segunda-feira, 23 de novembro de 2015







Escola ocupada em Santo André tem ações culturais


Por: Jessica Marques (jessica.marques@abcdmaior.com.br)

22/11/2015 18:33
Show de rock, debates sobre educação e violência contra mulher foram parte das atividades
Shows de rock estão entre as atividades promovidas para aproveitar o espaço ocupado pelos alunos na E.E. Oscavo de Paula, em Santo André. Foto: Jessica Marques
Atividades culturais fazem parte do final de semana dos alunos que ocupam a E.E. Oscavo de Paula desde o dia 13 de novembro. Neste domingo (22/11), o dia teve início com um documentário sobre educação e um debate entre os alunos. Um show de rock e uma palestra sobre violência contra a mulher fecharam com chave de ouro as ações organizadas pelos próprios alunos.
O documentário de João Jardim, de 2004, retratando a realidade brasileira em escolas públicas e particulares, abriu espaço ao debate entre os estudantes. “Estamos trazendo para a escola coisas que nunca tivemos. Trazemos cultura e abrimos para a comunidade participar”, contou o estudante Mateus Pinho.
O show que animou a tarde dos jovens também tem conteúdo educacional. As bandas alternativas Sky Down e Eterno, ambas do ABCD, têm letras que discutem o dia a dia no espaço urbano. As atrações foram levadas à escola por meio do Hardcore nas Escolas, um projeto de organização política criado em apoio às ocupações nas escolas, baseado no Hardcore nas ruas, que leva o estilo musical a espaços públicos.
A Oscavo foi a primeira escola do ABCD e segunda do estado a receber as atividades culturais do Hardcore nas Escolas. Junto a essa atividade, o coletivo Chega de Assédio trouxe uma palestra sobre a mulher no espaço público e violência contra a mulher. “Tem muitas meninas ocupando e há preocupação delas serem abusadas, é importante que os jovens participem desse debate”, contou Cintia Ferreira, integrante do coletivo.
Apesar da preocupação, os estudantes mostraram ser organizados e disciplinados. Foi o que constatou a vendedora Cláudia Pires de Oliveira Silva, 43 anos, mãe de uma aluna da escola. “Venho aqui todos os dias e nunca vi nada de errado, nem briga ou bebidas alcoólicas”, contou. “Gostaria que as atividades culturais acontecessem todo final de semana para eu participar”.
Essa organização desenvolvida pelos alunos foi analisada pelo professor de história Marcelo Marangoni como um modo necessário para quebrar os padrões de educação estipulados pelo governo. “É preciso que as aulas sejam feitas como rodas de conversa, igual ao que foi proposto aqui pelos estudantes. Estamos apoiando porque quando precisamos na greve, recebemos apoio”, afirmou.

OCUPAÇÃO

A escola foi ocupada no dia 13 de novembro por cerca de 250 alunos. O motivo do protesto foi o anúncio do fechamento do período noturno. Em 4 de novembro, os alunos caminharam pelas ruas do Centro de Santo André em protesto. A escola está localizada na rua Pacaembu, no bairro Bangu.
Os alunos dormem e comem na escola. Os alimentos vêm por meio de doação de pais e professores que se solidarizam com a forma de protesto. Os mantimentos recebidos são divididos com outras escolas da cidade que também estão ocupadas.
fonte  http://www.abcdmaior.com.br/materias/cidades/escola-ocupada-em-santo-andre-tem-acoes-culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário