sexta-feira, 30 de março de 2012

Bônus: uma faca de dois gumes






Todo ano é a mesma coisa,chega o mês de março e o suspense é tremendo,uma rede inteira de profissionais da educação aguardam ansiosamente pelo resultado do “sorteio” do Bônus mérito para as escolas que atingiram o índice proposto pelo governo estadual através do IDESP,
Como toda novela o final da "novela do bônus" deixou alguns satisfeitos , muitos contrariados e o verdadeiro vilão da história se deu bem na mídia  .
Hoje mais uma vez encontrei colegas eufóricos ,pois atingiram a meta e  receberam bônus,muitos desolados porque viram todo  esforço de um ano letivo  indo pelo ralo da  escola... não receberam nada,alguns frustrados porque mais uma vez atingiu parte da meta mas não levou,pois recebeu uma "mixaria",enfim o bônus mais uma vez vai trazer a discórdia e a frustração para a educação paulista.

Desde que ocorreu a instituição do bônus na rede estadual,percebo que o desânimo e a revolta dos profissionais da educação aumenta a cada ano...hoje ouvi de uma das poucas colegas que ainda tem um compromisso sério com a educação que está muito cansada e conta os dias dos próximos 3 anos porque pretende se aposentar...que pena...uma grande profissional que poderia continuar por mais uma década fazendo a diferença...tirou água de pedra na sua classe e zero de bônus pois a escola “quase” alcançou a meta,,,mas não foi desta vez...eu também não recebi,mas já esperava isso. pois tirei uma licença médica o ano passado...dei o azar de ficar doente... não recebi nada... outros 100 mil colegas  estão  sem bônus porque apesar de trabalharem na periferia  em condições bem precárias, concorrem  em pé de igualdade com os colegas privilegiados das escolas de elite e centralizadas.
Tenho  quarenta e poucos anos, vinte e outros  no magistério e não consigo entender qual é o objetivo do governo,as vezes penso que querem acabar de vez com o profissional da educação...esse bônus não trouxe nenhum benefício para a escola publica,é uma faca de dois gumes,alegam premiar o bom profissional, mas  na realidade cria um clima de revolta e discórdia nas escolas,pois uns jogam a culpa em outros pelo fracasso no Saresp,esquecem que milagre ninguém faz e o verdadeiro culpado é o governo que aumenta ainda mais o abismo de desigualdade  nas escolas.
Para finalizar, não posso esquecer de questionar aqui o que o governo fez para melhorar a situação destas escolas que não atingiram as metas nos anos anteriores, simplesmente nada...apenas colocaram  alguns profissionais das diretoriais de ensino  para pressionar os professores destas escolas e arrancar o couro da coordenadora pedagógica...é...isso é a educação em São Paulo.
Qualidade...pra que???? O filhos e netos  dos nossos governantes e políticos não estudam em escola pública ou na periferia.

27 comentários:

  1. MINHA ESPOSA DA AULA EM UMA ESCOLA CLASSIFICADA COM PADRÃO, MUITO BOA, OS ALUNOS VÃO BEM NA PROVA DO SARESP, ELA QUASE NÃO FALTA, E ADIVINHA QUAL FOI O BÔNUS DELA, NADA SIMPLESMENTE NADA, PARABÉNS GOVERNADOR FALOU BONITO NA ENTREVISTA APENAS FALTOU CUMPRIR.

    ResponderExcluir
  2. Nao recebi nenhum centavo, quero que a educaçao exploda.......

    ResponderExcluir
  3. o bonus e uma eganação

    ResponderExcluir
  4. Você disse tudo com relação a esse tal bônus. Eu nunca contei com ele, e nem pretendo contar nunca, pq de fato é uma decepção o sistema educacional do estado. Mas um dia isso acaba e a profissão será instinta, pq todos irão procurar por um trabalho onde tenha condições dignas de saúde, remuneração e muitas outras coisas que só nós que estamos navegando no mesmo barco é que sabemos. O GATINHO "MASCOTE", AMEI!, MUITO FÔFO!.
    E é isso, a Luta continua companheira!. Um mega abraço,
    Profa. Marcia_São Vicente/SP

    ResponderExcluir
  5. Parabéns , professora...o que vc postou aqui é exatamente tudo o que eu penso !!!! É uma mistura de desânimo, frustração...é sentir-se de mãos amarradas, não sabemos mais o que fazer , pois toda a nossa dedicação, como ano, é jogada no lixo ( não reciclável ) !!! Mais uma vez parabéns !!

    ResponderExcluir
  6. Texto verdadeiro; dou aula na periferia, onde alunos rasgam um livro de Conan Doyle recém ganho do Estado para fazerem guerra de bolinha. Faltei 5 dias no ano passado e não recebi bônus algum. Se eu fosse político receberia muito mais , mesmo sem mérito.
    Que tristeza.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,acabo de chegar do trabalho,sou professora eventual a um ano e como essa informação é nova,nem sabia que professores ganhavam bonus pela prova aplicada anualmente.
    hoje a tarde os professores estavam numa alegria só, pq uns receberam 5 mil,outros 4,3 e uma cordenadora 8 mil reais,fiquei besta de saber,pois a minha escola é mantida somente por eventuais,os professores faltam demais e ano passado eu e outras colegas eventuais que aplicamos a prova para ensino fundamental e médio,conclusão: professores eventuais não ganham nada, enquanto professores ficam discutindo quem ganhou mais que o outro! só de pensar que professores ganham por aquilo que os eventuais trabalharam me sinto desfavorecida. sei que essa profissão está deixando muito a desejar,pois os professores hoje la na escola ja estavam querendo sair na hora do intervalo para comemorar e nem estavm preocupados se os alunos iam ter aula ou não,vejo o descaso dos profissionais e nós que estamos começando uma carreira e temos vontade de trabalhar estamos sendo excluidos,é uma pena q hava essa desvalorização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só está com vontade de trabalhar porque está no início de carreira, como você mesmo falou. Logo logo cai a ficha!

      Excluir
  8. Definitivamente ,mais uma vez o que o nosso governador conseguiu foi frustar os profissionais que dedicaram-se um ano inteiro para nada....Não falo nem pela questão do dinheiro, lógico que precisa todo mundo precisa,mas o que me revolta é a fala que ele (governador) utiliza fazendo uma política de ideologia,mentirosa, sínica e que só mostra o desprezo que a educação apresenta para esse governo PSDB,me revolta essa situação ,sou um Professor assíduo ,atualmente trabalhando como Professor Mediador, me dedico ao máximo para ser um bom profissional e hoje ao verificar o minha conta me deparei com 00000000000000000000000 na minha conta.

    ResponderExcluir
  9. Sou professor efetivo da rede e tenho a falta de vergonha na cara de afirmar que no ano de 2011 estivo presente em todos os dias letivos em minha escola, isso mesmo, não tive nenhuma falta e ainda tem mais, fui muito aplicado em ensinar minha matéria aos alunos fazendo completamente o que o ditado diz,"tirar leite de pedra" porém tive a grande descepção de saber que minha escola não recebeu bônus, mesmo sendo de periferia, isso é um depoimento real de um idiota que acreditou no governo.

    ResponderExcluir
  10. o governo esta fazendo o que sempre fez desunindo esta categoria profissional, onde ja se viu dependermos de "sorte" para nos consideramos ou nao profissionais eficientes e com compromisso pela educação , o sucateamente ao qual nos deparamos TOOOODDDDDOOOOOSSSSSSSSSSSS os dias e esta valorização drastica, que ninguem sabe quais os parametros envolvidos. Em minha escola o ano retrasado 2009 tinhamos alunos em geral comprometidos com os estudos, saresp zero, já em 2010 as turmas selecionadas deixavam a desejar, saresp atingido (como, porque????) ninguem soube responder, milagre, sorte, governo incompetente, ou simplesmente indiferente ????, ano de 2011 turmas medianas bem melhores que a de 2010 trabalhos diferenciados, projetos descentralizados, passeios, simulados e pasme 93,00 reais de bonus.

    ResponderExcluir
  11. Minha decepção foi ainda maior, em nossa escola da periferia de Guarulhos trabalhamos duro o ano inteiro, tínhamos 7 salas no 9º ano e os alunos se esforçaram muito apesar das dificuldades cotidianas que enfrentam. Quando saiu o resultado (baixíssimo) todos ficaram desolados. Este índice só serve para humilhar nossa categoria e desestimular os educadores e alunos que se empenham. Alguns professores que estavam afastados receberam muito, pois pouco iam mas tinham aula em outras escolas que atingiram. Os que estavam alí no dia a dia, como eu, receberam em média R$ 64,00! No nosso caso, não foi por falta de mérito, foi uma grande injustiça.O Governo precisa mudar o critério desta avaliação urgentemente.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Entrei no Estado (Como "O" - Otário!!)no inicio de junho. Trabalho numa escola de periferia. Entrei como substituto da professora que estava de licença (inicio em março) e ela voltou em meados de novembro.
    Ralei, mas ralei muito com as turmas dela!Dei reforço, atividade extra-classe,visitas... E ontem, ouço da mesma professora: "Nossa, nunca ganhei tanto dinheiro (R$3700,00 - eles adoram arrotar a quantia..) sem ter feito nada".
    E Eu, que ralei pra caramba.. Absolutamente nada! Senti-me péssimo! Como se tivesse recebido uma pancada no peito!

    ResponderExcluir
  13. Eu estou na estatística dos professores que receberam bônus, 250 reais. Com certeza gastei mais do que isso em livros, xerox e outros materias para enriquecer minhas aulas. Esse governo é muito esperto, faz os professores de ... , todos abaixam a cabeça e aceitam, tanto que essa greve nacional deu em nada. Ou levantamos a cabeça para agir ou seremos ... para sempre. E ainda, eles estão rindo de nós, pode crer !

    ResponderExcluir
  14. É pra isso que serve o bônus, deixar uns satisfeito, gastando menos, com isso dividindo a categoria. Enquanto o governo tiver apenas um grupo insatisfeito, está ótimo.
    Onde fica essa Escola que os professores receberam tanto?
    Eles receberam no ano passado? Pelo que sei quem recebe um ano, no outro não recebe.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite,é lamentavél que professores recebam bonus pela prova aplicada, ou seja, aplicada pelos professores tapa buraco infelizmente é assim que somos considerados , fico indignada com este governo que desvaloriza o professor eventual que tanto faz pela educação,enquanto outros so aparecem na escola para receberem este tal de bonus e depois desaparecem!

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria de definir como estou me sentido, eu sou mais uma que não recebi o bônus, olhando para o mascote, quando ele abaixa a cabeça, parece bem desolado, acho que estou assim e um pouco mais, foi triste encontrar os meus colegas sexta feira, a escola estava triste muito triste, ficou no ar o desânimo, a injustiça. O que isso vai beneficiar a escola e a educação? A regra é clara, não atingiu a meta, não recebe, mas o processo é muito mais complexo, tornando essa regra injusta. Outro dia alguém disse,"Se você não recebeu o bônus, pode ter certeza, esse dia vai chegar".
    Uma coisa eu tenho certeza, não é dessa forma que o governo vai melhorar a educação. Se todos os professores tivessem recebido o bônus, o clima seria bem diferente e se o nosso salário fosse justo, tudo seria diferente, não precisava essa ansiedade desvairada, o bônus deveria sim fazer parte do nosso salário! MARTA
    Hoje eu perdi muito mais que o Bônus. Em algumas escolas terão faixas de Parabéns e nas escolas que não conseguiram, qual deveria ser a faixa? DECEPÇÃO?

    ResponderExcluir
  17. O BÔNUS tem que desaparecer, pois é mais ÔNUS do que bonus. Fiquei muito triste por não conseguir pagar algumas dívidas, recebi 92 reais, e muitos colegas da minha escola nada receberam. Encontrei um professor que me disse que tinha recebido pouco, só 2 mil e pouquinho.
    Só falta pregar a gente na cruz! POis a gente apanha demais!

    ResponderExcluir
  18. BOA NOITE, NA MINHA VISAO QUEM CONTA COM O DINHEIRO DO BONUS E TUDO UNS IDIOTAS, CONTAR COM ESSE DINHEIRO É O MESMO DE ACREDITAR NO GOVERNO, BANDO DE BURRO MESMO, AO INVES DE NOS UNIRMOS E FAZERMOS UMA MEGA GREVE FICAM AI, VI VARIOS DIZENDO A GANHEI 3.000, OUTRO A GANHEI 5.100 BANDO DE CRETINOS APROVEITADORES MALDITO TRABALHADORES QUE SUJAM A PROFISSAO TAO NOBRE QUE A MINHA(QUANDO DIGO MINHA QUERO DIZER QUE SOU PROFESSOR POR QUE QUERO NAO PQ CAI DE PARA QUEDAS COM A GRANDE MAIORIA QUE ESTAO NA EDUCACAO), NUNCA CONTEI COM O BONUS, SE RECEBER BLZ SENAO DANE-SE EU QUE NAO FACA OUTRA COISA PARA TER MAIS DINHEIRO, QUE FIQUE SO PERDENDO A PACIENCIA E ME ILUDINDO COM A EDUCACAO QUE TANTO AMO.

    ResponderExcluir
  19. Meus amigos, eu, com dois cargos na mesma escola, tive 10 faltas nos dois, sendo que 4 delas foi porque fui em reunião do CPP e as demais foram TRE que vinha "guardando"... recebi 930,00 nos dois cargos... decepção, tristeza, frustração... estou sem vontade de dar aula, sem ânimo para ir para a escola...

    ResponderExcluir
  20. poxa cade meus comentarios que nunca vcs publicam a maior sacanagem deste site, se liguem coloquem meus comentarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns comentários chegam como span por isso não são publicados...

      Excluir
  21. O professor necessita de salário digno, não de bônus.Perguntem a quem vai o bônus mais alto,ao pessoal administrativo. Em se tratando de bônus para os professores, o que tem a ver o pessoal de diretorias de ensino para receber valores que variam entre 15 e 25 mil reais? Sacanagem!!!

    ResponderExcluir
  22. Sobre salário, bônus e valorização do professor, digo o seguinte: Estou em vias de me aposentar, portanto, velha demais para mudar de profissão. Apenas digo aos meus alunos, escolham a profissão que quiserem, mas por favor, não sejam professores!

    ResponderExcluir
  23. Pessoal sou professor categoria O pois é assim que somos generalizados " Por categorias" e ainda estamos em um suspense desse maldito bônus! Porém existe um boato que já se sabe as notas ! Vamos mesmo esperar !

    ResponderExcluir
  24. Esse governo não tem critério algum pra bonificar ninguém , principalmente uma classe onde ele não valoriza e nunca valorizou , eu quero um salário digno , quero o meu direito de assistencia médica , férias e td aquilo que todo trabalhador tem segundo a leis trabalhista e o nosso governador toma vergonha na cara porque desse jeito quem vai dar aula será a sua mãe desse jeito .

    ResponderExcluir
  25. Alunos se drogando,rasgando livros e cadernos ,pondo fogo na escola, soltando bombas ,quebrando carteiras,não respeitando ninguem .Professores se entupindo de remédios tarja preta ,trabalhando os três períodos para ganhar um pouco a mais e nós segundo os governantes somos os culpados pela escola não atingir as metas.

    ResponderExcluir