sábado, 17 de novembro de 2012

SÉRIE:A VIOLÊNCIA ENTRE OS MUROS DA ESCOLA E O VANDALISMO QUE ASSUSTA.


Vandalismo assusta alunos em Santo André

Vandalismo assusta alunos em Santo André

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC



A ocorrência constante de atos de vandalismo dentro da EE Doutor Generoso Alves de Siqueira assusta pais, estudantes e funcionários da unidade, localizada na Vila Vitória, em Santo André. Além de estouro de bombas dentro da instituição de ensino, alunos convivem com focos de incêndio dentro de latões de lixo e banheiros, como ocorreu ontem na instituição.
A situação é preocupante para o operador de máquinas Francisco Angelo, 52 anos, pai de aluno do 9º ano do Ensino Fundamental. Na sexta-feira, após receber ligação informando sobre os problemas, ele resolveu buscar a filha por volta das 9h20, sendo que o horário de saída é 12h20. "Fiquei com medo de ela se machucar e preferi evitar problemas."
Segundo os estudantes, a ação é realizada por alguns alunos da própria unidade de ensino há cerca de um mês, no entanto, foi intensificada na última semana. 
Na sexta-feira, uma das explosões de bombas atingiu a porta de uma das salas de aula no período da manhã. O receio é de alguém ser ferido. "Fica todo mundo assustado", afirma o operador de máquinas Alessandro Lima, 37, pai de aluna do 8º ano.
Uma das estudantes ouvidas pelo Diário disse que até às 9h30, horário em que ela foi embora para casa, já haviam sido jogadas nove bombas na escola na sexta-feira. "Na quinta-feira foram 16 bombas e ninguém fez nada."
O cenário da unidade de ensino revela problemas estruturais. Muros e paredes sujas e pichadas, vidros e fechaduras das portas dos banheiros quebrados e mato alto no estacionamento são exemplos. Para os alunos, o pior, no entanto, é a segurança. "A gente fica com medo de que seja atingida por bombas ou que pegue fogo em tudo", diz aluna do 9º ano.
Outra reclamação dos estudantes é a inexistência de biblioteca e laboratório de informática na EE Doutor Generoso Alves de Siqueira.
A Secretaria da Educação do Estado informou que a Diretoria Regional de Ensino de Santo André entrará em contato com o comando da Polícia Militar para verificar medidas de segurança extra no entorno da unidade.
 A direção também apura quem são os autores para adotar as medidas disciplinares cabíveis.
Sobre a manutenção do prédio, a diretoria de ensino afirmou que fará vistoria na escola nesta semana para providenciar os reparos. A respeito da reclamação sobre a falta de sala de informática, a Pasta destacou que a unidade conta com o programa Acessa Escola, mas os computadores foram furtados. Os equipamentos devem ser repostos até o fim do mês.
Por fim, a secretaria afirmou que está em fase de orçamento a reforma da rede elétrica e que, em maio, foram concluídas obras de intervenção com investimento total de R$ 212 mil, que contemplaram serviços como reforma da zeladoria, dos sanitários dos alunos, da cozinha e da despensa, além de execução de piso no estacionamento.
Fonte:http://www.dgabc.com.br/News/5993750/vandalismo-assusta-alunos-em-santo-andre.aspx

Um comentário:

  1. Baixar o Filme - Entre os Muros da Escola - http://mcaf.ee/3me05

    ResponderExcluir