quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO PAULISTA :O RESGATE DE UMA ESCOLA MODERNA QUE DEIXOU DE FORA MUITA COISA IMPORTANTE !

As manifestações que tomaram conta do país nos últimos meese começam a colher seus resultados um deles na cidade de São Paulo onde a prefeitura anunciou um reforma do sistema educacional do município,segundo o Prefeito Haddad  uma especie de fusão entre "ideias velhas e boas e ideias novas e boas". Essa reforma busca segundo ele " um resgate de uma escola que está presente na memória de muita gente, e que passou por um suposto processo de modernização que deixou muita coisa de fora que era importante".

Prefeitura de SP lança projeto que cria



 

três ciclos no ensino fundamental

Proposta obriga a aplicação de lição de casa, provas bimestrais e boletim.
Aluno poderá repetir de ano em cinco séries e também 'ficar de DP'


 15/08/2013 02h00 - Atualizado em 15/08/2013 06h59
Prefeitura de São Paulo anuncia nesta quinta-feira (15) uma proposta de reforma do sistema educacional. Voltada a todos os níveis de ensino, o programa inclui mudanças como a divisão do ensino fundamental em três ciclos, em vez dos dois atuais, e a retomada da obrigatoriedade da lição de casa, boletins e provas bimestrais, entre outros.
Além disso, propõe a possibilidade de repetência em cinco estágios do ensino básico e cria um sistema de dependência (popularmente conhecido como "ficar de DP"), quando o aluno é reprovado em algumas disciplinas, mas passa de ano e, na série seguinte, tem que cursar aulas de recuperação específicas.
O prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou que decidiu reduzir os níveis onde havia aprovação automática por acreditar que opor os conceitos de repetência e aprovação automática é uma "armadilha". Segundo a proposta do governo, os alunos poderão ser retidos no 3º e no 6º ano, quando se encerram os dois primeiros ciclos, e nos três últimos anos do fundamental, durante o terceiro ciclo.
O projeto será lançado oficialmente às 10h pelo secretário municipal de Educação, César Callegari. Após o lançamento, a população paulistana terá até 15 de setembro para enviar comentários sobre os itens sugeridos pelo sitewww.maiseducacaosaopaulo.com.br, que vai entrar no ar nesta quinta. Segundo Callegari, a intenção da prefeitura é que o ano letivo de 2014 já comece dentro da nova formatação para todos os cerca de 940 mil alunos, 84 mil professores e 2.722 escolas da rede.
Veja os principais pontos do Mais Educação São Paulo:
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NÍVEL
COMO É HOJE EM SP
PROPOSTA DA PREFEITURA
Ensino fundamental

1) Estrutura:
Dividido em fundamental I (do 1º ao 5º ano) e fundamental II (do 6º ao 9º ano)
1) Estrutura: 
Dividir o fundamental em 3 ciclos:
- alfabetização (do 1º ao 3º ano)
- interdisciplinar (do 4º ao 6º ano)
- autoral (do 7º ao 9º ano)
2) Grade curricular: 
Até o 5º ano, alunos têm apenas um professor (generalista); a partir do 6º, passam a ter aula com vários professores (especialistas)
2) Grade curricular:
- Entre o 4º e o 6º ano, fazer uma transição gradual do modelo de generalistas para o de especialistas, com ênfase em projetos interdisciplinares
- No ciclo autoral, os alunos deverão fazer um Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC), obrigatório para terminar o 9º ano
3) Avaliação: 
As escolas têm autonomia para decidir se enviam lição de casa e boletim escolar para os pais, e se aplicam provas bimestrais; há reforço durante o ano letivo
3) Avaliação:
Tornar obrigatórios:
- prova bimestral, lição de casa e boletim
- reforço durante o ano letivo e nas férias
- notas de zero a dez a partir do 2º ciclo
Opção de deixar o aluno de dependência (para o ciclo autoral);
Atrelar o desempenho no Ideb ao Prêmio de Desenvolvimento Educacional
4) Educação Integral: 
Meta de ter 100 mil alunos inscritos no Mais Educação do MEC até 2016
4) Educação Integral:
Em 2013, 236 escolas com 70 mil já se candidataram
5) Vagas: 
Hoje 23 escolas ainda funcionam em três turnos, conhecido como 'turno da fome'
5) Vagas:
- Acabar com o turno da fome construindo 38 escolas com 63.293 vagas
- Construir 20 CEUs, pelo menos metade deles aproveitando as estruturas de Clubes Escola
Educação infantil
1) Vagas:
A fila de espera nas creches é de 127 mil crianças; Na pré-escola, nova lei do MEC exige que todas as crianças a partir de 4 anos estejam na escola
1) Vagas:
- Construir 253 creches com 52.998 vagas
- Construir 66 pré-escolas com 35.530 vagas
2) Currículo: Hoje não há um currículo único na educação infantil
2) Currículo:
Criar um currículo integrado para a educação infantil
3) Avaliação:
Hoje não há um sistema de avaliação da qualidade da pré-escola
3) Avaliação:
Usar indicadores do MEC e da Secretaria Municipal de Educação para criar um sistema de avaliação específico para este nível de ensino
Ensino médio
1) Currículo: 
Hoje há oito escolas municipais que oferecem o ensino médio com currículo regular
1) Currículo:
- Articular o currículo dessas escolas com parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
- Dar ênfase no currículo às tecnologias de informação e comunicação
Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
1) Currículo:
O sistema de ensino é focado nas aulas do currículo regular
1) Currículo:
- Firmar parcerias com o Senai e o Senac para aproximar os alunos do EJA a cursos técnicos e profissionalizantes
2) Avaliação:
Atualmente não existe um sistema único de avaliação dos alunos do EJA
2) Avaliação:
- Criar sistema para avaliar a qualidade do EJA
Professores
1) Formação: 
Professores podem definir em que área fazer cursos de especialização e pós-graduação; formação continuada soma pontos na progressão da carreira
1) Formação:
Credenciar 31 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUs para oferecer formação semi-presencial a professores da rede com temas vinculados às necessidades do sistema, entre elas as técnicas de didática
2) Carga horária:
Atualmente, os professores já têm uma carga horária definida no currículo e na grade horária existentes
2) Carga horária:
- Não alterar as jornadas dos professores durante a implantação do novo formato de grade curricular
- Aproveitar o horário livre dos professores substitutos
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Ideias velhas e novas
Em conversa com jornalistas na quarta-feira (14), Haddad afirmou que, desde a campanha eleitoral e o início de sua gestão, sua equipe de governo analisou a realidade das escolas municipais e o diagnóstico para todos os níveis de ensino apontava a pouca "exposição" que os moradores de São Paulo têm à educação.
Ele diz que o governo adotou "ideias velhas e boas e ideias novas e boas" para encontrar soluções ao problema. "É um resgate de uma escola que está presente na memória de muita gente, e que passou por um suposto processo de modernização que deixou muita coisa de fora que era importante", explicou Haddad.
Segundo o secretário César Callegari, o objetivo da proposta é transformar a rede municipal e integrá-la a outras iniciativas, além de tornar as escolas "mais autônomas, mais fortes e mais responsáveis". Ele afirmou que a proposta inclui maior repasse às escolas e apoio da prefeitura à preparação dos professores para as mudanças na grade horária e no currículo. Uma das medidas é abrir o banco de questões das avaliações municipais para que os professores possam elaborar provas, e criar um sistema informatizado para os pais e alunos acessarem os boletins escolares.
A assessoria de imprensa da secretaria afirmou que todos os comentários enviados por meio do site serão privados. Após o período de consulta, Callegari explicou que o governo municipal precisará produzir decretos e outros atos administrativos, incluindo a alteração do regimento comum das escolas, para que as mudanças saiam do papel a partir de 2014.

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