NA ÚLTIMA DÉCADA A SEE DE SÃO PAULO INVESTIU E MUITO NOS INDICES PRODUZIDOS PELO IDESP E SARESP E ESQUECEU DE INVESTIR NA DIGNIDADE DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO,O RESULTADO ESTÁ AI...UM VERDADEIRO "NU" DO CAOS QUE SE ENCONTRA A EDUCAÇÃO PAULISTA.
NOS ÚLTIMOS ANOS, A CULPA PELOS RESULTADOS PÍFIOS DA PÉSSIMA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PAULISTA, FOI APONTADA PARA OS PROFESSORES...A PROFISSÃO FOI LANÇADA NA LAMA E ATÉ MESMO NAS ESCOLAS OS PROFESSORES FRACASSADOS FORAM RECHAÇADOS PELOS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO...GESTORES ESCULHAMBARAM...SUPERVISORES DESTROÇARAM A AUTO ESTIMA JÁ BAIXA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS QUE APRESENTARAM ÍNDICES INSUFICIENTES...JÁ VIVENCIEI ESTA TRISTE REALIDADE,SEI O QUANTO DÓI ...
A MEU VER, O BÔNUS ESTÁ LONGE DE SER UMA PREMIAÇÃO COERENTE COM OS PROPÓSITOS EDUCACIONAIS E PASSA A SER UM ELEMENTO DE DIVISÃO,ISSO MESMO,VEIO PRA DIVIDIR AINDA MAIS AS CATEGORIAS DE FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO QUE SE "DEGLADIAM" PARA ACHAR O CULPADO DO FRACASSO NO IDESP E NESTE MOMENTO NÃO SE PENSA QUE A EDUCAÇÃO SE DÁ ATRAVÉS DE UM TRABALHO EM EQUIPE...NA HORA DO BÔNUS É CADA UM POR SÍ...
NESTE PERÍODO DO ANO LETIVO,TAMBÉM PERCEBI A REVOLTA DE MUITOS PROFESSORES CONTRA OS ALUNOS E MUITOS INOCENTES "PAGARAM O PATO"...É OBVIO QUE MUITOS ALUNOS REVOLTADOS POR N MOTIVOS BOICOTAM O SARESP...A FALTA DE COMPROMISSO DOS ALUNOS É EVIDENTE,TEM MUITOS ALUNOS QUE NÃO QUEREM FAZER PARTE DESTE CIRCO CHAMADO SARESP...MAS INFELIZMENTE A MAIORIA QUER MESMO "VINGANÇA" E FAZEM A PROVA DE QUALQUER JEITO...EU SEI QUE TEMOS PROFESSORES E PROFESSORES E QUE ALGUNS NÃO MERECEM NEM MESMO O SALÁRIO MÍNIMO...MAS ALTERAR PROPOSITADAMENTE OS RESULTADOS "CHUTANDO" NAS PROVAS É MUITO COMPLICADO...E ESSE ATO TEM UM EFEITO BOOMERANG...OU SEJA VAI E VOLTA...
O ALUNO QUE NÃO TEM COMPROMISSO NO SARESP PORQUE ESTE NÃO CONTA COMO AVALIAÇÃO E NÃO VAI APARECER NO BOLETIM...ESTA PREJUDICANDO O PROFESSOR...A ESCOLA...O ESTADO E O PAIS...O PROFESSOR NÃO RECEBE O BÔNUS...A ESCOLA É DESMORALIZADA NA COMUNIDADE...O ESTADO PASSA A GASTAR MAIS VERBAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DEIXANDO A EDUCAÇÃO PUBLICA MAIS CARA E O PAÍS CAI NO DESCRÉDITO MUNDIAL POIS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE RIMA COM INVESTIMENTOS, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONSEQUENTEMENTE MERCADO DE TRABALHO...
NA LITERATURA INFANTIL...QUANDO O REI TIRANO E VAIDOSO VAI ÀS RUAS PARA EXIBIR SEU PODER,TODOS ENXERGAM QUE ESTÁ TOTALMENTE NÚ,OSTENTANDO APENAS A COROA NA CABEÇA...A MULTIDÃO SE CALA...FINGE NÃO VER A REALIDADE...FINGE NÃO VER O NÚ DO REI...ATÉ QUE UM GAROTO RESOLVE EXPRESSAR O QUE ESTÁ VENDO E GRITA: O REI ESTÁ NÚ!!!
INTEIRAMENTE NÚ!
ATÉ QUANDO FICAREMOS CALADOS?
ATÉ QUANDO O BÔNUS VAI CALAR O NÚ DA EDUCAÇÃO PAULISTA?
CERTOS OU NÃO AINDA EXISTEM ALGUNS "GAROTOS" QUE SE NEGAM A DAR O BÔNUS PARA SEUS PROFESSORES E FAZEM DAS PROVAS SEU GRITO : "O REI ESTÁ NU"...ESSA REBELDIA REVELA O QUE TODA SOCIEDADE ESTA VENDO, MAS SE NEGA A DENUNCIAR...O NÚ DA EDUCAÇÃO PAULISTA!
FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO E PROFESSORES,SÓ NOS RESTA,TENTAR UMA TAREFA HERCULE QUE É SALVAR A EDUCAÇÃO PUBLICA.TEMOS QUE NOS UNIR,REVERTER O MAL QUE FOI FEITO PELO EFEITO INCENDIÁRIO DO"BONUS" DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO ,FAZER UMA ESPÉCIE DE RESCALDO E BUSCAR RESGATAR A DIGNIDADE PROFISSIONAL E CUIDAR PARA REVERTER OS DANOS NA EDUCAÇÃO PAULISTA.
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress |
Cai nota de alunos no provão da rede estadual
Folha de S.Paulo
Caíram as notas dos alunos que terminam o ensino fundamental e médio da rede estadual, no ano passado. Já a média dos mais novos do fundamental melhorou.
O panorama foi constatado no exame do governo estadual chamado Saresp, que avalia estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º do médio, em português e matemática.
Os números devem ser divulgados hoje.
A Secretaria de Estado da Educação entende que, além de problemas com qualidade de ensino, falta interesse dos alunos mais velhos no exame. Por isso, pretende que a prova passe a valer no vestibular.
Hoje, o Saresp é aplicado para mensurar a aprendizagem dos estudantes e é o principal fator considerado para definir quais professores receberão bônus.
Em geral, profissional de escola onde houve redução de média não ganha a gratificação.
No exame do ano anterior, o ensino fundamental inteiro havia melhorado (ainda que com menor intensidade no 9º ano), e o médio, piorado.
À época, o secretário da Educação do então governo José Serra (PSDB), Paulo Renato Souza, avaliou que haverá uma "onda" de melhora no sistema à medida que os estudantes do 5º ano (antiga 4ª série) avancem.
Ainda não houve tempo para esses alunos chegarem ao patamar seguinte considerado no exame (9º ano). A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) deve comentar os novos resultados apenas hoje.
Vestibular
Segundo a reportagem apurou, o governo conta com duas medidas para melhorar as notas dos alunos nos próximos anos.
A primeira é a implementação de provas bimestrais em todo o ensino básico. Hoje, não há uma sistematização nas avaliações.
A segunda medida é uma tentativa de aumentar a motivação dos alunos para resolver o Saresp. Para o governo, os mais velhos têm pouco interesse na prova pois estão deixando a escola.
Para reverter o quadro, a Educação articula com USP, Unesp e Unicamp a utilização da nota do Saresp como parte de seus vestibulares --como acontece com o Enem.
A intenção é que os alunos do 9º ano do fundamental usem o Saresp como parte do vestibulinho das Etecs (escolas técnicas estaduais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário