quarta-feira, 30 de junho de 2010

O SARESP 2010 SERÁ EM NOVEMBRO

A Secretaria da Educação de São Paulo já divulgou as datas do SARESP 2010 para que as escolas possam se preparar para as provas que serão nos dias 10 e 11 de novembro.
O SARESP é um Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e está vinculado ao IDESP que mede o Indice de Desesenvolvimento da Educação em São Paulo,apontando as escolas com melhor qualidade  de ensino e  também as piores no "ranking escolar".
É importante lembrar que cada escola recebe uma nota e uma meta a ser atingida no próximo exame e que o planejamento pedagógico deve contemplar esse objetivo/meta.
Teoricamente as escolas que não atingem a meta devem traçar estratégias pedagógicas para superar as dificuldades apresentadas pelos alunos,assim como o Estado que deve investir através de projetos políticos pedagógicos nestas escolas,mas nem sempre isso acontece na prática o que transforma o SARESP em uma divisão de escolas e alunos  fortes,médios e fracos,como funcionava  as escolas do  século passado que faziam essas divisões usando as letras do alfabeto...nossa...de pensar que estudei nesta época me fez sentir um envelhecimento precoce...me "enxerguei"certo ser meio pré histórico na educação...de pensar que só fazem trinta anos que isso aconteceu ...bom mas deu para entender que três decadas se passaram e pouca coisa mudou em relação à divisão de "classes" na educação paulista...hoje estou saudosista,lembrei daquela propaganda de um  shampoo famoso que a moça aparecia nos anos 90 e dizia:lembra da minha voz,continua a mesma...mas os meus cabelos...
e que voz feinha!!!Os cabelos  estavam lindos e impecáveis...
Na educação acontece ao contrário...lembra da voz dos políticos e secretários da educação...as falas eram impecáveis ...qualidade...mudanças profundas...respeito pelos alunos e profissionais da educação...blá...blá...blá..mas a situação caótica da educação  continua a mesma...feinha...feinha...
Antes que me esqueça as notas do Saresp também são usadas na definição do bônus dos professores...isso mesmo,agora os professores também são definidos como bons,médios e fracos...e como os alunos sofrem as consequencias disso na" pele "e  principalmente no bolso.
Voltando ao SARESP a participação na rede estadual é obrigatória a participação de todas as escolas e alunos do ensino regular matriculados no 3º ano (antiga segunda série), 5ºano (antiga quarta série), 7º ano (antiga sexta série)e 9º ano (antiga oitava série)do ensino fundamental.
As 3ª séries do ensino médio também devem participar do exame,pois este tem ampliado a visão dos pontos falhos e problemáticos da educação Paulista como é o  caso do baixo rendimento apresentado no Saresp de matemática,confirmando analises divulgadas pelo Enem nacional.
A participação de redes municipais e particulares no SARESP está crescendo a cada ano e revelando que estas redes também apresentam problemas sérios como foi o caso das Redes Municipais de Santo André e Diadema que apresentaram os menores índices na Região do ABC Paulista."Os alunos do 5º ano das redes municipais de Diadema e Santo André também participaram da avaliação e obtiveram resultados abaixo da média estadual e da rede municipal, em Português: 187,4 e 188,8, respectivamente. Em Matemática, Diadema ficou com 192,6 e Santo André com 193,3."Diário do Grande ABC de  15 de junho de 2010 ).
No SARESP de 2009 participaram 582.778 alunos de 3.226 escolas, em 532 cidades, o que equivale a 82% dos municípios,para a edição de 2010 a  adesão das  escolas municipais e  também das particulares , deve ser feita através do  termo de adesão encontrado no site www.educacao.sp.gov.br até o dia 25 de junho.
Outras  informações:Jornal Agora de 05/06/   http://www.agora.uol.com.br/dicas/ult10107u745861.shtml
Jornal Diário do Grande ABC

2 comentários:

  1. estou preocupada com o saresp inhas notas sao boas mais tenho medo de repetir queria um site prame ajudar a estudar mais pq so os rofessores ajudante nao basta pra mim o saresp é um monstro nunca fiz ele vai ser a primeira vez e estouna 7 ano antiga 6 serie aqui na minha cidade so para 7 ano em diante o saresp estou muito nervosa e nao acho nada pra estudar por favor me respondam
    estou nervosa e preocupada com essa provona minhas amigas tambem e quando fasso prova me preocupo muito com minha nota obrigada por quem me responder espero respostas

    ResponderExcluir