terça-feira, 4 de abril de 2017

Todo ano é essa novela !!! Pagamento do Bônus estimula falsas noticias nas redes sociais.



Como acontece todo ano, a novela do pagamento do Bônus Mérito para os professores da rede Estadual de São Paulo  ganha novos capítulos como aconteceu na última quinzena: as redes sociais foram infestadas por noticias falsas da suspensão imediata do pagamento do Bônus anunciada pelo próprio governador  no inicio de março . Os boatos correram as redes sociais como um rastilho de pólvora e causou grande alvoroço entre os profissionais da educação que foram "contemplados" neste ano. Vejam a postagem falsa:
A imagem pode conter: texto

Este  tipo de "brincadeira de mal gosto" causa inquietação nas escolas,  pois a chegada o mês de março  é marcada com  suspense na educação  paulista,é uma rede inteira de profissionais da educação aguardam ansiosamente pelo resultado do do Bônus mérito para as escolas que atingiram o índice proposto pelo governo estadual através do IDESP.
Como todo final de novela ,o anuncio do pagamento do Bônus causa uma agitação em função de resultados obscuros e inesperados,
deixando alguns satisfeitos , a grande maioria contrariados e o verdadeiro vilão da história que é o governo, com essa  política equivocada de educação,ainda sai com "louros de heroísmo",pois esta fazendo um "esforço titânico"(segundo foi dito a mídia), para jogar algumas migalhas  de valores aos profissionais da educação.
A mídia jornalistica que parece uma faca de dois gumes,de um lado critica a situação da educação ,mas nunca cobra realmente os verdadeiros culpados e por outro lado  alardeia o tal “bônus” como se fosse um prêmio da mega sena acumulada,isso dá a impressão para a população que professor reclama de “barriga cheia” e recebe uma fortuna neste tal bônus. 
Será que nunca um jornalista pensou em conhecer o outro lado da moeda deste bônus ??? Nessa hora imagino que a maioria dos professores gostariam de ter acesso a mídia e denunciar a grande mentira que é o bônus e essa politica de meritocracia implantada no estado .
Após o pagamento do bônus encontramos profissionais da educação desolados, porque viram todo  esforço de um ano letivo  indo pelo ralo,pois a  escola não atingiu  ou só atingiu parte da meta,isso porque a cada ano a meta salta para um valor cada vez maior,até parece as fases de um jogo de vídeo game. 
É comum as escolas se alternarem no recebimento do bônus,pois se em um ano a meta sobe e não se alcança, no outro a meta abaixa e a escola termina alcançando,nesta lógica como medir qualidade neste tipo de educação?
Sou contra o bônus porque os critérios não são claros sendo motivo de grande discórdia na categoria ,uma  a frustração para o magistério  paulista e sua   perenidade da conquista realizada a cada ano neta situação de "sobe e desce" no IDESP, não melhorou em nada a qualidade de ensino da escola pública. 
Estou concluindo  e não poderia deixar de citar  um trecho do texto "  A Falácia da Meritocrácia" de  Nairan Ballesta ,publicado no    Pragmatismo Politico : "Isso provoca nas pessoas e na sociedade uma estranha inversão de valores, onde quem persegue o mérito não persegue a ação meritória, mas sim as benesses que advém de alguém ser considerado meritório, e aqui nasce o primeiro dos problemas da meritocracia."http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/a-falacia-da-meritocracia.html

Finalizando agora...o site oficial da SEE declara que o bônus virá.

A imagem pode conter: texto

Atenção, servidores! O pagamento do bônus está mantido e acontecerá no dia 20 de abril. A melhor forma de acompanhar as informações sobre a bonificação é ficar ligado nos canais oficiais da Educação! Evite as divulgações falsas que circulam nas redes.
Fonte  https://www.facebook.com/EducaSP/photos/a.300601050030229.67956.300104286746572/1330993983657592/?type=3&theater

Um comentário:

  1. O Governador nem pensou em dar o bônus antes da páscoa, para termos dinheiro para comprar um ovo de páscoa aos nossos filhos


    ResponderExcluir