sábado, 31 de janeiro de 2015

Categoria "O"pretende criar uma associação que os represente.

Infelizmente nos últimos anos o governo conseguiu dividir ainda mais o magistério de São Paulo e os sindicatos  parecem não se dar conta da gravidade do problema.

Os professores que sempre ficam de "fora" das negociações como é o caso dos professores readaptados estão se organizando nas redes sociais na tentativa de criar uma associação que realmente  os representem e os pessoal da tão sofrida  categoria "O" trilham os mesmos caminhos.
Os sindicato do magistério paulista foram concebidos entre as décadas de 30 no caso do Centro do Professorado Paulista  e o início dos anos 40 no caso da Apeoesp (1945), período importante da nossa história onde se destacou  um dos principais signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932),Anísio Teixeira que liderava um movimento que buscava  reconstrução educacional para o país.

Por muitos anos estes sindicatos foram  uma entidade assistencialista que prestava serviços sociais jurídicos aos seus associados.
O final da década de 70 trouxe as grandes mobilizações sociais e a situação dos "professores precários" estava insustentável,pois estes  professores  eram contratados temporariamente ,  não tinham amparo legal pela CLT e tornavam-se servidores sem concurso público( qualquer semelhança com o pessoal da categoria "O" e "F" na atualidade é  não é uma mera coincidência ,pelo contrário,mostra o retrocesso da educação paulista nas últimas décadas.
A grande greve de 1979 trouxe esperança pois parecia que os sindicatos dos professores perceberam a importância da   mobilização e organização dos professores. 
Muitas outras greves aconteceram até o final do século passado. Os sindicatos cresceram e estão cada vez mais fortes,mas  infelizmente o que parece é que nossos sindicatos transformaram-se em espaços de disputas  políticas partidárias  e interesse próprios ,as entidades criadas para representar a categoria prioriza alguns grupos em detrimento de outros sei disso, pois sou readaptada e os readaptados raramente entram nas pautas de reivindicações dos sindicatos,apesar destes estarem nos quadros de membros . 
A categoria "o" como os "readaptados" também não está se sentindo representada, dai a intenção de fundar associação que os represente. 
Diante deste quadro, cabe lembrar aqui aos nossos amigos sindicalistas do magistério paulista que sindicato não é uma sigla ,nunca foi um espaço físico e nem tão pouco uma chapa eleita  com mandato; sindicato é  categoria unida considerando todas suas peculiaridades, organizada e lutando por dignidade  no exercício da profissão e nos locais trabalho e  consequentemente é uma organização social que luta por uma sociedade mais justa, humana e fraterna.

Prof Maria do Socorro Souza da Silva


27/01/2015 10:17

Professores da categoria se reúnem com parlamentar




Download
Giannazi (ao centro), em reunião com professores














Professores da categoria O da rede estadual de ensino realizaram um encontro na Assembleia Legislativa, no dia 21/1, para organizarem uma associação que os represente e seja porta-voz das suas reivindicações.

O professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL) participou do encontro e disse que tem lutado para acabar com a quarentena e a duzentena, garantir o acesso ao Iamspe e SPPrev e demais direitos negados a esses profissionais, que devem ter os mesmos benefícios que os professores de outras categorias têm.

carlosgiannazi@uol.com.br 

Fonte : http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=361510

Nenhum comentário:

Postar um comentário