terça-feira, 19 de abril de 2011

7ª OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NO BRASIL


NA MINHA OPINIÃO,  A INICIATIVA DO INSTITUTO NACIONAL DE MATEMÁTICA PURA APLICADA  É MUITO LOUVAVEL,DIANTE DE UM QUADRO TÃO DESOLADOR QUE ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS PÚBLICA EM RELAÇÃO A FALTA DE PROFESSORES NA AREA E OS BAIXOS ÍNDICES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS     ...INFELIZMENTE NEM TODOS PENSAM ASSIM,ALGUMAS DORETORIAS DE ENSINO PASSAM A INFORMAÇÃO SEM COMPROMISSO...ALGUNS COORDENADORES ACHAM ISSO UM PESO...PROFESSORES NÃO PREPARAM SEUS ALUNOS PORQUE ACHAM ISSO UMA "PERCA DE TEMPO"...E OS ALUNOS???POUCOS SABEM QUE ISSO EXISTE OU NÃO QUEREM NEM SABER...É UMA PENA,POIS É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENVOLVER A ESCOLA E TRABALHAR COM EQUIPES...TIMES...ISSO SEM DÚVIDAS PODERIA GARANTIR MAIOR EMPENHO DE TODOS OS ENVOLVIDOS E MELHORAR CONSIDERAVELMENTE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA...POR QUE A REDE ESTADUAL NÃO INVESTE PROPAGANDAS  NESSA PROPOSTA???ACHO QUE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NÃO DÁ IBOPE COMO O IDESP E O SARESP...

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA DEVE ATENGIR 20 MILHÕES DE ALUNOS


Estão abertas até 3 de junho as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). A competição teve sua primeira edição em 2005. 
O principal objetivo da Olimpíada, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),  é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

A primeira fase da edição de 2011 acontecerá em 16 de agosto e todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. 
A inscrição, entretanto, deve ser feita pelas escolas. A organização da Obmep incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos para a primeira fase.
No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio.
No ano passado, participaram da Obmep 19,6 milhões de estudantes, matriculados em 44,7 mil escolas, em 99% dos municípios dos municípios brasileiros. A previsão de participação este ano é de números próximos desses.
A competição se dará em duas fases. A primeira prevê a aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.
A segunda fase, marcada para 22 de outubro, consta de prova discursiva com seis ou oito questões e acontecerá em centros de aplicação indicados pela Obmep. 
Participam dessa fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.
A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Também serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. 
Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário