domingo, 7 de novembro de 2010


06/11/2010 22h47 - Atualizado em 06/11/2010 22h47

Erros de impressão em provas do Enem preocupam professores

Confusão aumenta estresse de estudantes, segundo educadores.
MEC diz que analisará reclamações caso a caso.


Erros de impressão registrados nas provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, aplicado neste sábado (6), preocuparam professores de cursinhos.
Acostumados a trabalhar com estudantes que sonham com uma vaga nos melhores vestibulares do país, os educadores afirmam que confusões durante a prova atrapalham os jovens e aumentam o estresse.
A prova deste sábado trouxe cartões de respostas com os nomes das áreas trocados, o que levou participantes do exame a preencher a folha com as questões invertidas.
Para o coordenador do cursinho Etapa, Edmilson Motta, erros de impressão são um problema. "Deixa o exame um pouco desacreditado. A lembrança do vazamento do ano passado ainda é presente, mas tem que ter paciência e respeito, porque o exame pode ajudar a educação brasileira. Tem boa qualidade", afirmou Motta.
VEJA TODA A REPORTAGEM ...CLIC MAIS INFORMAÇÕES
O coordenador pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, disse que o problema desestabiliza os estudantes. “O estresse é o maior problema. O MEC diz que não há prejuízo, mas o estudante já se cansou, se estressou e não sabe se a resposta vai valer ou não”, disse.
Segundo Tasinafo, erros desse tipo não poderiam ocorrer. “Eles passam o ano inteiro fazendo uma prova e cometem um erro desses”, afirmou.
O Ministério da Educação admitiu o erro e disse que irá criar uma página no site para aqueles que se sentiram prejudicados poderem reclamar. Segundo o MEC, os problemas serão analisados caso a caso.
Além dos erros, há ainda críticas ao próprio exame, usado para avaliar o ensino médio ao mesmo tempo que seleciona candidatos a vagas em universidades. "Pode-se considerar uma seleção? Seria melhor, sem dúvida, se não houvesse preocupação de avaliar o ensino médio", disse o coordenador geral do cursinho Anglo, Nicolau Marmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário