sábado, 26 de fevereiro de 2011

PROFESSORES DE PERNAMBUCO RECEBEM MICROFONES PARA DAR AULAS

OS PROBLEMAS COM AS CORDAS VOCAIS SÃO RESPONSÁVEIS POR MUITOS AFASTAMENTOS DE PROFESSORES DO TRABALHO...BOA A INICIATIVA DE PERNAMBUCO ...DEVERIA SER IMITADA PELOS DEMAIS ESTADOS... 

Professores das escolas públicas do Estado começam a usar microfone nas aulas

Alunos e profissionais comemoram a chegada do instrumento, mas os professores precisam adotar outros cuidados para evitar problemas com a voz

Os professores da rede pública do ensino começaram a receber microfones para ajudar no trabalho desses profissionais em sala de aula. A novidade, anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco no primeiro dia do ano letivo, tem o objetivo de poupar os professores da necessidade de aumentar a voz para ser ouvido por todos os alunos. 

Na Escola Estadual Alberto Torres, em Tejipió, os 33 professores dão aulas com microfone desde o início de fevereiro. Muitos deles comemoram o uso do instrumento, como é o caso de Patrícia Lemos , que descobriu recentemente que tem um problema na corda vocal. “Quando houve a possibilidade de usar o microfone, eu aderi logo, porque eu estou fazendo o tratamento e uso o equipamento para não forçar muito a voz”, diz a professora.

Os alunos gostaram da novidade, pois, às vezes, era impossível entender o que os professores diziam. “A professora ficava gritando, forçando a voz e, com esse equipamento, agora é bem melhor”, conta o estudante Lucas Matheus.

O professor Cláudio Nascimento  chega a dar quinze aulas por dia. Sempre ficava rouco, pois forçava a voz o tempo inteiro. “Sem o microfone, quando você chamava a atenção do educando, muitas vezes ele simplesmente não ouvia e, com o microfone, ele escuta muito bem devido ao som”, afirma o professor.

No trabalho com as crianças, a utilização do microfone também ajuda a melhorar a disciplina. Os próprios alunos falam que o barulho é muito grande na sala de aula. 
“Quando ele explicava, eu não entendia direito. Agora, ele está falando um pouco mais
alto e a gente escuta melhor”, diz o estudante Jadson André.
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Já na Escola Estadual Clóvis Beviláqua, que fica no Hipódromo, todos os 50 professores estão com microfone. De acordo com Paulo Tavares, que ensina no local, isso significa que eles podem concorrer com a zoada da rua, dos corredores e da sala, pois, dependendo da necessidade, é possível aumentar o volume. 

“O recurso de poder aumentar o volume de acordo com o ruído que tem fora ou dentro da sala de aula facilita bastante o trabalho. Antes, a gente aumentava a voz mesmo sem perceber”, conta o professor.

Os alunos da turma do 3º ano do Ensino Médio da escola dizem que a novidade os deixou até mais concentrados no conteúdo das aulas de preparação para o vestibular. “Muitas vezes, quando eu estava lá trás não conseguia ouvir bem”, afirma a estudante Priscila Lima.

Os professores que precisam trabalhar em espaços abertos também comemoram a chegada do microfone à sua rotina de trabalho. É o caso de Élvia Pádua, que dá aula na quadra da escola. “Nem forço muito mais a voz nem termino tão rouca como eu terminava antes”, conta a professora.  

Os estudantes também perceberam os benefícios do uso do microfone durante as aulas. “Todo mundo faz silêncio e presta mais atenção porque, na medida em que ela fala, a gente escuta e faz o que ela pede”, diz a aluna Mychellé Castelo Branco.

CUIDADOS COM A VOZ
Apenas o microfone não faz milagre. Por isso os professores precisam também adotar outros cuidados para manter a voz em bom estado. Quem dá algumas dicas sobre o assunto para esses profissionais é a fonoaudióloga Conceição Silveira 
“É preciso ter a hidratação corporal para que a laringe, a prega vocal, funcione de maneira satisfatória, além de saber lidar melhor com alguns exercícios que podem facilitar o uso da voz diária, como o aquecimento e, após o uso da voz profissional, o desaquecimento. O repouso e o silêncio funcionam bem como desaquecimento”, afirma a fonoaudióloga.

A especialista em voz explica por que é importante beber água. “Com o aparelho fonador  bem hidratado, você consegue fazer melhor projeção vocal e, dessa maneira, menos esforço ao falar”, diz Conceição Silveira.

DISTRIBUIÇÃO DOS MICROFONES
Nem todos os professores das escolas públicas estaduais de Pernambuco estão aproveitando o recurso do microfone. De acordo com a Secretaria de Educação, foram comprados 8 mil kits, que serão distruibuídos até 15 de março. A compra de outros 3 mil microfones está em processo de licitação. Até o fim de abril, eles devem ser distribuídos. Ao todo, existem no Estado mais de 23 mil professores efetivos e 11 mil temporários. 

Os professores que quiserem o equipamento precisam pedir à Gerência Regional de Educação onde são vinculados. A prioridade é para os profissionais que têm problemas na voz. O uso do microfone é individual e cada professor é responsável por ele. Fonoaudiólogos vão fazer um estudo para ver a aceitação entre alunos e professores e avaliar a possibilidade de distribuir microfones para todos os 
educadores da rede.
EU TENHO ÉTICA!

4 comentários:

  1. Gostaria de saber do governador Eduardo Campos quando vai sair o Bônus dos professores da rede Estadual de Educação de Pernambuco e também sobre o aumento dos professores já que um grupo ganha um salário até justo e o outro grupo vive morrendo de fome na mesma rede? Como pode?

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  2. Anônimo
    Sr. governador mande o microfone para todos os professores, é até uma forma de prevencão. obrigado

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  3. Na verdade não chegou microfone para todo mundo..é uma média de 10 a 15 por escola. Na minha, por exemplo, são 30 professores e a ordem dada foi que qdo um professor usasse deixasse para outro. Doenças nem pensar, não é?

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  4. os alunos poderiam falar mais baixo, ai não precisaríamos do microfone ...

    falta de respeito com o professor...

    poderia ser integrado com os fones de ouvido dos alunos com mp3, já imaginou? ....
    ai sim fomos surpreendidos novamente..

    Boa Postagem... Gostei

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