segunda-feira, 14 de março de 2011

BÔNUS 2011:RECEBER OU NÃO RECEBER...EIS A QUESTÃO!


Meu blog foi bombardeado pela polêmica do bônus, então resolvi fazer uma reflexão sobre o assunto que já postei, mas  achei esta postagem em um outro blog e transcrevi aqui porque trata da questão do bônus de forma clara e coerente... 

DIA MAC-BÔNUS 

FELIZ!

Em pleno dia de luta pelo fim da remuneração pelo mérito, por salários justos, por um plano de carreira e por condições dignas de trabalho, na Educação paulista, alguns professores se contradizem e comemoram a chegada do ‘Papai Noel”: o tão esperado bônus! Este tem a função atenuante e causa diferentes reações por partes de diferentes colegas, para uns tem efeito alucinógeno: saem por aí dançando e comemorando sem medida e sem memória; já para outros funciona como um verdadeiro antidepressivo que os deixa calmos, sonolentos, ora esquecidos. Porém, para uma certa minoria dessa classe tão dividida em “categorias” e representada por meras letras do alfabeto, que anda tão analfabeto, o bônus tem um efeito estimulante que os move a não deixar as ruas da Capital em busca de um rosto tão exposto que, agora, se esconde.
O mesmo poder que o esconde é o mesmo que o desmascara. Até que ponto o senso comum será comum? Pois não é muito difícil constatar que escolas da rede estadual de ensino não têm as paredes tão brancas como as da propaganda que veicula na mídia; que nelas as pessoas não são tão sorridentes; que a merenda não é tão apetitosa, ao contrário, é mais parecida com uma “ração humana”, bem oposta à que o modismo têm promovido, sem adição de fibras e nutrientes mínimos, necessários ao consumo diário para uma criança ou adolescente em plena formação. Além disso, para que o trabalho se dê , na maioria das vezes, é preciso que os próprios colegas custeiem algum material ou serviço. Sem contar as famosas ‘vaquinhas” para bancar o portão novo, a chave, o cadeado, o controle remoto do portão, o café, a água, entre outros.
Mas diante do “presentinho’ do Papai Serra, efeitos colaterais tomam a mente do professor neste dia e o faz esquecer de todos os contras que sua categoria tem enfrentado. Esse milagroso bônus tem o mesmo efeito produzido pela droga “soma”, ingerida pelos personagens de Aldous Huxley, em Admirável mundo Novo. O soma os mantinha felizes e sob o controle do poder dominante, sem se rebelarem e sem se sentirem tristes pela condição de assujeitados. Ficção e realidade se fundem e se confundem em meio ao caos deste mundo habitado por cegos aculturados, que trocam votos por cestas básicas e direitos trabalhistas por bônus e que perambulam (des)ordenadamente entre alguns poucos “enxergantes” que não se vendem “a preço de bananas”. Hoje é o dia do Mac-Bônus Feliz, vamos todos tomar as ruas de São Paulo e aplaudir o nosso Exmo Sr. Governador por mais um presentinho!
Greve, que GREVE?
O importante é o prazer que o bônus nos dá.
Por Ilza Pinheiro (Professora da rede municipal de São Bernardo do Campo e do Estado).
Eu tenho ética!
Fonte:http://professoressjc.blogspot.com/2010/03/mac-bonus-feliz.html

Um comentário: