quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PROGRESSÃO CONTINUADA EM SÃO PAULO ...MUDANÇAS À VISTA !

Após verdadeiras batalhas travadas nos palanques eleitorais de 2010, o Governador Eleito em São Paulo  reconhece a necessidade de  mudanças profundas no sistema de progressão continuada praticado na última década na Rede Estadual que "formava" a a cada ano um grande contingente de alfabetos funcionais e analfabetos eram promovidos automaticamente ao longo dos anos pela força da lei.
O problema de aprovar alunos analfabetos e sem condições para acompanhar a série seguinte só "empurrava o problema com a Barriga"até a bomba estourar na mão de alguém,ou seja,os professores do último ano do ciclo que desesperados entravam em crise gerando uma infinidade de licenças médicas  ,afastamentos e abandono da profissão . Aquelas professoras que suportavam a  pressão, eram simplesmente "bombardeados" pelas ATPS e coordenadoras que também eram pressionadas a "mudar o quadro",como se fosse fácil e possível recuperar crianças com profundas defasagens e variados problemas de aprendizagem em apenas um ano letivo. 
A qualidade de ensino está comprometida e isso é comprovado pelos índices oficiais como Saresp e Idesp,professores e entidades já haviam dado sinal de alerta há muito tempo mas caiu no descaso da Secretaria da Educação.
Neste inicio de novo mandato,parece que o Governador deseja rever a situação da escola pública e "consertar" alguns erros que simplesmente deixaram a educação em "frangalhos" em toda rede estadual,segundo o próprio governador Alckmin   o desafio é avançar na educação básica no estado...espero que o compromisso que assumiu nos palanques seja realmente efetivado,pois a escola agoniza e algo precisa ser feito com muita urgência. 
A primeira mudança parece ser um grande avanço ,pois segundo o novo secretário nesta nova proposta, os professores e demais profissionais da Educação serão finalmente ouvidos“.A segunda mudança proposta pelo o novo secretário , Voorwald  é estudar umo plano de carreira para os  docentes,segundo ele sua preocupação fundamental serão os professores.Vamos aguardar...
Veja  algumas reportagens e artigos sobre o assunto:

SP quer mudar ciclo da progressão continuada



O Estado de S.Paulo
O novo secretário de Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, está fazendo um estudo para mudar a duração dos ciclos do ensino fundamental, informou sua assessoria de imprensa, sem dar mais detalhes. Sugestões de alterações passarão por uma consulta entre a classe do magistério e pela avaliação do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Não há prazo para as mudanças entrarem em vigor. Atualmente, a rede estadual adota o sistema de progressão continuada, segundo o qual os alunos são promovidos de uma série para outra independentemente das notas. Eles podem ficar retidos somente ao término do 5º ano e do 9º ano. 

04/01/2011 13h21 

Progressão continuada de SP vai 


mudar, diz secretário de Educação

'Essa é uma das prioridades da gestão', afirmou Herman Voorwald.
Segundo secretário, estudo de mudança está sendo finalizado.

Fernanda NogueiraDo G1, em São Paulo
O sistema de progressão continuada da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo passará por mudanças, afirmou o novo secretário da pasta, Herman Voorwald, ao G1nesta terça-feira (4). "Sofrerá, sim, alterações no sentido do aprimoramento", disse.

De acordo com o secretário, que é ex-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a proposta está em fase de análise técnica e depois será apresentada ao governador Geraldo Alckmin e aos profissionais da rede de ensino.
A proposta vai ser, inclusive, ouvir a rede no sentido da discussão", disse Voorwald, que ressalta que sua gestão terá uma atenção "muito democrática, de discutir os assuntos de educação com a rede". Ele acrescentou: "Qualquer alteração que venha a ocorrer evidentemente tem que passar por acerto da proposta, para viabilizar que ocorra”.

Segundo o secretário, as mudanças não devem ocorrer neste ano. “Esse ano será muito complexo, porque o ano já começou. Vamos ver as condições de começar logo na sequência”, disse. Mais detalhes serão dados nesta quarta-feira (5), segundo Voorwald, durante evento de transmissão de cargo.
Pelo sistema de progressão continuada o aluno só pode ser reprovado no 5º e no 9º ano do ensino fundamental. O sistema foi implantado em 1997 no estado de São Paulo com o objetivo de garantir o acesso e a permanência dos estudantes na escola, evitando a evasão.

Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” desta terça-feira disse que o modelo mais provável a ser adotado pelo governo será de aumentar de dois para três o número de séries em que aluno pode repetir. 

Segundo a reportagem, o aluno poderá ser reprovado no 3º, 6º e 9º ano.

Voorwald preferiu não confirmar a informação. “O que adiantamos, porque isso faz parte do projeto da atual gestão da secretaria, é o aprimoramento da proposta sempre no sentido de, que é o objetivo nosso na ponta, o aluno ter o melhor aprendizado. Esse é o objetivo fundamental”, disse.
Educação básica
Ao anunciar o nome do novo secretário, em 17 de dezembro, Alckmin afirmou que o desafio é avançar na educação básica no estado. “Nós temos em São Paulo as melhores universidades do Brasil. Qual o grande desafio?
Avançarmos na educação básica, especialmente nos ensinos fundamental e médio. Acho que a universidade pode ser parceira na questão da formação dos professores”, disse o governador na ocasião.

Ao ser anunciado novo secretário, Voorwald disse que sua preocupação fundamental serão os professores. “Não há como fazer um ensino fundamental e médio de qualidade se o quadro não estiver engajado e comprometido.A minha preocupação fundamental são os professores”, afirmou na ocasião. Ele disse que irá trabalhar no estudo do plano de carreira dos docentes. 
Voorwald admitiu que os professores não são bem remunerados, mas disse que precisa conhecer o Orçamento para saber o que pode ser feito.

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