quarta-feira, 30 de junho de 2010

A VERSÃO ENEM 2010 TRAZ MUITAS NOVIDADES

Após o "fiasco" do Enem 2009 a versão 2010 chega com algumas novidades que estão sendo amplamente divulgadas pela mídia jornalistica ,vejamos as informações já divulgadas:
As inscrições para o  "Enem versão 2010" estão abertas até o  dia 9 de julho.
Nesta versão Enem 2010 as inscrições só podem ser feitas via internete  e pelo site do Ministério da Educação que é :http://www.mec.gov.br./
Para os candidatos dos grnades centros urbanos é fácil,mas e o pessoal que mora  em uma cidadezinha como aquelas do Estado do Amazonas que não chega nem sinal de televisão em dia de jogo do Brasil na "copa do mundo" ???? Será que o Ministério da Educação acha que tem internet dando sopa em todos os cantos do Brasil???No papel até pode ser...mas basta investigar a situação da inclusão digital nas escolas  vai descobrir que até nos grandes centros urbanos a coisa está feia...basta visitar a sala de informática de centenas de  escolas da rede estadual de São Paulo que só funcionam no papel ,mas que são amplamente usadas nas propagandas eleitorais de candidatos ao governo ,mas não é só nas escolas estaduais que isso acontece não,tem redes municipais da grande São paulo é a mesma coisa...tem 8 computadores para atender uma sala de 30 alunos e destes só 2 ou 3 funcionam precariamente...conclusão qual é o louco que vai tentar usar a informática como recurso didatico?
Voltando ao ENEM 2010...as novidades não ficam apenas nas inscrições feitas exclusivamente pela internete..tem mais novidades que destacamos aqui...
O uso do CPF do estudante,neste ano   não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade deverá se dirigir a qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para solicitar o documento e no caso dos  menores de 16 anos, é preciso que a solicitação seja feita pelos pais ou  responsável legal.
Algumas novidades são boas...uma delas é que estudantes que cursam o 3º ano em escola pública não pagam o exame que para outros candidatos será  o valor de R$ 35,00(trinta e cinco reais).
 Os demais  candidatos que estiverem fora desta regra e estão também interessados na isenção da taxa poderão fazer o pedido através de uma declaração de carência.
Outra boa noticia é que o ENEM terá dupla função, pois além de ser utilizado para o ingresso no Curso Superior também será utilizado para certificação do Ensino Médio.
A prova do Enem passa a substituir o Encceja que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos .O Encceja passa a ser usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.
O candidato ao certificado de conclusão do Ensino Médio não precisa ter frequentado a escola regular, nem a educação de jovens e adultos,a única condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova,ou seja,até 6 de novembro.
O Governo avisa que a emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação.
Serão mantidas as provas nas unidade prisionais como já ocorreu no passado.
O calendário de provas também já foi divulgado e serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Uma novidade nas provas deste ano é a inclusão da língua estrangeira:Inglês e Espanhol.O Candidato poderá fazer a opção do idioma no ato de inscrição.
No primeiro dia de provas (6 de novembro) serão aplicadas as disciplinas de ciências da natureza e humanas com 45 questões cada uma . No segundo dia ( 7 de novembro) os candidatos farão provas de Matemática e Linguagens com 45 questões cada uma e no final a redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário