quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Com disciplinas como robótica e libras, escolas do futuro trazem proposta de educação inovadora

As inovações vão desde a organização do espaço físico até equipamentos como impressora 3D e uma proposta pedagógica que inclui ensino integral e temas transversais

Por Prefeitura Municipal de Florianópolis


Com disciplinas como robótica e libras, escolas do futuro trazem proposta de educação inovadora
PMF/Divulgação

A partir deste ano, Florianópolis dá o que a Prefeitura chama de “pontapé de partida” para um novo conceito de educação, através das duas unidades da Escola do Futuro, nos bairros Ratones e Tapera, que entram em funcionamento em fevereiro.
 Além de um espaço físico totalmente novo, os mil alunos do 1º ao 9º que serão beneficiados terão a oportunidade de estudarem em tempo integral, com uma proposta de ensino multilinguagens: inglês, letramento digital e a língua brasileira de sinais (Libras), que será disciplina obrigatória.

De acordo com o secretário-adjunto de Educação de Florianópolis, Luciano Formighieri, do 1º ao 5º ano o ensino será no período integral, com aulas de manhã e à tarde. Já do 6º ao 9º ano, os alunos terão a oportunidade de frequentarem atividades diferenciadas no contraturno, como clube de leitura, robótica, ciências, música ou diferentes tipos de esportes.
— A Escola do Futuro servirá de exemplo para a educação em todo o Brasil. Nossos estudantes, quando concluírem o ensino, estarão extremamente bem preparados, rumo ao ensino superior — destaca o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
A capital catarinense já é referência quando se trata de modelos de creches e, em breve, com essa proposta, a intenção é ser também modelo de qualidade da educação básica.
— Temos um primeiro desafio de atender a demanda, criar mais vagas e acabar com as filas, principalmente no Norte da Ilha, onde a população cresce todos os dias. Em paralelo, investimos em qualidade na educação, sempre avançando esta métrica. Por isso chamamos essas escolas de “pontapé de partida”, porque nosso desejo é que um dia todas as escolas sejam como estas — diz o secretário.

Múltiplas linguagens

O modelo de ensino segue uma proposta interdisciplinar, com uma integração entre criatividade e pesquisa para estimular a aprendizagem e a autonomia de cada estudante. A proposta multilinguagens, ou seja, com múltiplas linguagens, soma as disciplinas tradicionais, como Português e Inglês, a outras novas, como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Letramento Digital.
O mundo digital não está relacionado apenas ao acesso ao computador ou à internet, mas aos modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais. Na prática, isso vai ocorrer por meio do estudo de temas transversais, ou seja, por um modelo de ensino em que todas as disciplinas dialogam entre si:
— Se tivermos aula sobre o Egito, por exemplo, eles vão estudar inglês sobre o Egito, vão fazer pesquisas na internet sobre o Egito, vão utilizar impressoras 3D para imprimir algo relacionado àquela região, e assim sucessivamente — explicou o secretário.

Tapera

Uma das unidades do programa é a Escola Básica Municipal Tapera, com capacidade para atender cerca de 520 estudantes: 420 do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e outros 100 de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), no período noturno. No total, a unidade tem 5.455,20 m², com 12 salas de aula, para cinco turmas dos anos iniciais em tempo integral e outras oito turmas dos anos finais em tempo parcial.
Entre os espaços diferenciados estão o espaço maker, a sala de artes, sala de música, sala de tecnologias, sala multimeios, laboratórios e biblioteca, além de um ginásio de esportes, duas quadras esportivas e refeitório. 
O investimento total será de R$ 11 milhões e 785 mil.

Ratones

No bairro Ratones, a escola tem 5.627,56 m² de área construída, com 13 salas de aula, auditório, laboratórios, biblioteca, sala de expressão corporal, ginásio de esportes e quadra descoberta.
O prédio teve um investimento de R$ 12 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário