quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PM impede ocupação de escola em Santo André



PM impede ocupação 

de escola em Santo André

Por: Redação (cidades@abcdmaior.com.br)

02/12/2015 
Quatro estudantes que tentaram ocupar escola Visconde de Taunay foram presos
Alunos detidos foram levados para o 2º DP de Santo André. Foto do leitor
A tentativa de ocupação da escola Visconde de Taunay, em Santo André, na tarde desta quarta-feira (02/12) foi coibida pela Policia Militar. Alunos e professores relataram ao ABCD Maior que os cadeados da escola foram quebrados pelos policiais, que entraram no local, teriam agredido adolescentes e levado quatro estudantes presos.
"Vieram oito viaturas, quebraram os cadeados e disseram, perdeu, deita no chão", relatou Wesley Oliveira,16 anos. Quatro alunos da escola Visconde foram levados para a delegacia, após uma tentativa frustada de ocupação da unidade escolar. Era 13h30 desta quarta, quando um grupo de alunos foi impedido de dar sequência no movimento que já ocupa 25 escolas no ABCD.
De acordo com os jovens a polícia danificou patrimônio público."Os alunos não estragaram nada, a polícia que estava tentando impedir o movimento a todo custo, saiu fechando as salas e estourando os cadeados que os alunos colocaram. E não pararam por aí, impediram alunos e professores de gravar o acontecido. Arrancaram o celular da minha mão", revelou o professor de História Arthur Henrique.
O aluno Ediclecio de Jesus, 16 anos, afirmou que foi imobilizado por um PM que o chamou de "vagabundo, merdinha". “Eu sei que a polícia está fazendo o trabalho deles, três PMs foram corretos, mas esse que me chamou de vagabundo me indignou", ressaltou Ediclecio. Após agredir os alunos, a PM levou quatro adolescentes, de viatura, para o 2º DP (Distrito Policial) de Santo André. Os jovens, todos menores de idade, estão desacompanhados dos pais e contam com o apoio apenas de um grupo de professores e uma advogada da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santo André). O Conselho Tutelar foi chamado ao local.










Procurada pela reportagem, a delegada do 2º DP de Santo André não quis se pronunciar sobre o caso. Enquanto, os jovens e professores foram parar na delegacia, outro grupo de alunos conseguiu ocupar a escola Visconde, o que eleva para 13 o número de unidades ocupadas em Santo André por jovens contrários ao projeto de “reorganização” do ensino imposta pelo governador Geraldo Alckmin.
Com informações de Camila Meloni
Fonte :http://www.abcdmaior.com.br/materias/cidades/pm-impede-ocupacao-de-escola-em-santo-andre

Nenhum comentário:

Postar um comentário