segunda-feira, 14 de março de 2016

A proposta de incorporar o bônus ao salário do professor volta a ganhar força.

A proposta de incorporar o bônus ao salário do professor volta a ganhar força, entre muitos estudiosos da educação. O pagamento do bônus não garantiu a qualidade de Ensino,isso porque  está não está vinculada a premiações, passa por outros critérios e a Rede estadual de educação não "descobriu a Pedra filosofal" da qualidade de ensino através da bonificação como já foi discurso de administrações anteriores...pelo contrário,temos um número cada vez maior de escolas sucateadas e consequentemente uma qualidade de ensino precária. 
SP: incorporar o bônus
Sex, 11 de Março 2016 - 15:50

Por: Luiz Carlos de Freitas* - Blog do Freitas - 10.03
Avaliação Educacional

A solução para resolver o problema do aumento salarial para os professores da rede do estado de São Paulo está indicada corretamente pelo Sindicato dos Professores – APEOESP : incorporar o bônus ao salário dos professores como aumento salarial.
“Saímos com zero de reajuste no ano passado. Um professor de educação básica com nível universitário ganha R$ 2.420 por 40 horas semanais. Se tiver zero de reajuste de novo, vão condenar o professor à miséria”, afirmou a sindicalista. A dirigente aponta ainda que não há comprovação de que o bônus melhore o desempenho dos colégios.”
Pagamento de bônus é um dinheiro que é mal gasto. Bônus nunca melhorou a educação em nenhuma parte do mundo. A Cidade de Nova York, de onde São Paulo copiou a moda, já parou há muito tempo de pagar bônus e a argumentação de Bloomberg, então Prefeito que implantou e o suspendeu, foi exatamente a de que não queria continuar jogando dinheiro no lixo. São Paulo continua a jogar. O Estado utiliza a solução há mais de uma década sem que tenha nenhum sucesso.
“O prefeito [de Nova York] argumentou que há apenas uma maneira de se saber se novas abordagens funcionam – e esta é experimentá-las.
“Eu acho que deveríamos ter orgulho disso – do fato de que temos a coragem de sentar-se lá e dizer que achávamos que era uma boa ideia [pagar bônus aos professores], não funcionou e estamos parando-a”, disse ele. “Nós não vamos desperdiçar o dinheiro público.”
Portanto, ao invés de deixar os professores do estado novamente sem reajuste, uma boa destinação para estes recursos é a sua incorporação ao salário dos professores, encerrando esta experiência que não tem repercussão na qualidade da educação paulista. Alguns “sacerdotes” da ideia irão protestar, mas sem fundamento.
* Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil
Fonte : http://www.apeoesp.org.br/noticias/noticias-2016/sp-incorporar-o-bonus/

8 comentários:

  1. Absurdo isso, todo trabalhador tem direito a participação de lucros que nada mais é que bonus... Só professor se recusa a receber bonus por conta de aumento de salário, aumento é lei , tem que ser exigido de outra forma, nao tirando o bonus, temos direito a bonus e a aumento real!! Caraca que papo mais besta esse, ou uma coisa ou outra!!! Isso pq são professores!! Se acham muito espertos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rener. Acredito que em empresas que tem como finalidade FABRICAR coisas e dessas lucrarem com suas vendas, o empregado sem duvida nenhuma têm direito ao bônus ou a participação de lucros. Contudo, trabalhamos com seres humanos e não com coisas. Estabelecer metas para o sistema de ensino é absurdo. Não fabricamos aprendizagem nos alunos pois eles são seres organicos e independentes, não há como apontar metas e sermos gratificados como se LUCRO. A sociedade como um todo terá o retorno do nosso trabalho. Afinal, para que vc escrevesse uma bobeira como vc escreveu, com toda certeza vc teve um professor. Só faltou um professor na tua vida para que pudesse refletir qual o papel do PROFESSOR na sociedade, não é verdade? Não recusamos o tal do bonus, recusamos e nos sentimos enojados da forma como nos é empregado. Pra finalizar, nós não nos achamos espertos. Nós temos a devida certeza de que somos. Sucesso na sua vida.

      Excluir
  2. Dinheiro repassado pelo governo federal assegurado por lei na garantia sobre o índice alcançado na avaliação saresp que teria que ser pago sem choro, afinal somos professores que corrermos atrás para fazer com que os alunos alcance essa meta... Daí vem o sindicato é quer resolver sozinho sem ao menos saber se todos aceitam. Todos nós sabemos que poderemos perder o direito a gratificação é ainda recebermos talvez uns 2% de aumento e quem sabe dividido em 2 anos. É teremos que nos dar por satisfeitos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria muito de acreditar nisso, mas será que o dinheiro do FUNDEF pode ser incorporado ao salário? e com essa conversa de que não prazo definido para esta incorporação, será que não vão nos levar em banho maria e acabar ficando mais um ano sem reajuste e também sem o bonus?

    ResponderExcluir
  4. "não queria continuar jogando dinheiro no lixo" “Nós não vamos desperdiçar o dinheiro público.”
    Não concordo que eu, um Professor que dá o sangue todos os dias, seja citado desta forma, com relação ao bônus. :(

    ResponderExcluir
  5. O certo seria fedelarizar, o dinheiro quem do governo federal, vai direto pro salário do professor, sem intermediários, como os estados e as prefeituras fazem, projeto tem nome e autor, o senador Cristóvão Buarque

    ResponderExcluir
  6. Sim senhores, ficaremos sem aumento e sem bônus. A Apeoesp fala em nome de todos, sendo que muitos, como eu, não somos mais filiados a esse sindicato.

    ResponderExcluir
  7. E daí vai ter bônus ou não?

    ResponderExcluir