na escolha deste profissional.

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    1. OLA TUDO BEM ?
      PRECISO DE AJUDA TB ESTOU COMO PMEC EM UMA ESCOLA , FAZ DUAS SEMANA AINDA NÃO FIZ O CURSO DE CAPACITAÇÃO. LENDO SEU COMENTÁRIOS ACIMA ME CHAMOU ATENÃO.
      COMO FAÇO PARA REALIZAR ESSE TRABALHO PREVENTIVO ENTRE ESCOLA E FAMILIA.
      UM GRANDE ABRAÇO
      AGUARDO RESPOSTA.

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  19. Sou prof. da rede estadual, participei do projeto desde o início (2010) fiz um excelente trabalho com alunos e pais de periferia nos anos de 2010 e 2011 e agora não posso dar continuidade no meu trabalho porque faço parte da categoria "L" que virou "V" e não passei na provinha de ACT no final do ano de 2011. Com 6 anos de experiência ministrando aulas em bairros periféricos, fazendo um bom trabalho, é justo o governo me excluir desta maneira tão ordinária, rejeitando meu pagamento nos meses de fevereiro e março e olhe lá se vier em abril,cortando minhas férias, ou seja o prof. não tem contas, não come... não vive? Que sistema é esse? Desculpe caros colegas profs. pelo desabafo...

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    1. POIS É!!!!
      O GOVERNO NÃO DEVERIA FAZER ISSO COM VOCÊ E COM NINGUÉM, POIS O FATO DE NÃO TER PASSADO EM UMA PROVINHA, NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO TENHA CAPACIDADE, COMPETÊNCIA!!!!
      TEM MUITA GENTE DENTRO DAS ESCOLAS, MAS NÃO ESTÃO COM A ESCOLA!!!! É DIFERENTE!!!!
      ABUSAM DE SUAS REGALIAS, NÃO CUMPREM COM SUAS OBRIGAÇÕES LEGAIS E FUNCIONAIS E MAIS ATRAPALHA O SERVIÇO DOS OUTROS.
      PROFESSORES DEVEM SER AVALIADOS PELA COMPETÊNCIA DO TRABALHO DESEMPENHADO!!!
      ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  20. Sou professor pebII cat.f lei 500/74, gostaria de saber se posso concorrer a vaga de professor mediador de minha escola

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    1. Leia o edital publicado na sua Diretoria considerando a Jornada Integral de Trabalho Docente ou Jornada Inicial de Trabalho Docente, para função de Professor Mediador Escolar e Comunitário - PMEC, nos termos da Resolução SE nº 19/2010, alterada pela Resolução SE nº 7/2012, Resolução SE 10/2012 e Instrução Conjunta CGEB/CGRH, de 03/02/2012.
      Pelo que entendi você pode ,desde que as inscrições estejam abertas em sua diretoria.

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  21. SOU LICENCIADA BIOLOGIA, QUÍMICA, CIENCIAS E PEDAGOGIA, ESTOU VIVENCIANDO UMA NOVA REALIDADE COMO MEDIADORA ESCOLAR EM FRANCA,NA ESCOLA EVARISTO FABRICIO DESTE DE 2010.FAMOS AVALIADAS PELOS PROFESSORES.ALGUNS ACHARAM QUE DEVERIAMOS CONTINUAR AS NOSSOS TAREFAS . DIA 7 NO PLANEJAMENTO APRESENTEI NOSSO TRABALHO ATRVÉS DE UM VÍDEO.PARECE QUE MUDARAM DE OPINIÃO, SINCERAMENTE, EU NÃO LIGO COM OPINIÃO DAS PESSOAS, O QUE VALE PARA MIM É DIRETORA TITULAR DE CARGO E DOS SUPER VISORES QUE NOS ACOMPANHA O NOSSO DIA-DIA . AS OUTRAS COISAS DEIXAMOS PARA TRÁZ OU PARA OUTRAS PESSOAS COM TEMPO DISPONÍVEL PARA RESOLVER .TRABALHO DE MANHÃ 20AULAS E A NOITE 12AULAS. TENHO FEITO VARIOS PROJETOS DESTE DE TEMPERO NATURAL ATÉ AUTA ESTIMA DOS ALUNOS, LADO SOCIO ECONOMICO EVASÃO ESCOLAR, BULLY ETC . BOM JÁ TRABALHANDO, SÃO TAXADOS!IMAGINA NÃO TRABALHAR !!OLHA AS DIFERENCIAS SEMPRE VÃO EXISTIR, NUNCA VAMOS AGRADAR TODOS, SEMPRE VAI TER UM PARA NOS CRUSIFICAR !!!

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  22. Meu Deus!!! Como pode uma pessoa com tantas licenciaturas, ser quase "analfabeta" !!! Escrever palavras como " SUPER VISORES" (correto: supervisores) E "CRUSIFICAR" (correto:crucificar)...Assim, você desmoraliza nossa categoria!
    Pessoa, na dúvida, use o "pai dos burros", ou seja, o "dicionário" !

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  23. Ola a todos!
    Sou Professor Mediador e Comunitário, em uma escola do interior, e confesso que não é fácil, são desafios constantes, são alunos e também pais/responsáveis sem limites,e sem educação.
    Em meus atendimentos sempre foco Regimento escolar, ECA, e demais leis do país que possam trazer principalmente os pais/responsáveis a sua responsabilidade, pois muitos pais têm a visão de que "a escola é que tem que educar seus filhos", ora quando é assim, então trago a luz da verdade o Artigo 249 da ECA, e Artigos 21 e 22 também da ECA.
    A escola não pode ser omissa e tem que comunicar aos pais as atitudes desrespeitosas de seus filhos. Coerência, paciência, competência,precisam ser usadas é claro, mas também devemos mostrar aos adolescentes limites, e faze-los consertar onde errou, do contrário estaremos criando uma geração de alienados, e não é este o papel da escola.
    Na medida do possível resolvemos tudo no âmbito escolar, mas quando o adolescente extrapola, então usamos mais uma ferramenta colocada a nossa disposição " Vara da Infância e Juventude"
    onde os pais juntamente com o aluno responderão nas formas da lei por desacato ou qualquer que seja a Infração. Reitero não podemos abraçar o que é de responsabilidade da família.
    Não devemos nos ater que tudo resolveremos, pois estaremos nos frustrando, mas como já disse na medida do possível procuro desempenhar meu papel como designa a Resolução SE-1, de 20-1-2011.
    Deixo um abraço aos demais colegas que acreditam em seu trabalho como Professores Mediadores.

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  24. Sou professora mediadora, e sugiro que todos os professores façam o curso de mediação escolar proposto pela secretaria da educação, esclarece muitas dúvidas. Não penso que o estresse do mediador seja menor do que os professores que estão em sala de aula.

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  25. Sou Diretora de Escola e gostaria de esclarecer alguns pontos que foram comentados até então. Primeiro, o posto de PMEC é novo e não existe faculdade para isso, menos ainda, pós. Segundo, psicólogo só pode ser pago com dinheiro de outra secretaria, pois existe uma legislação a ser seguida e o Governador do Estado faz muito bem em cumprir a lei. Terceiro, na minha região, o trabalho do PMEC é bem vindo, inclusive pelo Ministério Público, que implantou o Programa Gestores da Paz, que através do Promotor da Vara da Infância e da Juventude nos orienta a todos, Diretores, PMECs, conselheiros tutelares, PMs, CRAS, CREAS, Assistência Social, COMDICA e a todos interessados em formar uma rede de proteção à criança e ao adolescente, pois aluno e família precisam de apoio e esse apoio não deve ser na escola, mas nos órgãos competentes, envolvendo inclusive mais de um órgão ao mesmo tempo. Além disso existe o Programa Cultura de Paz que participamos quinzenalmente na DE, cuja orientadora, é parceira do Ministério Público. Poderia escrever ainda por muito tempo, mas penso que já deu para se ter uma idéia da importância do papel de todos na reeducação e no resgate dos valores que nós mesmos, enquanto pessoas, muitas vezes colocamos no chão.

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  26. Sou professora mediadora e tenho certeza que essa função tem ajudado muito em minha escola.
    Estou sempre procurando os pais de alunos problemas para conversar,e ,das vezes se percebe que o problema não é o aluno e sim a família.O professor mediador não é aquele que tira o aluno de sala de aula para chamar a atenção e muito menos entrar na sala de aula sem pedir licença ,e sim chamar o aluno para uma conversa que sempre da bom resultado.Na minha escola funciona muito bem a mediação.

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