terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FÉRIAS SÃO PARA DESCANSAR


Neste "finalzimho" de férias...reflita...ainda da tempo pra 'RELAXAR'  curtir.afinal de contas...você merece !


FÉRIAS SÃO PARA DESCANSAR



Professor é uma das principais funções de uma sociedade que se renova a cada 20 anos e, desde pequeno, vejo que os professores são tratados como máquinas que, mesmo em férias, revistas e artigos trazem reflexões, para eles, dizendo no que pensar e repensar neste momento de descanso. Isso é uma perda de tempo!
Aposto que todos que lerão este artigo pensarão e dirão que estou sem meus sentidos e ficarão estupefatos em lerem isso! Mas volto a afirmar, férias de julho são para descansar.
Digo isso com propriedade, porque durante o primeiro semestre somos “massacrados” por todos os lados para fazermos um trabalho reflexivo, avaliativo e positivo. E em todos os dias e finais de semanas, nós, professores, usamos nosso tempo, sem recebermos por isso, criando e corrigindo trabalhos e avaliações, além de lermos e repensarmos nossas práticas em sala e planejarmos, via plano de aula, os próximos conteúdos. Ufa! Quanta coisa!
Então, chegando ao fim do segundo bimestre, todos: alunos e professores, pedimos por férias e estamos nelas. Agora, para quê ficar dizendo que professor nas férias precisa repensar suas estratégias e planejar futuros passos? Acho totalmente desnecessário. Tendo em vista que em nenhuma profissão, alguém sai em férias e fica repensando suas estratégias.
Professor é humano e precisa descansar a mente como profissão. Ler, aprender e refletir ficará por conta de cada um. Mas não podemos fazer com que isso vire algo obrigatório para a profissão.
As férias existem para fazer com que o ser humano tenha uma “liberdade” mental, para que, ao voltar, possa ter novas visões e tenha ânimo para seus novos desafios. Portanto, esta é a hora de curtir a família. Assistir a um bom filme. Ler um bom livro e ficar com pessoas que durante o semestre não há tempo para compartilhar risadas e momentos.
O refletir sobre estratégias virá quando estiver relaxado. Assim, quando achar algo pertinente à aprendizagem para seus alunos no próximo semestre, irá sorrir, sentindo saudades da sala de aula. Quando isso acontecer, saiba que suas férias estão sendo “incrivilhosas” e quando voltares à escola será com 100% de estímulos positivos, transformando a saudade em um ambiente propício a um pleno aprendizado.
Divirta-se professor!
Fonte https://professoralexdefranca.wordpress.com/dicas/dicas-para-diretores/artigo-ferias-sao-para-descansar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário