quinta-feira, 13 de dezembro de 2012




POR BONS MOTIVOS, 
PAIS PREOCUPADOS FOGEM DA REDE PÚBLICA NO PAÍS

Os últimos resultados do Enem mostram que os alunos das escolas privadas têm em média desempenho melhor do que os das escolas públicas. Isso ocorre por vários motivos.

O primeiro deles é que esses estudantes geralmente têm uma condição socioeconômica melhor e a condição familiar é um dos principais fatores determinantes para o bom aprendizado. Porém, não é apenas isso.

É preciso saber por que os pais com mais condições preferem matricular seus filhos nas escolas privadas.

Será que esses pais estão se iludindo ao escolherem uma escola privada barata, às vezes com pior infraestrutura, ao invés de uma escola pública? Pelo jeito, não. Na verdade, os pais mais preocupados com a educação de seus filhos sempre que possível fogem da escola pública, e por boas razões.

Um exemplo é um dos fatores mais importantes para a qualidade da escola: o tempo de aula efetivamente ministrado pelos professores. 

Um estudo recente mediu esse tempo em uma amostra de escolas públicas. Nas escolas mais problemáticas, os alunos tiveram apenas uma hora e 17 minutos de aula por dia, em média.

Mesmo nas melhores escolas da amostra, o tempo efetivo de aula foi de somente duas horas e 13 minutos.

Grande parte das aulas não ocorreu simplesmente porque o professor não estava presente. Mesmo nas aulas que ocorreram, em muitos casos quem deu a aula foi o professor substituto.

Se isso ocorresse em uma escola privada os professores faltantes fatalmente seriam demitidos. Caso contrário, os pais iriam reclamar e, no limite, a escola iria à falência.

Isso não ocorre no sistema público, no entanto. Os pais não têm para quem reclamar e os diretores e secretários não têm o que fazer porque a legislação no setor público é muito restritiva.

Não existe espaço para políticas de contratação e demissão de professores, nem para planos que premiem os melhores profissionais, aqueles que estão sempre presentes e que são entusiasmados com a profissão.

Ponto de Vista de Naercio Aquino Menezes Filho é professor e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper e professor associado da Faculdade de Economia , Administração e Contabilidade da USP. FSP (1/12)
fonte : http://www.cpp.org.br/noticiascpp.php?id=7090

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