FOI REALMENTE UM GRANDE ESFORÇO DA SEE ACHAR "MELHORAS" NOS ÍNDICES DO IDESP DIVULGADOS ONTEM PELO SEU SITE OFICIAL,MAS A "MAQUIAGEM" NÃO FUNCIONOU,POIS A MÍDIA JORNALISTICA FAZ OUTRA ANÁLISE E DESTACA QUE MAIS DA METADE DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL SAEM DO ENSINO MÉDIO COM DOMÍNIO ABAIXO DO BÁSICO EM MATEMÁTICA, DIVULGA AINDA QUE 34,4 % DESTES ALUNOS NÃO DOMINAM NEM O BÁSICO DE LÍNGUA PORTUGUESA .
ISSO É UM ABSURDO !
KANT EM SUA SABEDORIA ADVERTIU A SOCIEDADE DE QUE É NO PROBLEMA DA EDUCAÇÃO QUE SE ASSENTA O GRANDE SEGREDO DO APERFEIÇOAMENTO DA HUMANIDADE.
UMA EDUCAÇÃO CAÓTICA GERA UMA SOCIEDADE DECADENTE E CAÓTICA. ISSO PORQUE COLHEMOS AQUILO QUE PLANTAMOS.
ARTHUR LEWIS AFIRMA QUE EDUCAÇÃO NUNCA FOI DESPESA.SEMPRE FOI INVESTIMENTO COM RETORNO GARANTIDO.
O QUE PODEMOS ESPERAR DE UMA POLITICA EDUCACIONAL QUE DESVALORIZA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ???
A EDUCAÇÃO PAULISTA NÃO PRECISA DE BÔNUS,PRECISA DE SALÁRIOS DIGNOS E PLANO DE CARREIRA COERENTE COM AS NECESSIDADES DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS ESCOLAS.
OS "EDUCADORES DE GABINETE" ESQUECEM QUE A VERDADEIRA EDUCAÇÃO ACONTECE NAS ESCOLAS E NO COTIDIANO ESCOLAR,SE OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESTE ESPAÇO ESTÃO DESMOTIVADOS,DESRESPEITADOS, INSEGUROS E ATÉ DOENTES COMO PODEM GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ? NÃO ADIANTA PLANOS MIRABOLANTES DOS GABINETES SE O PROBLEMA NÃO FOR TRATADO NA RAIZ,OU SEJA A VALORIZAÇÃO DE "TODOS" PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO.
09/03/2013 07:00
Só 4,5% dos alunos do estado sabem matemática
FABIO PAGOTTO
Só 0,3% dos alunos das escolas estaduais de São Paulo chegaram ao final do ensino médio com o domínio considerado avançado de matemática no ano de 2012.
O porcentual permaneceu o mesmo das pesquisas de 2011 e de 2010.
O dado é da pesquisa Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria da Educação do Estado.
Uma minoria de alunos, 4,5%, teve proficiência considerada adequada em matemática no ano passado. O porcentual, porém, vem subindo: 3,6% em 2010 e 4,2% em 2011.
Mais da metade dos alunos, 55,8%, saem do ensino médio com domínio abaixo do básico da disciplina, em relação a 58,4% em 2011 e 57,7% em 2010. O domínio básico de matemática aumentou de 37,1% em 2011 para 39,4% em 2012.
Na disciplina de língua portuguesa apenas 0,5% dos alunos foram considerados como tendo nível de proficiência avançado no ano passado, menos do que os 0,7% do ano de 2011.
Já os que tiveram aproveitamento considerado abaixo do básico subiram de 38,4% no ano retrasado para 38,8% em 2012
Em língua portuguesa, só 0,5% tem nível de proficiência avançado e 34,4% não dominam nem o básico quando sai da escola.
Cai o Idesp global
O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) global, média da nota do ensino fundamental e do ensino médio, caiu de 2,61 em 2011 para 2,59 no ano passado.
O Idesp combina as notas das disciplinas e leva em conta também indicadores de aprovação, reprovação e abandono.
Levando em conta apenas as notas do ensino médio, porém, o Idesp aumentou de 1,78, em 2011 para 1,91, em 2012.
O índice é usado pelo governo para calcular o bônus pago aos professores da rede estadual.
Estado amplia modelo de tempo integral
Iniciado em 2012 em 16 escolas de ensino médio, o programa de ensino em tempo integral foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, incluindo o ciclo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
O novo modelo é implantado mediante adesão, a partir de consulta feita a escolas pré-selecionadas, segundo a Secretaria do Estado da Educação.
1,87 milhão de alunos cursaram o ensino médio em 2011
Saresp avalia estudo paulista há 17 anos
Criado em 1996 pelo governador Mario Covas, o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar) é aplicado aos alunos dos ensinos fundamental e médio no final do ano letivo.
FONTE: http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/45930/So+4,5%25+dos+alunos+do+estado+sabem+matematica
09/03/2013 - 05h00
Cresce número de alunos da rede estadual com baixo conhecimento
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
O número de estudantes da rede estadual com conhecimento insuficiente no ensino fundamental aumentou em 2012, aponta avaliação do próprio governo.
Já no ensino médio caiu.
Os dados foram divulgados pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) ontem à noite.
A base é o Saresp, avaliação do governo que prevê provas de português e de matemática.
Segundo o levantamento, a proporção de alunos "abaixo do básico" em matemática no 5º ano do fundamental aumentou 7% em um ano. Agora, são 27,9% no patamar mais baixo da escala.
Nele, diz o governo, o estudante demonstra "domínio insuficiente" dos conteúdos para a série em que se encontra.
No patamar mais alto, o "avançado", a proporção foi de 9,6% para 9,7%.
Já no ensino médio, a proporção de alunos com conhecimento abaixo do esperado caiu de 58,4% para 55,8% em matemática.
A variação em português foi similar, ainda que com intensidade menor.
A Secretaria Estadual da Educação, em nota, afirma que investigará as causas das quedas, para então "intensificar as ações pedagógicas".
A pasta disse ainda esperar que os indicadores melhorem com a ampliação das avaliações que ajudam a determinar quais estudantes passarão por recuperação.
Até 2012, a ferramenta era utilizada no 6º e 7º anos do fundamental e nos dois primeiros anos do ensino médio.
Agora, será usada em todas as séries a partir do 6º ano. "No geral, vemos um cenário de estabilização. Num patamar baixo", diz o pesquisador Ocimar Alavarse, da USP.
"O Estado fez mudanças, implementou apostilas, e o resultado não está aparecendo. Ao que parece, é preciso repensar todas as políticas."
A variação da qualidade da educação no Estado diverge do que é visto no restante do país, onde o ensino médio está estagnado e o fundamental, melhorando. As metodologias, porém, são diferentes.
EXIGÊNCIA MENOR
A exigência do governo estadual para definir se o aluno tem conhecimento suficiente é menor do que a fixada por pesquisadores da área.
Numa escala de 0 a 500 pontos, o Estado entende que o aluno já tem conhecimentos suficientes a partir do 175, em matemática no 5º ano do ensino fundamental.
Para a ONG Todos pela Educação, que reúne pesquisadores, gestores e empresários, o esperado é que o aluno tenha 225 pontos. Se adotada essa lógica, a proporção com conhecimento insuficiente subiria dos 27,9% para 63,3%. No ensino médio, iria a 95,2%.
fonte :http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1243548-cresce-numero-de-alunos-da-rede-estadual-com-baixo-conhecimento.shtml
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