quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O MARKETING POLÍTICO DE DAR AULA NÃO "COLOU" BEM !

A PRINCÍPIO ACHEI MUITO LEGAL ESTA FOTO DO GOVERNADOR DANDO AULA ...MAS ME LEMBREI DE UM TEXTO DO PROFESSOR CELSO ANTUNES DO LIVRO MARINHEIROS E PROFESSORES(LIVRO MARAVILHOSO) SOBRE O TEMA "DAR AULAS" E CAI NA REAL...TRANSCREVO AQUI UM  PEDACINHO E SUGIRO   ESTE LIVRO COMO LEITURA...O TEXTO FALA POR SÍ...DISPENSA QUALQUER COMENTÁRIO...ESSE "MARKETING POLÍTICO"DE DAR AULAS SÓ REFORÇA UMA IDÉIA QUE DESQUALIFICA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO...VEJAMOS
"[...]TODA SOCIEDADE COMPREENDE QUE  O ATO CIRURGICO É PARA O MÉDICO,O ATO ECONÔMICO É PARA O ECONOMISTA,O ATO JURÍDICO PARA O ADVOGADO...
E ASSIM  POR DIANTE.
COMPREENDE,ENFIM,QUE CADA PROFISSÃO SE EXPRESSA PELA EXECUÇÃO DE SUA MISSÃO,ATRAVÉS DO EXERCÍCIO DE UM PERITO ESPECIALISTA NO USO DESSAS HABILIDADES.
SERÁ QUE COMPREENDE MESMO?
INFELIZMENTE COMPREENDE EM PARTE.
O ATO PEDAGÓGICO,O MAIS NOBRE DOS GESTOS DE AMOR,É MINISTRADO POR PROFESSORES,MAS MUITOS CREÊM QUE TAMBÉM   MÉDICOS,ENGENHEIROS,ADVOGADOS,ADMINISTRADORES,SAPATEIROS,
FARMACÊUTICOS,MECÃNICOS,METEREOLOGISTAS E SABE-SE LÁ QUEM MAIS,PODEM "DAR UMA AULA".
AFINAL,BASTA CONHECER UM ASSUNTO E IR LÁ  FALAR SOBRE O MESMO...A SOCIEDADE BRASILEIRA COM RARAS EXCEÇÕES ,AINDA NÃO DESCOBRIU QUE ,SE EXISTEM AULAS QUE NÃO LEVAM NIGUÉM A LUGAR ALGUM,EXISTEM OUTRAS QUE CONSTROEM O SER HUMANO E EXPLORAM TODA INCRÍVEL POTENCIALIDADE DE SUAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS.A VERDADEIRA AULA É UM NOBRE ATO... ATO PEDAGÓGICO...
PROF CELSO ANTUNES  EXTRAIDO DO LIVRO:MARINHEIROS E PROFESSORES"EDITORA VOZES




ABAIXO ALGUMAS PUBLICAÇÕES SOBRE A AULA DO GOVERNADOR:

Alckmin dá aula em SP e promete contratar 25 mil professores
10 de fevereiro de 2011  12h36  atualizado às 14h40

Governador de São Paulo deu aula de Ciências para alunos da 4ª série. Foto: Reinaldo Marques/TerraGovernador de São Paulo deu aula de Ciências para alunos da 4ª série


Foto: Reinaldo Marques/Terra


VAGNER MAGALHÃES

Direto de São Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu a efetivação de 25 mil professores concursados para o próximo ano, na abertura do ano letivo 2011. Segundo ele, esses professores serão chamados ainda no primeiro semestre, passarão por um curso preparatório e serão incluídos no quadro dos efetivos em 2012. 
São Paulo tem hoje cerca de 210 mil professores, com pelo menos 100 mil temporários. Desses, 80 mil tem estabilidade, segundo a Secretaria de Educação.

Para marcar o início do ano letivo, Alckmin lecionou uma aula de Ciências para alunos da 4ª série do ensino fundamental, na manhã desta quinta-feira. Ele ensinou para as crianças noções básicas sobre o corpo humano, passando pelos sistemas circulatório, respiratório, locomotor e nervoso.
O governador, que também é médico, interagiu com os alunos e, de posse de um estetoscópio, permitiu que alguns deles ouvissem as batidas de seu coração e que eles utilizassem o aparelho entre si. Alckmin ainda mediu a pressão arterial de uma aluna.
A aula, que durou 45 minutos, ocorreu na Escola Estadual Henrique Dumont Villares, no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista.
 Ao final, ele posou para fotos com os alunos e professores e visitou rapidamente todas as salas de aula.
Os alunos participaram da aula, mas se distraíram com a presença de fotógrafos e cinegrafistas. A maior ansiedade era em relação à possibilidade de aparecer na televisão.
A aluna Emily Santos, aprovou a aula de Alckmin. "Ele foi bonzinho com a gente", afirmou.

EU TENHO ÉTICA1
FONTE:http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4939419-EI8266,00-Alckmin+da+aula+em+SP+e+promete+contratar+mil+professores.html#tarticle


Alckmin vai contratar 25 mil professores para 2012

10 de fevereiro de 2011 | 14h 49GUSTAVO URIBE - Agência Estado
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou hoje que autorizou a contratação de 25 mil novos professores para a rede estadual de ensino. De acordo com ele, os profissionais serão convocados no primeiro semestre deste ano e passarão a atuar nas salas de aula em 2012. "Esses 25 mil serão concursados e efetivados, ou seja, serão chamados agora e farão um curso".
O Estado de São Paulo conta atualmente com 110 mil docentes efetivos e 100 mil temporários, sendo 78 mil estáveis. O governador garantiu que atualmente sobram vagas nas escolas estaduais e disse que pediu à Secretaria de Educação que estude a oferta de mais vagas em locais onde a procura é maior. "Nós temos mais vagas que alunos; nós temos mais de 100% de vagas", ressaltou.
Alckmin ministrou aula, na manhã de hoje, para alunos da 4ª série da Escola Estadual Henrique Dumont Villares, no bairro de Jaguaré, na zona oeste da capital paulista. O evento marcou o início do ano letivo de 2011 na rede estadual de ensino, cujas aulas começaram hoje.
A uma sala de 25 alunos, de faixa etária entre nove e 10 anos, o governador ensinou noções de anatomia humana, com explicações sobre os sistemas circulatório, respiratório, digestivo, nervoso e locomotor.
 O "professor" levou um estetoscópio para que os estudantes ouvissem a batida do seu coração e tirou a pressão de alguns alunos. "Escutou? Está batendo forte, é que estou meio nervoso", disse, em referência ao seu batimento cardíaco.
Em menos de dois meses de mandato, essa é a terceira aula ministrada pelo governador, que tem experiência no magistério. Alckmin já lecionou química orgânica num cursinho e medicina e comércio exterior na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). As câmaras dos jornalistas tiraram a atenção dos alunos que, após dez minutos de aula, já estavam dispersos. Diante do ruído, o governador, em carregado tom professoral, iniciou uma série de brincadeiras, para atrair a atenção dos estudantes para a aula. "A pressão está boa, acho que ela está apaixonada", disse a uma aluna, após medir a pressão da menina.
Ao explicar que o sistema locomotor é formado por ossos, ressaltando que eles são duros, o governador recebeu uma resposta irônica de uma estudante. "É claro, se fossem moles, a gente caía". 
No final da aula, os estudantes cumprimentaram Alckmin e tiraram uma foto ao seu lado. A mais falante da classe, a estudante Emily Santos, de nove anos, aprovou o desempenho do governador. "Ele foi muito bonzinho. Eu aprendi bastante".
EU TENHO ÉTICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário