sexta-feira, 22 de março de 2013

O BÔNUS E O ÔNUS DO BÔNUS PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA




Bônus é uma palavras frequentemente utilizada para definir uma vantagem ou uma recompensa. A instituição do Bônus no cotidiano escolar foi uma verdadeira bizarrice da SEE, que não conseguiu  uma melhora significativa na qualidade de ensino da rede publica. A criação do bônus parecia ser algo interessante para todos os lados (professores ,alunos e SEE),mas  como tudo na  vida tem o lado bom e o lado obscuro os efeitos colaterais deste  são desastrosos.
Nos últimos anos o mês de março é palco de uma novela estilo dramalhão mexicano ,de um lado professores desesperados para saber se ganharam ou não na “loteria do bônus” e a SEE  procurando uma "brechinha" para manipular a interpretação de  resultados e achar alguma melhora no caos dos resultados do Saresp. É impressionante que a cada ano que passa a SEE consegue distorcer a interpretação dos resultados e  encontra formas variadas para “maquiar” a realidade, considerando apenas aquilo que é interessante ser divulgado, ou seja  uma melhora insignificante em alguns itens, desconsiderando o todo  e a mídia jornalística  por sua vez escancara em suas manchetes que a educação está cada vez pior.
Pesquisando sobre o assunto descobri que ao longo destes anos não mudou muita coisa, pois os critérios na verdade não são nada transparentes como parecem, mas é alvo de muitas resoluções e decretos que deveriam regulamentar o processo de bonificação por resultados, mas na prática a coisa continua muito confusa.
A confusão sobre os critérios do bônus é  tanta que relacionei aqui a legislação pertinente sobre o assunto ,pois é muito difícil entender esse  verdadeiro “samba do crioulo doido” :  Lei Complementar Nº 1.078/2008 Institui Bonificação por Resultados,
Decreto N° 54.174/2009 Bonificação  a servidores afastados com fundamento na Lei Complementar N° 343/1984, e para o Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009
definição dos indicadores globais da SEE e seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 22/2009 definição dos indicadores específicos da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados , Resolução SE Nº 23/2009
Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados, Resolução Conjunta CC/SF/SEP/SGP Nº 01/2009  definição dos indicadores globais da SEE seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 25/2009  o valor de índice de cumprimento de metas, seus critérios de apuração e avaliação, Resolução SE Nº 26/2009  fixação das metas para os indicadores específicos das unidades escolares da SEE, para fins de pagamento da Bonificação por Resultados/2009, Decreto Nº 55.545/2010  fixação de percentual para fins de pagamento da Bonificação por Resultados / 2009, Resolução SE Nº 20/2011 Estabelece normas relativas à Bonificação por Resultados.
Qual será a porcentagem de professores que receberão o bônus este ano ???
A SEE  continua “jogando a culpa da péssima qualidade de ensino de muitas escolas nas costas dos professores, inventou o “ provão  anual “eliminatório divulgou amplamente o grande número de  professores nota zero, “atirou no próprio pé”, pois terminou contratando estes professores para  dar aulas, mudando o discurso, ou seja, agora  o provão é apenas classificatório.

Cadê as mudanças no bônus que forma anunciadas para 2013 ?
Cadê o plano de carreira para o magistério  ?
Cadê a qualidade de ensino que era meta nos palanques eleitorais???

Como diz o proverbio  popular : Não há bônus sem ônus,ou seja só existe dois caminhos o sucesso e o fracasso.

A palavra ônus significa peso, encargo, uma obrigação que um indivíduo possui de difícil cumprimento ,isso é exatamente o que estamos vendo na educação paulista. 

O bônus não trouxe nenhum benefício, nem para o professor que precisa mesmo é de um salário digno para ser respeitado não apenas pelos alunos mas também pela sociedade, e muito menos para o aluno que não tem somente suas habilidades e competências “medidas” pelo Saresp, este na realidade  passa pelo “funil” da educação pública e do nível sócio econômico, ou seja muitos são fadados ao  fracasso porque frequenta uma escola estigmatizada como ruim  e geralmente estas estão localizadas nas periferias.
Pois é... não  vejo benefício nenhum  neste  "maldito bônus",pelo contrário instiga a divisão dos profissionais da educação, basta ler alguns comentários  de postagens sobre o bônus neste blog que percebemos o mal que tem causado pelas escolas afora.

O bônus tem o poder de condenar escolas ,profissionais da educação e alunos  ao fracasso  e consequentemente ao abandono e isso leva todos os envolvidos ao  desânimo.
 Quem quer participar ou trabalhar  em uma escola que é  caracterizada  como “fracassada”?
Nossa! Lembrei de uma ideia absurda de alguns anos atrás...quem lembra das cores para definir se a escola atingiu ou não as metas ??? Eu lembro...uma bizarrice da SEE.
É revoltante ler os jornais ou assistir os telejornais neste período, pois  na busca por um culpado sempre sobra para o professor o ônus do fracasso da educação.
A comunidade não entende essa “bagunça” de atingir metas e acredita que neste período todos professores recebem uma fortuna para não fazer “nada”, isso aumenta ainda mais o abismo entre a sociedade e a escola.  Os professores que recebem alguns “centavos”(casos denunciados aqui neste blog) ficam cada vez mais  desmotivados e muitos abandonam a carreira.
O bom professor, por mais que se esforce, não poderá mudar a educação e em uma escola existem bons e maus profissionais, bons e maus alunos. Se este professor não recebe o bônus por causa destes certamente cairá no desânimo e certamente será engolido pelo lado obscuro do Bônus. 

Diante de tudo isso que refletimos aqui fica aqui algumas  perguntas :

Será que o bônus deveria ser algo assim tão importante para os profissionais da educação? 

Por que nos acostumamos com as migalhas da SEE  e não lutamos por um salário justo? Condições dignas de trabalho? Um plano de carreira que defina que tipo de meritocracia queremos? 

O que falta para os professores é dignidade ou esse tipo de recompensa injusta ? 

Como melhorar as condições de trabalho para  todos os professores e conquistar uma educação de qualidade?

O que estão fazendo com a nossa categoria profissional?

Até quando vamos nos iludir com este engodo da SEE ?

7 comentários:

  1. A palhaçada continua... Não é publicada a nota no Idesp 2012. Continuamos a mercê da SEE com cara de bobos esperando as migalhas, isso se houver, em alguns casos o ano passado recebemos centavos. E a história continua... A culpa é do... vcs sabem de quem? DO PROFESSOR!!!!!!!!

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  2. Gostaria de esclarecer uma dúvida:
    fiquei afastada desde set/2009 até ser readaptada em set/2012, pelo que li nas indicações das leis acima, eu teria direito de receber o bônus mesmo afastada??

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    1. Não...vc tem que trabalhar um número x de dias que não recordo no momento para ter este direito e vc só trabalhou 4 ameses no ano de 2012.

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  3. Concordo! Com um bom salário e melhores condições de trabalho a qualidade do ensino irá melhorar concerteza. Valorização profissional é o que precisamos.

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    1. infelizmente muitos colegas preferem viver esta novela todo ano...

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  4. Estimada professora , está muito certa no seus comentários.A política educacional do estado de São Paulo é vergonhosa, indigna e cruel para com seus professores. Condena ao fracasso a maioria dos alunos e a infelicidade todo o corpo docente, à doença da alma e do corpo.
    A mentira prevalece.

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