NÃO ME SURPREENDE NADA A NOTICIA DE QUE O BRASIL NEM MESMO APARECE NA LISTA DAS 199 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO, CONSIDERANDO NOSSA HISTÓRIA E A CONFUSA POLÍTICA EDUCACIONAL PRATICADA AQUI AO LONGO DESTES QUINHENTOS E POUCOS ANOS, O RESULTADO SÓ PODERIA SER NO MÍNIMO DESASTROSO.
NOSSO PAIS NÃO VALORIZA A EDUCAÇÃO,NOTA-SE ISSO NA SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES EM TODO PAÍS,DESESTIMULADOS,DESACREDITADOS E COM UM SALÁRIO MISERÁVEL SE COMPARARMOS COM OUTRAS ÁREAS QUE EXIGEM FORMAÇÃO SUPERIOR,PÓS GRADUAÇÃO E MESTRADO...
NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, ASSISTIMOS SILENCIOSAMENTE A FUGA EM MASSA DE NOSSOS INTELECTUAIS E CATEDRÁTICOS PROMISSORES PARA OUTROS PAÍSES E OUTRAS ÁREAS BEM DISTANTES DO MAGISTÉRIO.
ESSA SITUAÇÃO CAÓTICA DAS NOSSAS UNIVERSIDADES, É O RESULTADO DE UM EFEITO DOMINÓ QUE JÁ COMEÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.UM EXEMPLO BEM SIMPLES NOS DÁ A IDÉIA DO PROBLEMA,QUANDO ESTAMOS CONSTRUINDO UMA CASA É IMPORTANTE CONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DO ALICERCE, POIS A FALTA DE INVESTIMENTOS NO ALICERCE OU SEJA A BASE DA OBRA, COM CERTEZA PREJUDICA TODA A ESTRUTURA DESTA CONSTRUÇÃO E APÓS O TÉRMINO AO MENOR VENTO A CASA PODE CAIR .
O BRASIL ESTÁ PAGANDO O PREÇO DE SÉCULOS DE DESCASO COM A EDUCAÇÃO E FALTA DE INVESTIMENTO NA BASE.
CONSIDERADO COMO UM PAIS EMERGENTE, O BRASIL PRECISA URGENTEMENTE DE UMA NOVA POSTURA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO,
A COREIA DO SUL É UM EXEMPLO DE QUE ESSA MUNDANÇA É POSSIVEL E HOJE ESTÁ COLHENDO OS FRUTOS DESTA MUDANÇA,ISSO PORQUE, O CAPITAL INTELECTUAL REPRESENTA UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE DESENVOLVIMENTO E SÓ ATRAVÉS DELE É POSSIVEL UMA NAÇÃO CRESCER DE FORMA SÓLIDA E SUSTENTÁVEL...
Universidades brasileiras ficam fora de ranking mundial
Nenhuma universidade da América do Sul configurou entre as 200 melhores universidades do mundo, segundo o ranking denominado "Times Higher Education World Reputation Rankings", elaborado pelo diário The Times. "A América Latina tem vários desafios no caminho para o desenvolvimento de universidades de classe mundial", diz Philip Altbach, diretor do Centro Internacional de Educação Superior do Boston College, EUA.
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ocupa o primeiro posto na lista. Os EUA têm sete universidades entre as dez primeiras do mundo, seguidos por Reino Unido (duas) e Japão (uma).
A segunda colocação ficou com o Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a terceira, com Cambridge, no Reino Unido. Na sequência, figuram a Universidade da Califórnia (EUA), Stanford (EUA), Oxford (Reino Unido), Princeton (EUA), Universidade de Tóquio (Japão), Yale (EUA) e California Institute of Technology (EUA).
O ranking das 199 melhores universidades foi elaborado a partir de uma pesquisa com 13.388 acadêmicos de 131 países, realizada em 2010 pela firma Ipsos Media para a revista Times Higher Education do jornal britânico.
Também tiveram destaque os centros educacionais Imperial College London (11ª), UCLA (EUA, 12ª), Universidade de Michigan (EUA, 13ª), Johns Hopkings University (EUA, 14ª) e Universidade de Chicago (EUA, 15ª).
Nenhum comentário:
Postar um comentário