terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mais um golpe na educação pública:Goiás repassará 25% das escolas estaduais para OS em 2016

Nossa!!!! O que está acontecendo na educação brasileira???  O caos não é o suficiente ???



  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 19/11/2015

Goiás repassará 25% 
das escolas estaduais para OS em 2016




O governo de Goiás anunciou que, em 2016, repassará a gestão de um quarto das escolas estaduais para Organizações Sociais (OS). Com a medida, cerca de 250 escolas goianas serão geridas, com dinheiro público, por organizações privadas. 



A justificativa da Secretaria de Educação de Goiás para a terceirização das escolas é que o desempenho dos estudantes goianos é baixo, e que isso se deve ao fato das escolas serem geridas por professores, e não por gestores. Por isso, o governo convidou organizações com experiência de gestão privada, como escolas particulares e fundações, para assumirem um quarto das escolas do estado.



As OS que assumirem as escolas terão, de acordo com o governo, autonomia para contratar parte dos professores, e, além disso, serão responsáveis pela contratação de todos os trabalhadores temporários do ensino básico estadual goianos – hoje 30% dos trabalhadores das escolas de Goiás.



Para Giovanni Frizzo, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, o governo de Goiás, seguindo a mesma lógica adotada pelo governo federal, busca implantar políticas de privatização e precarização da educação pública.



“Entregar as escolas públicas para administração de OS significa transformar as escolas em empresas, que elas funcionem na forma gerencial destes modelos de gestão. Ou seja, não será a formação humana a preocupação central da educação, mas sim a sua lucratividade e o cumprimento de metas estabelecidas pelas próprias OS e governos, ferindo a autonomia das instituições públicas de ensino”, afirma o diretor do ANDES-SN.



Frizzo ainda critica o fato de que, ao invés dinheiro público para financiar a educação pública, o governo de Goiás opta por utilizar dinheiro público em empresas privadas como as Organizações Sociais.



Organizações Sociais rondam Instituições Federais de Ensino



A ameaça de repasse de gestão da educação pública para OS não está restrita à educação básica goiana. Em setembro de 2014, o então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, declarou em um debate sobre educação superior que a Capes, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) pretendem criar uma OS para contratar docentes para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).



O modelo de gestão de serviços públicos via OS já se demonstrou problemático em muitos estados, em especial na área da saúde. Exemplos vindos do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná mostram que a precarização do trabalho, a piora na qualidade do atendimento, a falta de transparência, a falta de controle social, a diminuição e atraso no pagamento de salários e o desvio de verbas públicas são práticas recorrentes dessas parcerias público-privadas.

fonte :http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7852

Nenhum comentário:

Postar um comentário