No Fórum Social Mundial, que acontece em Belém no ano de 2009,especialistas alertaram sobre os problemas do bônus Mérito implantado com base em uma politica educacional pós-neoliberalismo,que cresceu ao longo dos anos no país.
A Pesquisadora Maria da Graça Bolmann, da Associação de
Educadores da América Latina e Caribe chama a atenção para a divulgação dos
resultados das provas padronizadas, como a internacional Pisa, a nacional Prova Brasil,
e o Saresp aplicado no Estado de São Paulo que afirma: "essa avaliação produtivista
só serve para esquartejar [a classe] em bom professor, mau professor". E conclui
de forma enfática :. "Ranquear não é avaliar"!
A Educadora argentina
Ingrid Sverdlick, do Movimento Latino-americano pelo Direito à Educação afirma que "A
avaliação por mérito restringe a ideia de docência como responsabilidade
individual e a avaliação - algo sempre presente no dia-a-dia da pedagogia - se
esvaziou do seu conteúdo pedagógico."
Na "luta contra a
hegemonia do pós-neoliberalismo" e a implantação das provas padronizadas
da forma que está vários especialistas em educação chamam a atenção
para a necessidade de se reivindicar novamente
a educação como um direito e não reduzir
a educação como um mero serviço.
O sociólogo colombiano Orlando Pulido alerta sobre os rumos desta politica educacional atual "Não somos contra a avaliação, mas do conceito de qualidade produtivista que está embutido nela"!
O sociólogo colombiano Orlando Pulido alerta sobre os rumos desta politica educacional atual "Não somos contra a avaliação, mas do conceito de qualidade produtivista que está embutido nela"!
Fonte de pesquisa http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/01/29/ult105u7532.jhtm
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