domingo, 16 de março de 2014

Capítulos finais da novela do Bônus 2014 !


  
Todo ano é a mesma coisa,chega o mês de março e o suspense é tremendo,uma rede inteira de profissionais da educação aguardam ansiosamente pelo resultado do “sorteio” do Bônus mérito para as escolas que atingiram o índice proposto pelo governo estadual através do IDESP.
Como toda novela, o final da "novela do bônus" deixa alguns satisfeitos , muitos contrariados e o verdadeiro vilão da história que é o governo com sua política equivocada de educação  se da bem na mídia . A mídia por sua vez  alardeia o tal “bônus” como se fosse um prêmio da mega sena acumulada,isso dá a impressão para a população que professor reclama de “barriga cheia” e recebe uma fortuna neste tal bônus. Nessa hora imagino que a maioria dos professores gostariam de ter acesso a mídia e denunciar a grande mentira que é o bônus.
Após o pagamento do bônus encontramos colegas eufóricos ,pois atingiram a meta e  receberam um bônus equivalente a dois salários ,e muitos desolados porque viram todo  esforço de um ano letivo  indo pelo ralo da  escola... não receberam nada,alguns frustrados porque mais uma vez atingiu parte da meta mas não levou,pois recebeu uma "mixaria",para se ter uma ideia tem professor denunciando neste blog que recebeu no ano passado centavos de bônus.
Sou contra o bônus porque os critérios não são claros sendo motivo de grande discórdia na categoria ,uma  a frustração para o magistério  paulista e não melhorou em nada a qualidade de ensino da escola pública.

Desde que ocorreu a instituição do bônus na rede estadual,percebo que o desânimo e a revolta dos profissionais da educação aumenta a cada ano...hoje ouvi de uma das poucas colegas que ainda tem um compromisso sério com a educação que está muito cansada e conta os dias dos próximos 3 anos, porque pretende se aposentar...que pena...uma grande profissional que poderia continuar por pelo menos mais uma década fazendo a diferença...tirou água de pedra nos últimos anos  e zerou de bônus várias vezes ,pois sua escola é de periferia e sempre fica  abaixo da  meta,eu tenho 28 anos de rede Estadual e só recebi o tal bônus duas vezes, pois tirei  licença médica ,ou seja dei o azar de ficar doente.
Como não questionar um sistema de meritocracia   que penaliza o profissional que adoece ?
Como não questionar um sistema de bonificação que penaliza o profissional que trabalha nas escolas mais precárias da rede ???
O Bônus como é aplicado na rede estadual não pode de forma alguma ser um sistema que visa a melhoria da educação ou que valorize o profissional.
Quantos colegas  ficam    sem bônus ,porque apesar de trabalharem na periferia  em condições bem precárias, concorrem  em pé de igualdade com as escolas centralizadas,consideradas de  elite que contam com todo o apoio das diretorias de ensino,recebendo sempre  os projetos pilotos ,as reformas e os recursos que nem sempre chegam na periferia.è interessante lembrar que em 2012, após a divulgação, o iG mostrou que a escola com o maior resultado no Saresp fraudou a prova . 
Como já afirmei ,tenho  vinte e  oito anos de magistério na rede estadual e não consigo entender qual é o objetivo do governo com esse Bônus e suas regras injustas ,as vezes penso que querem acabar de vez com o profissional da educação...desde sua introdução esse bônus não trouxe nenhum benefício para a escola publica,é uma faca de dois gumes,legam premiar o bom profissional com critérios equivocados,   na realidade cria um clima de revolta e discórdia nas escolas,pois uns jogam a culpa em outros pelo fracasso no Saresp,
O Bônus é responsável pelo aumento do abismo de desigualdade  nas escolas públicas.
Para finalizar, não posso esquecer de questionar aqui o que o governo fez para melhorar a situação destas escolas que não atingiram as metas nos anos anteriores????
Simplesmente nada que tenha sido realmente eficaz...introduziu apostilas com inúmeros problemas que foram denunciados na mídia,inventaram aulas de reforço sem espaço físico adequados na escola e ficou como algo para “inglês ver”,colocaram estagiárias como segunda professora somente em algumas unidades ,sendo que nas promessas de campanha era dito que a segunda professora seria uma profissional experiente...fomentaram o alguns projetos que só deram certo em algumas escolas e só foram competentes em colocar  alguns profissionais das diretoriais de ensino  para pressionar os professores destas escolas e arrancar o couro da coordenadora pedagógica.
É interessante que a escola na rede não é vista como uma unidade que necessita de ser trabalhada em sua individualidade e que é necessário repeitar as diferenças de cada uma...Cadê o discurso de tratar a cada aluno individualmente,pois cada um é diferente e necessita de um olhar que respeite suas diferenças ???
Cadê a qualidade que a politica do Bônus trouxe para a escola pública nos últimos anos????
Qualidade...pra que???? O filhos e netos  dos nossos governantes e políticos não estudam em escola pública ou na periferia.
O bônus a cada ano que passa  reforça a exclusão e a desigualdade na escola publica paulista.Não estimula a assiduidade. Não valoriza a competência. Não atrai talentos.

Estamos novamente nos capítulos finais da novela do Bônus” e lamento mais uma vez que seja assim,alegria para poucos e  tristeza para muitos e com isso a educação estadual paulista  fica mais pobre,pobre de qualidade e pobre de profissionais dispostos a fazer a diferença.

25 comentários:

  1. UMA NOVELA DE FINAL TRISTE SEMPRE, PARA MIM, QUE NUNCA FUI "SORTEADA" COM O TAL BÔNUS MARAVILHOSO QUE OUÇO ALGUNS COLEGAS DIZEREM QUE RECEBERAM, E QUE AINDA POR CIMA, FALTARAM PRA CARAMBA!

    ResponderExcluir
  2. adorei o seu comentário sobre bônus isso é rídiculo;uns ganharem e outros não,todos trabalham iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos professor, tem gente que só se aproveita, infelizmente são por culpa desses que a educação também não funciona em nosso país...

      Excluir
  3. Sem contar que os profissionais que prestam serviço em escolas municipais não recebem quando as prefeituras não repassam a verba para o Estado, como se esses professores tivessem culpa da falta de compromisso de prefeitos corruptos!!!

    ResponderExcluir
  4. Todo ano é esta papagaiada, ficam segurando o índice do Saresp, pra não ter de pagar o bônus, ou ficar protelando o pagamento.

    A verdade é que o bônus reflete a política educacional e de gestão pública do nosso Estado de São Paulo.

    Só pra resumir, o professor é apenado pelo mesmo fato inúmeras vezes. Faltou ? Desconto em folha, dependendo do numero de faltas, processo administrativo, não pode participar de inúmeros projetos da pasta, é visto como incompetente pela direção e coordenação da escola, e no final de tudo ainda recebe menos bônus. Isso quando a direção da escola é boazinha, porque se você trabalhar com alguns anencéfalos, que ainda tem a cabeça na época da ditadura ou que usam os recursos inerentes ao direito administrativo para prejudicar seus funcionários, piorou. Políticas essas visivelmente contrarias a Constituição Federal, que prioriza a dignidade da pessoa humana e, que garanta que nenhuma pena seja perpetua. Mas não é o que se vê na SEE de São Paulo.

    Escolha uma figurinha ou emoticon

    ResponderExcluir
  5. Muito triste essa situação, eu recebo todos os anos, mas para mim não é um dinheiro bem vindo porque sei que grande parte de meus amigos não conseguiram. Trabalho em uma escola com uma clientela muito boa eé natural que recebemos, além de trabalhar menos que outras escolas de periferia nós recebemos. Enquanto isso meus colegas que trabalharam muito mais que eu não recebe, pois falta igualdade em relação as possibilidades que a clientela das escolas da periferia apresenta. Gostaria que todos recebessem, mesmo que fosse bem pouco, mas todos tivessem essa oportunidade. No ano que passou recebi 9,890,43, enquanto colegas da mesma escola não recebeu nenhum tostão, isso é sem dúvida a melhor maneira de dividir nossa classe que já é muito dividida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como vc faz esse milagre ta de bricadeira em campiao.kkkkkk

      Excluir
  6. cada vez mais desanimada em trabalhar na educação...é sorteio de bônus, é ter que fazer prova para ter aumento de salário... a desvalorização dos profissionais da educação pública, ao meu ver, vem só aumentado nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  7. Parafraseando: 'Isso é uma vergonha', disseram tudo os colegas acima.

    ResponderExcluir
  8. Greveeee....é a nossa resposta, mas naooo sei pq não aderimos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente quando o professor faz greve todos ficam felizes, aluno que vai ficar em casa, família que vai deixar o filho menor com o mais velho pra trabalhar e não precisar pagar alguém e é logico os políticos, quanto menos aula mais eleitores burros... Não sei se é pior em sala ou fora dela em uma passeata levando borrachada de policia e sendo chamado de vagabundos pela nossa grande amiga PM...

      Excluir
    2. porque essa classe é desunida, um querendo atropelar os outros. É uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  9. ESPERO QUE TODAS AS FAMÍLIAS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E OS MESMOS AO VOTAR ESTE ANO PARA GOVERNADOR REFLITAM BEM EM QUEM IRÃO VOTAR PARA GOVERNADOR E DEPUTADOS ESTADUAIS, SEM FALAR PARA PRESIDENTE, DEPUTADO FEDERAL...
    SÓ MUDANDO O GOVERNO PARA TALVEZ MELHORAREM O QUE CADA ÁREA PRECISA E BUSCA...

    ResponderExcluir
  10. Nossa e uma novela mexicana ... Neste fim de semana infelizmente houve um boato de que o Idesp tinha saido ... para mim tudo balela pois muitas escolas não conseguiram a meta estabelecida....

    ResponderExcluir
  11. Como fazer greve com a atual situação de municipalizados? Faz greve pelo Estado o município nos pune, faz greve pelo município o estado nos pune. Ficamos sem amparo.

    ResponderExcluir
  12. Pois é, também sou professora Há 15 anos no estado de SP e há muitos anos não recebo nada, sou assídua, tenho pela consciência de que faço um bom trabalho, mas isso não é reconhecido nunca!

    ResponderExcluir
  13. Olá Sou Professor a 13 anos, e nunca fiquei sem Bônus, mas sou contra esse tipo de sorteio, se é que podemos chamar de Bônus, e ainda por cima tem alunos dizendo que vai boicotar, o Saresp para não ajudar o mestre, Esse Bônus Já deveria há muito tempo já ser inserido no nosso esplendoroso salário, o que a Apeoesp está fazendo....nada...!

    ResponderExcluir
  14. O professor é o culpado de tudo isso, digo porque somos a classe pensante desse País, formamos todo tipo de profissionais, ensinamos a ser críticos e, na hora de sermos........CADÊ,...............somos omissos a tudo que o governo dita....."Ditador"........... não brigamos por nossos direitos e nem pelos dos outros, somos totamente individualista, falta muita coletividade a nossa categoria, como queremos formar cidadãos críticos, parem de reclamar pelos cantos,,,,,,,sala dos professores, corredores, pátios....etc e vamos a luta.
    VAMOS DAR UMA RESPOSTA A ESSE GOVERNO MEDÍOCRE. PARALISAÇÃO JÁ DIA 28/03/2014
    ACORDEM PROFESSORES POIS FALIDOS JÁ ESTAMOS E, E O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR............

    ResponderExcluir
  15. obrigado e Sr. Governador, pelo terceiro ano consecutivo após não faltar nenhum dia injustificado e ter cumprido com todo o currículo junto aos meus alunos recebi meu justo bônus de R$ 0,00, fico muito agradecido e espero ansiosamente pelo próximo ano. FALTA DE VERGONHA NA CARA DESSE GOVERNO E MINHA TAMBÉM QUE AINDA ACREDITO NESSA EDUCAÇÃO DE FACHADA.

    ResponderExcluir
  16. Sou interlocutora, categoria "O", não tive uma falta sequer, a escola que trabalho recebeu bônus, menos e ninguém sabe informar.

    ResponderExcluir
  17. É COM ESSA PRÁTICA QUE EDUARDO CAMPOS-PE QUER SER PRESIDENTE DO BRASIL! COROGEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos dizer que de fato é revoltante mesmo. A falta de respeito podemos chamar de discriminatória. 0%? E o trabalho dos profissionais,do ano letivo foi parar ralo abaixo. Quem avaliou, deveria receber bônus reais,tbm de o%, pela cegueira.Por não ter visto os inúmeros trabalhos apresentados por professores e alunos,entre tantos e tantos projetos que foram feitos e executado,dentro e fora da escola .0% de BÔNUS SENHOR GOVERNO É o descaso de escolas estaduais preste a cair e os funcionários continuam a ensinarem,correndo risco de vida com seus alunos.0% de BÔNUS é professores ensinarem em uma sala de uma casa sem conforto na porta do cemitério.Ou vcs avaliadores estão fazendo vista grossa e se deletando nos bônus de 100%. É esta a qualidade de ensino que vcs buscam. E com tudo isso..., desconheço um profissional que não tenha se desdobrado,para atingir as metas estabelecida pelo governo estadual. E no final de tantos trabalhos com alunos, para a qualificação e melhoria de Ensino Aprendizagem vem dar 0%. Podemos chamar os avaliadores de cegos e que descrimina,muitos profissionais da EDUCAÇÃO

      Excluir
    2. Podemos dizer que de fato é revoltante mesmo. A falta de respeito podemos chamar de discriminatória. 0%? E o trabalho dos profissionais,do ano letivo foi parar ralo abaixo. Quem avaliou, deveria receber bônus reais,tbm de o%, pela cegueira.Por não ter visto os inúmeros trabalhos apresentados por professores e alunos,entre tantos e tantos projetos que foram feitos e executado,dentro e fora da escola .0% de BÔNUS SENHOR GOVERNO É o descaso de escolas estaduais preste a cair e os funcionários continuam a ensinarem,correndo risco de vida com seus alunos.0% de BÔNUS é professores ensinarem em uma sala de uma casa sem conforto na porta do cemitério.Ou vcs avaliadores estão fazendo vista grossa e se deletando nos bônus de 100%. É esta a qualidade de ensino que vcs buscam. E com tudo isso..., desconheço um profissional que não tenha se desdobrado,para atingir as metas estabelecida pelo governo estadual. E no final de tantos trabalhos com alunos, para a qualificação e melhoria de Ensino Aprendizagem vem dar 0%. Podemos chamar os avaliadores de cegos e que descrimina,muitos profissionais da EDUCAÇÃO

      Excluir
  18. Uma novela que até hoje como professora não entendi como são avaliadas as escolas e este ano pior, escola que foram 100% este ano 0% e o que foi construído durante o ano letivo!, com trabalho árduo , lutando por uma educação de qualidade, E as escolas regulares, com prédios de péssima qualidade, ensinando em anexo na porta do cemitério, sendo avaliada no mesmo patamar das escolas de referência, mesmo assim com bons resultados internos e externos, com problemas como outras... É revoltante, 0%, qual o estímulo ! e ainda ouvir piadinhas de ex colegas.Temos consciência de realizar um bom trabalho, mas não depende só do professor, a escola são todos, Gestão, professores, pais e alunos O pior é que as escolas técnicas reclamaram agora subiram na maioria, estavam classificadas em 20% agora 100%, isto prova erros grave! Deveria ser revisto todas as escolas e acabar com essa humilhação , não foi avaliação, foi sorteio. No final, professor é culpado de tudo!!
    Pensem bem colegas, é esta a política educacional que querem a nível do pais!

    ResponderExcluir
  19. Estou seguindo seu blog, um dos meus comentários entrou como anônimo, publiquei sua postagem em meu fac e está sendo muito comentado. deixei a autoria e o linque do seu blog.
    estou seguindo com este perfil e logo voltarei para seguir com o do outro blog. Caso deseje conhecer o meu seja bem vinda!!

    ResponderExcluir