domingo, 19 de setembro de 2010

POLÊMICA MÁQUINA DE CAMISINHA NA ESCOLA VAI DAR MUITO PANO PRA MANGA...

Notícias como esta me faz questionar : O que realmente  pretendem nossas autoridades em relação à educação brasileira ?
O censo esta ai... divulgando cada vez mais nossa fragilidade educacional em todo território nacional, pois faltam escolas adequadas ,faltam materiais essenciais nas salas de aula, falta merenda escolar,até saneamento básico ...e  nossos Professores ???Tem piso salarial nacional mas  não sai do papel , profissionais da educação brasilera continuam recebendo  salários vergonhosos.Cadê as verbas destinadas ao incentivo do ensino fundamental?
Cadê os investimentos no  ensino médio?
Verba para máquina de camisnha tem???Isso é uma atitude no mínimo inconsequente  ,o governo vai investir milhões em uma campanha que parece mais  incentivar os adolescentes e jovens a prática “desenfreada” do sexo do que combater as DSTs e o HIV.
Não é minha intenção bater na mesma tecla sobre a importância da escola  abordar a questão da sexualidae , isso porque precisa e deve orientar sexualmente as crianças e adolescentes,o problema que vejo nisto é a forma que os “pacotes educacionais”  caem nas cabeças dos professores  que  além de dar conta de suas disciplinas são obrigados a lidar com as mais variadas  obrigações que lhes são impostas pela sociedade ,como campanha da boa visão,da audição,contra a Dengue,H1N1,trânsito,drogas,etc
Conforme variados indices divulgados recentemente parece que o Brasil tem uma das piores escolas do ranking mundial e não cumpre seu papel como deveria,isso porque  sem dúvida alguma não é levada à sério pelos goverrnantes e nem pelos poder legislativo que são eleitos para representar o povo,será que esse pessoal sabe as consequências de um projeto deste em uma escola???  A meu ver a maquina de camisinha será um grande problema pois será interpretada como um Incentivo à iniciação sexual prematura e  irresponsavel de adolescentes que estão com seus hormônios fervilhando...como minha mãe já dizia: vai ser colocar um fóforo acesso ao aldo de um barril de pólvora.
Seria interessante o governo buscar garantir saneamento basíco nas escolas que foram apontadas pelo IBGE e no mínimo naquelas que já tem ...garantir o bom e saudável papel higiênco no banheiro dos alunos...que na hora do número dois  faz muita falta !

Máquina de Camisinha chega as escolas

Projeto Piloto começa em 2011 em 3 Estados e será testado por 6 meses

Valérya Próspero 
Especial para o Zine 
Adolescentes entre 13 e 19 anos são mais vulneráveis à infecção pelo vírus do HIV, além da elevada ocorrência de casos de gravidez indesejada, revelam estudos do Ministério da Saúde (MS), que desenvolveu um projeto com o objetivo de implantar máquinas de camisinhas nas escolas públicas brasileiras. A proposta completou 4 anos e agora o Projeto Piloto vai entrar em ação. No começo do próximo ano, 6 escolas localizadas em Florianópolis, João Pessoa e no Distrito Federal vão receber 40 máquinas. O Piloto terá a duração de 6 meses e depois dos resultados serem avaliados, o MS vai decidir se a proposta entra ou não em vigor. As cidades escolhidas são participantes do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), um projeto do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde. As máquinas foram projetadas e desenvolvidas pelo Instituo Federal de Santa Catarina.
As dúvidas que cercam a proposta se dão muito mais em função do desconhecimento do Projeto e por esse motivo acabam provocando muita polêmica . De acordo com informações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde somente os estudantes do Ensino Médio terão acesso a uma senha para retirar os preservativos, que serão distribuídos da maneira que cada escola entender que seja melhor. Por enquanto não existe uma cota definida por aluno.
As escolas públicas terão liberdade para escolher onde as máquinas serão colocadas. Mas a sugestão do MS é que fiquem nos banheiros, ideia que foi bem aceita pelos alunos por acreditarem ser um local mais discreto. Os preservativos masculinos disponíveis terão 3 tamanhos (49mm, 52mm e 55mm) e as alunas também terão total acesso às máquinas.
As escolas que receberem as máquinas deverão promover campanhas e discussões sobre educação sexual como condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário