sexta-feira, 15 de março de 2013


Um ano após resultado do Saresp 2011, alunos ainda aguardam premiação

Suellen Smosinski
Do UOL, em São Paulo



Após um ano da divulgação dos resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2011, os alunos que fizeram o exame e, por bom desempenho, foram premiados com notebooks, ainda não receberam os equipamentos. Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a distribuição de cerca de 12 mil notebooks aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual será feita até o fim deste ano.
Em julho de 2012, quando questionada pela reportagem doUOLa Secretaria de Educação informou que a premiação aconteceria "em breve". Agora, a pasta afirmou que "antes da entrega das máquinas foi necessário atualizar dispositivos legais que regem as premiações em geral para estudantes, professores e servidores da rede estadual de ensino".
Para regulamentar a entrega de prêmios, foi criada a lei nº 14.923, de 28 de dezembro de 2012. A lei entrou em vigor mais de um ano depois da realização das provas do Saresp 2011, época em que a premiação já havia sido anunciada.
A secretaria informou que a aquisição dos notebooks já foi iniciada, mas a logística das entregas será mantida em sigilo "até para a proteção e segurança dos ganhadores".

Premiação não aumentou participação

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) usou a distribuição dos equipamentos paratentar aumentar a participação no Saresp, especialmente dos alunos do final do ensino médio. Porém, a novidade não surtiu efeitos.
Em 2010, segundo dados disponíveis na página da secretaria na internet, 325.972 estudantes do ensino médio fizeram a prova. Em 2011, o número caiu para 322.078. A secretaria afirma que o "objetivo primordial" do Saresp é a avaliação dos estudantes. As notas médias dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio tiveram ligeira melhora entre 2010 e 2011
De acordo com a pasta, não haverá premiação para os alunos com melhor colocação no Saresp 2012, que teve os resultados divulgados na última sexta-feira (8). "A ação adotada em 2011 teve caráter experimental", afirmou o órgão em nota. 
FONTE: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/15/um-ano-apos-resultado-do-saresp-2011-alunos-ainda-aguardam-premiacao.htm

Um comentário:

  1. Parabéns por todas informações esclarecedoras nesta matéria ,no entanto gostaria de saber a fonte a qual se refere aos resultados das notas do SARESP/2012 no dia 8 . Como faço para saber sobre este dado nao esta no site ainda da Secretaria de Educacao . Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir