terça-feira, 24 de novembro de 2015

O BOICOTE ANUNCIADO FEZ EFEITO E SEE CANCELA O SARESP NAS ESCOLAS OCUPADAS

COMUNICADO :ESCOLAS OCUPADAS POR

MANIFESTANTES NÃO RECEBERÃO O SARESP


23/11/15


O exame será aplicado nas demais escolas nos dias 24 e 25 de novembro
A Secretaria da Educação do Estado decidiu cancelar a aplicação das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) nas escolas ocupadas por manifestantes. Nas demais unidades (98,1% do total da rede), o exame que mede o nível de aprendizado dos alunos paulistas ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro.
Participam da avaliação estudantes da 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série doMédio. A previsão da Secretaria é que 1,2 milhão de alunos sejam avaliados neste ano. As notas obtidas compõem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e servem como parâmetro ao cálculo do bônus de professores e funcionários.
Os aspectos relacionados ao pagamento do bônus por resultado, que tem no SARESP elemento central para fins de cálculo, serão estudados do ponto de vista legal e comunicados posteriormente.
Vale lembrar que a Pasta protocolou junto ao Tribunal de Justiça propostas de negociação com estudantes para desocupação das escolas, mas mais uma vez não obteve acordo. Mesmo assim, o canal para diálogo  mantém-se aberto. 
FONTE :http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/comunicado-escolas-ocupadas-por-manifestantes-nao-receberao-o-saresp







Saresp tem prova cancelada nas escolas ocupadas e ameaça de boicote
7Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo



A Secretaria da Educação de SP decidiu cancelar o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) nas escolas que estão ocupadas por estudantes. As provas serão aplicadas na terça-feira (24) e na quarta-feira (25) em todo o Estado. O anúncio foi feito pela pasta na tarde desta segunda.
As notas compõem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e servem como parâmetro ao cálculo do bônus pago a professores e servidores da rede.
"Os aspectos relacionados ao pagamento do bônus por resultado, que tem no Saresp elemento central para fins de cálculo, serão estudados do ponto de vista legal e comunicados posteriormente", disse a secretaria em nota. "Vale lembrar que a pasta protocolou junto ao Tribunal de Justiça propostas de negociação com estudantes para desocupação das escolas, mas mais uma vez não obteve acordo. Mesmo assim, o canal para diálogo mantém-se aberto".
O exame mede o nível de aprendizado dos alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do fundamental e na 3ª série do médio. Nos dois dias de exame, os alunos respondem a questões de português e matemática. Os resultados, segundo a secretaria, são usados para medir a eficiência do currículo adotado pela rede.
A prova, porém, não será realizada em ao menos 86 escolas que estão ocupadas por estudantes. Eles protestam desde a semana passada, quando a primeira escola em Diadema foi ocupada contra a reorganização da rede estadual, que pode fechar mais de 90 escolas.

Ameaça de boicote

A prova foi cancelada oficialmente nas unidades ocupadas, mas também pode deixar de ser realizadas em outras escolas. Isso porque professores e alunos se mobilizam nos últimos dias nas redes sociais para um boicote à prova.
"Boicotar o Saresp é mais uma forma de lutar contra a reorganização e apoiar as escolas ocupadas", diz um texto divulgado no Facebook pelos estudantes. No "guia" divulgado, eles sugerem que os alunos ocupem as escolas, bloqueiem as entradas, destruam as provas ou escrevam "#nãoàreorganização" em todas as páginas do exame.
Já o professores ligados à Apeoesp (sindicato da categoria) decidiram em assembleia boicotar o Saresp. "Se grande parte dos estudantes serão transferidos de unidade escolar, como tais resultados poderão ser aproveitados para a melhoria da qualidade de ensino?", questiona a instituição em um comunicado divulgado no dia 12 de novembro.
FONTE: http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/11/23/saresp-tem-prova-cancelada-nas-escolas-ocupadas-e-ameaca-de-boicote.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário