domingo, 6 de dezembro de 2015


Virada Ocupação celebra suspensão de reorganização de escolas em SP


06/12/2015 16h33 - Atualizado em 06/12/2015 17h25

Evento tem shows como o do cantor Criolo, o primeiro a se apresentar.
Comemoração acontece na Zona Oeste, diante de escola ocupada.


06/12/2015 16h33 - Atualizado em 06/12/2015 17h25
Fábio TitoDo G1 São Paulo
Estudantes acompanham show durante a Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)Estudantes acompanham show durante a Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)













O cantor Criolo e diversos outros artistas se apresentam na tarde deste domingo (6) no evento Virada Ocupação, que celebra as manifestações das últimas semanas contra a reorganização da rede estadual de ensino de São Paulo e a suspensão das mudanças anunciadas pela Secretaria da Educação. O adiamento foi comunicado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na sexta-feira (4) e confirmado em Diário Oficial no sábado (5).
A Virada Ocupação acontece em uma praça da Rua Cristiano Viana, no Sumaré, Zona Oeste de São Paulo. A praça fica em frente à Escola Professor Antônio Alves Cruz, uma das 195 ocupadas por estudantes contrários à reorganização. O número é da Secretaria da Educação. Já a Apeoesp, o sindicato dos professores, afirma que são 205 as unidades ocupadas.
A virada foi convocada pela Rede Minha Sampa, que se define como uma rede de alerta e mobilização independente e “em prol de São Paulo”. Segundo a rede, também farão apresentações neste domingo as seguintes bandas e artistas: Maria Gadú, Bárbara Eugênia, Vanguart, Cidadão Instigado, Céu, Pequeno Cidadão, Paulo Miklos, Tiê e André Whoong, Arnaldo Antunes, Vespas Mandarinas, 2 Reis, Pitty, Chico César, Fresno, Bixiga 70, Yiago Iorc, Lucas Santana, Karina Buhr e Metá Metá.
As apresentações começaram às 15h45 com o cantor Criolo. “Estou aqui por cidadania, por uma escola pública de qualidade. Não tem nada a ver com partido político, não tem nada a ver com guerra por poder. São crianças ensinando a nós, adultos, como a gente pode melhorar”, diz.
Vários estudantes compareceram ao evento com faixas e cartazes contendo frases bastante usadas por eles nos protestos contra a reorganização das escolas. “Tira a minha escola e eu tiro o seu sossego”, diz um dos cartazes.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, com a suspensão da reorganização, as medidas para reestruturar a rede serão discutidas com pais e alunos ao longo de 2016.
Segundo a Secretaria da Educação, o objetivo da reorganização era melhorar o ensino concentrando alunos de determinadas faixas etárias em escolas de ciclo único. No processo, 93 escolas seriam fechadas.
Estudantes durante Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)Estudantes durante Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)
Criolo se apresenta na Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)Criolo se apresenta na Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)
Protesto
Manifestantes voltaram a protestar no sábado contra a reestruturação do ensino paulista. Um grupo caminhou pela Avenida Paulista e pela Rua da Consolação até a Praça da República, onde fica a Secretaria da Educação. Eles pediram o cancelamento da reorganização escolar no estado.
Os manifestantes levaram faixas e cartazes dizendo que "a luta só acaba quando a vitória for completa". O protesto começou às 15h e acabou por volta das 18h.
O protesto foi pacífico. A Polícia Militar acompanhou o trajeto. Alguns estudantes fizeram um "catracaço" no Metrô República, saltando ou passando por baixo das catracas. Houve um princípio de confusão com os seguranças do Metrô, mas o tumulto acabou rapidamente.
Vitrola Sintética em apresentação na Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)Vitrola Sintética em apresentação na Virada Ocupação (Foto: Fabio Tito/G1)
fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/escolas-ocupadas/noticia/2015/12/virada-ocupacao-celebra-suspensao-de-reorganizacao-de-escolas-em-sp.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário