segunda-feira, 28 de março de 2011

É NECESSÁRIO COERÊNCIA PARA MUDAR...

Durante os últimos meses, este blog foi palco de desabafos de muitos professores e funcionário da educação revoltados com a situação das escolas e as péssimas condições de trabalho impostas nos últimos governos,infelizmente a grande maioria dos comentários foram confusos,outros superficiais e poucos coerentes.
O que me decepcionou muito é que postei muitos temas polêmicos e importantes para a educação e poucos ou nenhum receberam comentários de professores comprometidos com a educação,mas lamentavelmente recebi uma verdadeira enxurrada de comentários sobre o bônus cerca de 386...uns contra...uns favoráveis...alguns confusos...e muitos palavrões...por isso, resolve refletir um pouco sobre a importância da coerência, corro o risco de receber poucos ou nenhum comentário e até mesmo alguns xingamentos...mas, vou postar assim mesmo...pois ,sou coerente na proposta do blog....
É importante, destacar aqui que quando considero o comentário coerente não significa que o texto seja escrito com perfeição,embora creio ser necessário observar bem a ortografia e  não utilizar um " linguajar xulo" ,afinal de contas somos trabalhadores da educação.
Escrever com coerência  um comentário sobre um assunto tão sério como é a educação em São Paulo, é complicado, porque nos exige uma constante vigilância contra nossa vontade de “chutar o pau da barraca”,mas é importante lembrar tudo o que somos e fazemos e procurar não cair no descrédito do povo e nem na mediocridade do marketing do governo de que somos incapazes.
Precisamos perceber o que somos neste momento...Com bônus ou sem bônus, que tipo de profissional  nos tornamos? Vivemos para garantir essa esmola de bônus ou somos educadores e sujeitos no processo educacional?
Com bônus ou sem bônus procuramos melhorar como profissionais ou já desistimos? Em que áreas continuamos evoluindo e em quais já não o fazemos? Com bônus ou sem bônus ,onde somos capazes e incapazes?Se incapazes em algum ponto, é possivel rever e procurar mudar na medida em que nos for possível?
Não podemos esquecer que a coerência é fundamental para o nosso crescimento como pessoas e como profissionais,afinal somos nós que  conhecemos as mazelas do ensino público paulista e sabemos que não é um bônus anual que vai mudar isso...Como profissionais da educação podemos escolher viver de aparências e bônus ou viver coerentemente... ambos caminhos  têm ganhos e perdas...podemos simplesmente comemorar a esmola do bônus movidos por marketing da SEE Paulista ou continuar nossa luta diária por salários dignos e respeito profissional, e não podemos esquecer que essa luta não é travada em sindicato nenhum, mas na sala de aula junto a comunidade escolar.
A construção do respeito pelos trabalhadores da educação através da  coerência é mais trabalhosa, silenciosa e pouco glamorosa..não é subindo em palanques e nem em carros de som para aparecer ...ora...bem sabemos do histórico de nosso sindicatos que aparecer traz muitas vantagens...só que são vantagens individuais e não da categoria.
Enfim para concluir:Somos coerentes quando deixamos que nosso trabalho na educação falem por si mesmos, e não se submentem a índices que estão longe da realidade do ato de ensinar,pois mascaram os progerssos individuais de cada aluno...nossos alunos não são “gados marcados” com o ferro do idesp ,são indivíduos e sujeitos de um processo e não peças de um  esquema de marketing político.
Profissional da educação...  com bônus ou sem bônus não esqueça que você pode fazer a diferença ou simplesmente desistir e sair da área,mas se você assim como eu acredita que tem algo importante para contribuir socialmente e fazer a diferença, não esqueça que  muitos o perceberão e a educação ao seu redor poderá sofrer algumas mudanças necessárias, é óbvio que  num ritmo menor, mas com resultados  consistentes...inclusive... podemos aprender e  ensinar nossos alunos a votar...

“Contribuiremos mais para a educação se mostrarmos coerência crescente entre o que pensamos, o que ensinamos e o que fazemos.” josé manuel moran

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