segunda-feira, 21 de abril de 2014

Apesar do caos educacional jovens brasileiros conquistaram medalhas na IOAA "Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica






Foto Fonte:http://gaea-eratostenes.blogspot.com.br/2013/08/brasil-ganha-cinco-medalhas-na.html
Apesar do caos educacional,alguns corajosos  jovens brasileiros conquistaram duas medalhas e três de bronze  na IOAA "Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica".A olimpíada foi disputada em Vólos, na Grécia. Daniel Mitsutani (São Paulo) e Luís Fernando Valle (Guarulhos) receberam as medalhas de prata . E as bronzes ficaram com Fábio Kenji Arai (São Paulo), Allan dos Santos Costa (Bauru) e Larissa Fernandes de Aquino (Recife).
Destacamos também a participação dos  professores Eugênio Reis (Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST) e Gustavo Rojas (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar).
Os estudantes  também foram medalha de prata na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA),que aconteceu em 2013, na Colômbia. O jovem Fábio Kenji Arai recebeu  a menção honrosa na última IOAA,que foi  sediada aqui no Brasil, em 2012.

O professor João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA),  destaca que tal resultado só foi possível graças a contribuição dos professores envolvidos e principalmente do empenho  dos alunos participantes .
Segundo o professor Canalle,a conquista destas medalhas chama atenção  sobre a importância da motivação que projetos como o OBA trazem para  os estudantes , despertando o interesse pela astronomia,que é uma área muito carente de profissionais .

Um comentário:

  1. Ótimo blog.

    Adicionei na minha lista de blogs!!!

    www.dinamicaescolarhoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir