Estamos
em um ano atípico em nosso país, um lado tão polêmica copa do mundo com a
expectativa da conquista do “hexa” e do outro eleições presidenciais inundadas
de denuncias de corrupção e esquemas milionários que tem acirrado ainda mais a luta
da situação e oposição pelo poder.
No meio
de tudo isso, alguns brasileiros que não se conformam com a nova soneca do
gigante que parece ter acordado apenas para se espreguiça, continuam na
ladainha e no antigo discurso que a solução para todos os problemas do país
está na educação. O artigo abaixo nos faz refletir sobre a situação da educação
brasileira e a retórica de um discurso político que não avançou em nada nas últimas décadas. Será que realmente e
essa tal educação? Esperamos muito da vontade política, mas quando podemos
fazer algo para contribuir com essas mudanças também nos omitimos.
Pais que
reclamam da qualidade de ensino aparecem na escola / para perguntar o que é
possível fazer para mudar a situação?Professores que reclamam das condições de
trabalho fazem algo para mudar suas aulas e seus relacionamentos com os alunos?
Nossos
sindicatos realmente levam reivindicações tiradas da base ou das suas salas de reuniões?
Atualmente
temos o “poder” das redes sociais, quem esta usando esse poder para iniciar um
grande movimento pela educação no nosso país?Piadinhas é o que não falta sobre
a situação da escola... mas...vamos ler o texto do Muzinatti ...
A educação que se deseja
Por João Luiz Muzinatti
Nosso país tem objetivos e prioridades. Nosso povo tem esperanças.
A nação brasileira vive
acreditando em seu futuro e sonhando com o momento em que contradições sejam
minimizadas e melhores condições de vida sejam, de fato, realidade.
Neste enamoramento pela felicidade que há de vir, a política surge como
o caminho mais óbvio a ser percorrido até o dia em que o sol redentor passe a
iluminar a nossa pátria.
E, como pano de fundo dessa visão paradisíaca, aparece a Educação. Meio
e fim da obra política mais suprema, está nos discursos bem comportados de
todos nós.
E parece ser a solução para tudo.
Os bons políticos são ou serão aqueles que nos derem mais e melhores
escolas, acabarem de vez - e de verdade - com o analfabetismo e nos tornarem
pessoas mais preparadas para os desafios do mundo. Mas, será que é isso mesmo?
Será que, alguma vez, já tivemos a curiosidade de perguntar às pessoas por que ou em quê essa tal “educação redentora” pode nos trazer o jardim encantado escondido em algum lugar do futuro?
Será que, alguma vez, já tivemos a curiosidade de perguntar às pessoas por que ou em quê essa tal “educação redentora” pode nos trazer o jardim encantado escondido em algum lugar do futuro?
É fato que aquilo que é consenso geralmente não merece questionamentos.
Então, para que discutir o óbvio?
Mas, talvez esteja aí justamente
a razão pela qual esse dia pareça ficar cada vez mais distante.
Um conceito tornou-se clichê e
ninguém mais pensa no que é reclamado ou afirmado.
E, dentro dessa perspectiva, vem
uma outra questão ainda mais forte: será que o brasileiro, de um modo geral,
deseja a Educação para si e seus filhos?
O desejo é algo bem maior que o querer. Desejar é mais poderoso que projetar ou planejar alguma coisa. E não se deseja racionalmente. Está presente em nós, ou não.
O desejo é algo bem maior que o querer. Desejar é mais poderoso que projetar ou planejar alguma coisa. E não se deseja racionalmente. Está presente em nós, ou não.
O velho Freud dizia que o desejo é reminiscência de um prazer
primordial; uma busca psíquica de situações em que possamos gozar de novo, como
da primeira vez.
Cada vez que desejamos, estamos caminhando em busca de algo etéreo, que
não cabe necessariamente em palavras fortes ou discursos articulados. Pensando
nisso, é possível afirmar que nós, brasileiros, desejamos realmente essa tal
Educação?
Posso estar muito enganado, mas nossos desejos parecem passar bem longe de situações de aprendizado, ou em que constatemos que dominamos algum conhecimento. Enquanto palavras vazias e bem comportadas nos tranquilizam, desejamos ardorosamente tantas outras coisas, que a visão de uma nação educada vai se esmaecendo até desaparecer por completo.
Posso estar muito enganado, mas nossos desejos parecem passar bem longe de situações de aprendizado, ou em que constatemos que dominamos algum conhecimento. Enquanto palavras vazias e bem comportadas nos tranquilizam, desejamos ardorosamente tantas outras coisas, que a visão de uma nação educada vai se esmaecendo até desaparecer por completo.
O carro do ano, a casa a ser apresentada aos amigos, as roupas, as
marcas, os cargos a serem invejados: tudo isso é parte de um rol de desejos que
se confundem com a felicidade a ser construída - também lá na frente, afinal, o
futuro abriga o que quisermos.
E como falamos nessas coisas todas! Não nos saem do imaginário e desabam
a cada conversa. É raro, muito raro, tomarmos nossos cafés discutindo sobre o
salário aviltante dos professores - no máximo, nos lembramos disso quando a TV
mostra que estão em greve, atrapalhando o trânsito da Paulista.
Não é comum criticarmos nossos filhos pela sua preferência por filmes
que colocam o jovem estudioso como idiota - ou nerd.
Chegamos a passar anos sem discutir, uma única vez que seja, o fato de
termos escolas públicas tão sucateadas e em estado de quase indigência. Não
quero ser chato, mas a maioria das pessoas costuma não trocar um passeio ao
shopping por uma leitura, uma ópera ou um museu.
Então, Educação não será apenas figura de retórica? Ou estarei exagerando?
Então, Educação não será apenas figura de retórica? Ou estarei exagerando?
Nós a desejamos mesmo ou apenas
torcemos para que apareça magicamente e resolva todos os nossos problemas?
Às vezes, sinto que a ideia de
Educação parece cumprir um papel secundário na vida do País.
Uma bela palavra, sem dúvida. Sonora, estridente. Mas, pode ser só
aquela reza diária - necessária - que nos purifica do triste descaso com o
presente. Ou, quem sabe, um belo tesouro perdido no futuro distante e pronto
para ser descoberto quando os desejos todos já estiverem realizados.
JOÃO LUIZ MUZINATTI, Mestre em
História da Ciência. Engenheiro. Professor de
Matemática, Filosofia e Ciências. Professor universitário em graduação e
pós-graduação e de ensinos fundamental e médio. 06/03/2014 às 20h00
http://www.clicfolha.com.br/noticia/32078/a-educacao-que-se-deseja
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