quinta-feira, 8 de março de 2012

A Revolução das Mulheres foi à principal Revolução do Século XX !


Estou publicando  este texto que recebi no Facebook,não sei quem é o autor...recebi do prof. Mateus Prado  de Mauá,gostei muito e estou compartilhando...


Dia Internacional das Mulheres

Eric Hobsbawm, certamente o maior historiador vivo, ao escrever sobre as revoluções faz uma afirmação que nos enche de alegria e esperança. Segundo o historiador a Revolução das Mulheres foi à principal Revolução do Século XX e já está em ponto tal que não é mais possível retroceder. 
Já penetrou tão profundamente na sociedade que não é mais possível parar.
Esta revolução nos dá alegria porque graças à luta das mulheres, aprendemos que elas não comportam só a dimensão de ternura, vitalidade, profundidade, interioridade, doação, cuidado. Mas também a da luta, do suor, da insistência, da esperança e da vontade de fazer um mundo melhor (e têm feito).
Na mulher se expressa a fonte da força e ternura divina e pudemos buscar e encontrar uma face feminina do Deus vivo. 
A importância e o valor da mulher é tamanho que não podemos mais nos prender a definições conceituais e sociais reducionistas sobre a mulher ou sobre o feminino, pois nenhuma delas é capaz de fazer justiça à riqueza e diversidade do que é ser mulher, fonte inesgotável do mistério humano e cujas origens se perde para dentro do mistério do próprio Deus.
Infelizmente, a Revolução das Mulheres ainda não foi total e não foi entendida por todos, ainda temos muito o que caminhar para que as Mulheres de todo mundo tenham seus direitos respeitados em plenitude. E casos não faltam para ilustrar. Mas temos mais que certeza de que uma revo
lução que seja capaz de criar um mundo novo mais justo e humano, certamente, só poderá ser feita com as mãos das mulheres.
Hoje, mais do que um dia para comemorar - sim temos que comemorar pois a vida e a vitória das mulheres deve ser comemorada todos os dias -, é um dia para refletir sobre as injustiças que ainda são cometidas contra as mulheres nessa sociedade, que conserva traços patriarcais nefastos e que trata as mulheres como objetos e as vende em um mercado imundo. É um dia para lutarmos contra todas as injustiças sociais, econômicas e culturais q
ue cometemos contra as mulheres. É um dia para assumirmos nossa parceria: uma sociedade sem machismo e sexismo não é responsabilidade só das mulheres, mas de todos/as nós. Se não é possível retroceder na revolução, certamente é possível avançar.
Certamente, o melhor presente que podemos dar nesta importante data não são flores nem chocolates, mas sim o nosso compromisso de rever nossas ações machistas e somar forças sinceras com elas, as quais devemos ter como exemplo, como inspiração, como companheiras.

Feliz Dia Internacional das Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário