Bônus é uma
palavras frequentemente utilizada para definir uma
vantagem ou uma recompensa. A instituição do Bônus no cotidiano escolar foi uma
verdadeira bizarrice da SEE, que não conseguiu
uma melhora significativa na qualidade de ensino da rede publica. A
criação do bônus parecia ser algo interessante para todos os lados (professores
,alunos e SEE),mas como tudo na vida tem o lado bom e o lado
obscuro os efeitos colaterais deste são
desastrosos.
Nos últimos
anos o mês de março é palco de uma novela estilo dramalhão mexicano ,de um lado
professores desesperados para saber se ganharam ou não na “loteria do bônus” e
a SEE procurando uma "brechinha" para
manipular a interpretação de resultados
e achar alguma melhora no caos dos resultados do Saresp. É impressionante que a
cada ano que passa a SEE consegue distorcer a interpretação dos resultados
e encontra formas variadas para “maquiar”
a realidade, considerando apenas aquilo que é interessante ser divulgado, ou
seja uma melhora insignificante em
alguns itens, desconsiderando o todo e a
mídia jornalística por sua vez escancara
em suas manchetes que a educação está cada vez pior.
Pesquisando
sobre o assunto descobri que ao longo destes anos não mudou muita coisa, pois
os critérios na verdade não são nada transparentes como parecem, mas é alvo de
muitas resoluções e decretos que deveriam regulamentar o processo de
bonificação por resultados, mas na prática a coisa continua muito confusa.
A confusão
sobre os critérios do bônus é tanta que
relacionei aqui a legislação pertinente sobre o assunto ,pois é muito difícil entender
esse verdadeiro “samba do crioulo doido”
: Lei Complementar Nº 1.078/2008
Institui Bonificação por Resultados,
Decreto N° 54.174/2009 Bonificação a servidores
afastados com fundamento na Lei Complementar N° 343/1984, e para o Programa de
Ação de Parceria Educacional Estado-Município Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº
01/2009
definição
dos indicadores globais da SEE e seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 22/2009 definição
dos indicadores específicos da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por
Resultados , Resolução SE Nº 23/2009
Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados, Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009 definição dos indicadores globais da SEE seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 25/2009 o valor de índice de cumprimento de metas, seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 26/2009 fixação das metas para os indicadores específicos das unidades escolares da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados/2009, Decreto Nº 55.545/2010 fixação de percentual para fins de pagamento da Bonificação por Resultados / 2009, Resolução SE Nº 20/2011 Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados.
Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados, Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009 definição dos indicadores globais da SEE seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 25/2009 o valor de índice de cumprimento de metas, seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 26/2009 fixação das metas para os indicadores específicos das unidades escolares da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados/2009, Decreto Nº 55.545/2010 fixação de percentual para fins de pagamento da Bonificação por Resultados / 2009, Resolução SE Nº 20/2011 Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados.
Qual será a porcentagem de professores que receberão o bônus este ano ???
A SEE continua “jogando a culpa da
péssima qualidade de ensino de muitas escolas nas costas dos professores, inventou
o “ provão anual “eliminatório divulgou
amplamente o grande número de professores
nota zero, “atirou no próprio pé”, pois terminou contratando estes professores para
dar aulas, mudando o discurso, ou seja, agora
o provão é apenas classificatório.
Cadê as
mudanças no bônus que forma anunciadas para 2013 ?
Cadê o
plano de carreira para o magistério ?
Cadê a
qualidade de ensino que era meta nos palanques eleitorais???
Como diz o proverbio popular : Não há bônus sem ônus,ou seja só existe dois caminhos o sucesso e o fracasso.
A palavra ônus significa peso, encargo, uma obrigação que um indivíduo possui de difícil cumprimento ,isso é exatamente o que estamos vendo na educação paulista.
O bônus não trouxe nenhum benefício, nem para o professor que
precisa mesmo é de um salário digno para ser respeitado não apenas pelos alunos
mas também pela sociedade, e muito menos para o aluno que não tem somente suas
habilidades e competências “medidas” pelo Saresp, este na realidade passa pelo “funil” da educação pública e do nível
sócio econômico, ou seja muitos são fadados ao fracasso porque frequenta uma escola
estigmatizada como ruim e geralmente
estas estão localizadas nas periferias.
Pois é... não vejo benefício nenhum neste "maldito bônus",pelo contrário instiga a divisão dos
profissionais da educação, basta ler alguns comentários de postagens sobre o bônus neste blog que percebemos
o mal que tem causado pelas escolas afora.
O bônus tem o poder de condenar
escolas ,profissionais da educação e alunos
ao fracasso e consequentemente ao
abandono e isso leva todos os envolvidos ao
desânimo.
Quem quer participar ou trabalhar em uma escola que é caracterizada como “fracassada”?
Nossa! Lembrei de uma ideia
absurda de alguns anos atrás...quem lembra das cores para definir se a escola
atingiu ou não as metas ??? Eu lembro...uma bizarrice da SEE.
É revoltante ler os jornais ou
assistir os telejornais neste período, pois na busca por um culpado sempre sobra para o
professor o ônus do fracasso da educação.
A comunidade não entende
essa “bagunça” de atingir metas e acredita que neste período todos professores
recebem uma fortuna para não fazer “nada”, isso aumenta ainda mais o abismo
entre a sociedade e a escola. Os professores
que recebem alguns “centavos”(casos denunciados aqui neste blog) ficam cada vez
mais desmotivados e muitos abandonam a
carreira.
O bom professor, por mais
que se esforce, não poderá mudar a educação e em uma escola existem bons e maus
profissionais, bons e maus alunos. Se este professor não recebe o bônus por
causa destes certamente cairá no desânimo e certamente será engolido pelo lado
obscuro do Bônus.
A palhaçada continua... Não é publicada a nota no Idesp 2012. Continuamos a mercê da SEE com cara de bobos esperando as migalhas, isso se houver, em alguns casos o ano passado recebemos centavos. E a história continua... A culpa é do... vcs sabem de quem? DO PROFESSOR!!!!!!!!
ResponderExcluirGostaria de esclarecer uma dúvida:
ResponderExcluirfiquei afastada desde set/2009 até ser readaptada em set/2012, pelo que li nas indicações das leis acima, eu teria direito de receber o bônus mesmo afastada??
Não...vc tem que trabalhar um número x de dias que não recordo no momento para ter este direito e vc só trabalhou 4 ameses no ano de 2012.
ExcluirConcordo! Com um bom salário e melhores condições de trabalho a qualidade do ensino irá melhorar concerteza. Valorização profissional é o que precisamos.
ResponderExcluirinfelizmente muitos colegas preferem viver esta novela todo ano...
ExcluirÉ sempre assim... Afffffffff
ResponderExcluirEstimada professora , está muito certa no seus comentários.A política educacional do estado de São Paulo é vergonhosa, indigna e cruel para com seus professores. Condena ao fracasso a maioria dos alunos e a infelicidade todo o corpo docente, à doença da alma e do corpo.
ResponderExcluirA mentira prevalece.