segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ASSEDIO MORAL NA ESCOLA

NOS ÚLTIMOS ANOS O MAGISTÉRIO PAULISTA PASSOU POR UM ASSÉDIO MORAL COLETIVO...FOI TRAUMÁTICO...NEM SUPERAMOS OS TRAUMAS E LÁ VEM UM NOVO ANO LETIVO E TODO INICIO DE ANO ENFRENTAMOS UM PERÍODO  MUITO TENSO NA REDE PUBLICA ESTADUAL .
A SITUAÇÃO SE AGRAVA DEVIDO A CRISE PROVOCADA PELA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR QUE CRIOU A DIVISÃO DOS TEMPORÁRIOS EM CATEGORIAS,ESSA DIVISÃO  FOI MARCADA PELA OBRIGATORIEDADE DE UMA PROVA QUE NÃO PROVA A COMPETÊNCIA DE NINGUÉM  E QUE TEVE VÁRIAS QUESTÕES ANULADAS DEVIDO ERROS GRITANTES...O QUE TORNA TAL AVALIAÇÃO NO MÍNIMO RIDÍCULA E HILÁRIA. 
ESSA DIVISÃO EM CATEGORIAS SÓ SERVIU PARA DESESTIMULAR O MAGISTÉRIO, ACIRRAR AINDA MAIS A COMPETIVIDADE E CAUSAR MAIS DESEMPREGO.
OS POUCOS PROFESSORES QUE AINDA INSISTEM NA PROFISSÃO...ALGUNS QUASE SE APOSENTANDO COMO TEMPORÁRIOS  PASSAM POR UMA VERDADEIRA DESTRUIÇÃO PSICOLÓGICA NESTES DIAS,OS NERVOS FICAM EM FRANGALHOS DEVIDO   ÁS INCERTEZAS,O MEDO DO DESEMPREGO,AS INJUSTIÇAS DO SISTEMA...E PRINCIPALMENTE A FALTA DE EDUCAÇÃO E MAUS TRATOS DE "SUPERIORES " QUE TAMBÉM ESTÃO"STRESSADOS" DEVIDO A SOBRECARGA DE TRABALHO NAS ATRIBUIÇÕES... É NECESSÁRIO MUITA CALMA NESSA "HORA".
SÓ PARA LEMBRAR TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO, ESTOU POSTANDO A CARACTERIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS  PARA A SAÚDE DO PROFESSOR E TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO, ISSO É SEM DÚVIDA UMA DAS CAUSAS DO FRACASSO DA ESCOLA PÚBLICA QUE INTERAGE COM OUTROS FATÔRES E LEVAM O EDUCAÇÃO BRASILEIRA AO CAOS...O QUE ME LEVOU A FAZER ESTA POSTAGEM FOI O CONTATO COM MUITAS PESSOAS QUE SOFRERAM ESTE PROBLEMA NESTE PERÍODO DE ATRIBUIÇÃO...E O DESEJO DE CHAMAR A ATENÇÃO PARA ESTE PROBLEMA QUE EM MUITOS CASOS SE ESTENDE AO LONGO DO ANO LETIVO...ENTENDO A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO QUE VISA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS E ISSO PASSA NECESSARIAMENTE PELA FIGURA DO EDUCADOR E DOS DEMAIS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ANTES DE CHEGAR AO ALUNO ,PORTANTO É DEVER DA SEE E ORGÃOS SUPERIORES PROPOREM ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA A ELIMINAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE ABUSO DE PODER,ASSÉDIO MORAL E TRATAMENTO DEGRADANTE DE PESSOAS.RESPEITO É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DE UMA ESCOLA CIDADÃ...ALUNOS E PROFESSORES MERECEM DIGNIDADE....
VEJAMOS NESTE QUADRO ALGUNS DOS PROBLEMAS QUE FREQUENTEMENTE ENCONTRAMOS NAS ECSOLAS:
  • Endurecimento e esfriamento das relações no ambiente de trabalho;
  • Dificuldade para enfrentar as agressões e interagir em equipe;
  • Isolamento de internalização;
  • Sentimento de pouca utilidade, de fracasso e de “coisificação”;
  • Falta de entusiasmo pelo trabalho;
  • Falta de equilíbrio quanto às manifestações emocionais, por exemplo, com crises de choro ou de raiva;
  • Diminuição da produtividade;
  • Aumento do absenteísmo;
  • Demissão;
  • Desemprego; Enfraquecimento da saúde;
  • Tensão nos relacionamentos afetivos;
  • Suicídio.


(Fonte: Mannrich, Nelson. Revista de Direito do Trabalho, 103, Ano 27, julho-setembro, 2001)

VEJA ALGUNS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE O ASSUNTO:

O que é Assédio Moral
É toda e qualquer conduta abusiva (gestos, palavras, escritos, comportamentos, atitudes, etc.) que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
Pode dar-se de um superior para um inferior; de um inferior para um superior, ou entre iguais.
As condutas mais comuns são:
    - instruções confusas e imprecisas ao(à) trabalhador(a);
    - dificultar o trabalho;
    - atribuir erros imaginários ao(à) trabalhador(a);
    - exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes;
    - sobrecarga de tarefas;
    -ignorar a presença do(a) trabalhador(a), ou não o (a) cumprimentar ou, ainda, não lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente;
    - fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto ao(à) trabalhador(a) em público;
    - impor horários injustificados;
    - retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho;
    - agressão física ou verbal, quando estão sós o(a) assediador(a) e a vítima;
    - revista vexatória;
    - restrição ao uso de sanitários;
    - ameaças;
    -  insultos;
    -  isolamento.
Legislação
Lei Nº 12.250, de 9 de fevereiro de 2006 (SP). Veda o Assédio Moral no âmbito da administração pública estadual direta, indireta e fundações públicas.
Lei Nº 13.036, de 29 de maio de 2008 (SP). Institui o "Dia Estadual de Luta Contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho", a ser comemorado, anualmente, no dia 2 de maio.
O que não é Assédio Moral
- Exigir que cada um cumpra suas atribuições e faça o seu trabalho, com zelo, dedicação e eficiência.
- Exigir que cada um comporte-se, no ambiente de trabalho, de acordo com as normas legais e regimentais.
- Exigir, de cada um, o respeito a todos os demais.
- Exigir, de todos, o respeito à legislação.
EU TENHO ÉTICA 1

Assédio Moral

, por Augusto Campos 


 Assédio moral é a exposição de um subordinado ou parceiro a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, no exercício de suas funções. O assédio moral geralmente acontece devido a abuso do poder pela autoridade, e pode provocar um cenário de discriminação dentro da organização, eventualmente culminando no fim da relação de trabalho e emprego.



[...]
(…) Por definição, sacrificar-se é privar-se em benefício de outrem. Uma coisa é o esforço, o desafio, a outra é o sacrifício, o sofrimento; e em se tratando de relações trabalhistas, sofrer não deve ser condição nem muito menos conseqüência, ainda mais quando é resultado de situações de humilhação, constrangimento e submissão. Situações essas que caracterizam o assédio moral.
O conceito, bem como a idéia, não é tão recente assim. O assédio moral no trabalho é um fenômeno antigo, mas que vem recebendo destaque pela mídia nos últimos tempos devido a tendência de tornar as relações de trabalho mais transparentes e justas. É um fenômeno mundial, que consiste em degradar as condições de trabalho através de ofensas, pressão e críticas excessivas das autoridades sobre seus subordinados.
O assédio moral acontece devido ao abuso do poder, provocando um cenário de discriminação dentro da empresa.
O medo do desemprego é uma das principais causas desse fenômeno. Para garantir seu emprego, o funcionário sujeita-se a atitudes anti-profissionais; o chefe, por seu lado, transfere toda a insegurança para sua equipe através de atitudes autoritárias. ” Quando o funcionário está com a auto-estima rebaixada, ele não se reconhece como profissional, ficando predisposto a qualquer tipo de assédio” Mas essa situação só prolifera quando favorecida por ambas as partes, Chefes autoritários buscam funcionários submissos; e vice-versa. A situação só irá perpetuar se o funcionário permitir.” (…)
EU TENHO ÉTICA!
FONTE: http://www.efetividade.net/2008/08/12/assedio-moral/

PESSSOAS QUE SOFREM ASSSÉDIO MORAL

Um comentário:

  1. Nas escolas da Bahia é o que mais se encontra, na escola onde trabalho, a nova diretora já armou suas garras contra uma professora do matutino, e conosco faz ameaças frequentes. Entretanto ele teme alguns professores por serem mais esclarecidos quanto aos seus direitos.

    ResponderExcluir