quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

REDE ESTADUAL RECEBE NOVOS PROFESSORES E SECRETARIA ANUNCIA NOVO CONCURSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013

ESTADO DE SP CONTRATA 10.360 PROFESSORES

O governo do Estado contratou 10.360 professores aprovados em concurso público realizado em março de 2010. Eles começam a dar aulas na rede estadual de ensino em 2013. "Em fevereiro, os profissionais já estarão a postos", disse o governador Geraldo Alckmin, ontem, no anúncio à imprensa.

O decreto referente à nomeação foi assinado ontem e a publicação no "Diário Oficial" do Estado deverá ser hoje. Os selecionados têm 30 dias, após a publicação oficial, para tomar posse do cargo. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.

O secretário-adjunto de Educação, João Cardoso Palma Filho, explicou que os professores poderão escolher as aulas a partir do dia 23 de janeiro. Os contratados receberão R$ 2.088,27, para a jornada de 40 horas. O ano letivo começará no primeiro dia útil de fevereiro.

A Secretaria de Estado da Educação informou que dos 10.360 professores contratados, 2.381 atuarão em escolas estaduais da região metropolitana de São Paulo e 7.979 vão para unidades educacionais do interior.

Todos os professores chamados foram aprovados no curso de formação realizado pela Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores).

De acordo com dados da Educação, o Estado de São Paulo possui, atualmente, cerca de 230 mil professores na rede pública. Desse total, 182 mil são efetivos e 50 mil estão trabalhando com contrato temporário.

Novo concurso sai em 2013. O governo de SP prevê a abertura de um novo concurso para professores no primeiro semestre de 2013. 

O lançamento do edital, porém, depende de uma alteração na lei. O secretário-adjunto de Educação, João Cardoso Palma Filho, explicou que, atualmente, os professores aprovados em concursos passam pelo curso de formação antes de tomarem posse do cargo.

A proposta é inverter essa ordem, pois o formato atual gera prejuízo ao governo. Já que muitos passam pelo curso, que é remunerado, e desistem de tomar posse.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação
SECOM/CPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário