terça-feira, 30 de março de 2010

Greve de Professores em São Paulo:É preciso extrair a verdade, doa a quem doer

Achei no blog  "Vio o mundo"O que você não vê na mídia do jornalista  Azenha este comentario de um internauta sobre a greve de professores e a foto em destaque e achei muito coerente...assim como a finalização de seu comentário:É preciso extrair a verdade, doa a quem doer.
Greve dos professores e a PM
PM na manifestação dos professores nas imediações do Palácio dos Bandeirantes.
É o estilo Serra de “negociar”

Não sei se foi na Band ou na Record, mas, quando vi, pensei que estivessem atirando em traficantes nos morros do Rio de Janeiro.
Nas imagens de uma dessas emissoras, mostrou-se que, mesmo com professores já distantes, os disparos continuavam. Gostaria que a mesma imprensa que critica o que ocorre na Venezuela transmitisse as imagens de todos os ângulos e não somente daqueles que interessam a alguns.
Seria importante também que os jornalistas se aprofundassem mais nas matérias e investigassem os motivos da greve e que não se contentassem apenas em dizer que tem fins eleitoreiros.
Imaginar que professores, policiais, agentes penitenciários, servidores da saúde, servidores do judiciário e de outras categorias, são manobrados por sindicatos é demonstrar que se desconhece o nível dos servidores atuais, que se desconhece a elevada qualidade dos profissionais que há um bom tempo compõem os quadros dos órgaos públicos.
Queremos um país e um estado melhor e, assim como não devemos ouvir apenas os sindicatos, também não devemos ouvir apenas o governo.
É preciso extrair a verdade, doa a quem doer.
Fonte : http://www.viomundo.com.br/imagem-da-vez/1105.html

CHOVEM DENUNCIAS
SOBRE FOTO DE  POLICIAL SENDO SOCORRIDA  NO CONFRONTO ENTRE PM E PROFESSORES NO MORUMBI

30 de março de 2010 às 20:31



“A soldado ficou poucos minutos no Einstein"
por Conceição Lemes



Ainda a foto famosa da manifestação dos professores na última sexta-feira, 26 de março, nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes.
A nota divulgada, no sábado, pela Polícia Militar do governo do Estado de São Paulo diz o seguinte sobre a soldado ferida:
Com relação à foto publicada na grande imprensa de uma policial sendo socorrida, a Polícia Militar esclarece que trata-se da Soldado Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi, que foi ferida com uma paulada no rosto… A policial foi atendida no Hospital Albert Einstein, medicada, liberada e passa bem.
“A soldado passou na sexta-feira à tarde pela emergência do Hospital Israelita Albert Einstein, onde ficou apenas alguns minutos”, revelou ao Viomundo um médico que trabalhou no setor. “Se ela tivesse levado uma paulada forte, como sugere a nota da PM, provavelmente ela teria feito tomografia da cabeça e ficado pelo menos algumas horas em observação.
O pouquíssimo tempo na emergência é sinal de que certamente não houve trauma encefálico e a contusão foi leve, sem gravidade.”
Quanto à origem da “paulada”, será que a policial não foi atingida pelo “fogo amigo”, como golpe de cassetete dos colegas?
Dê uma olhada no vídeo neste vídeo: watch?v=CNG2ysCqAkM&feature=player_embedded
É curtíssimo. Muito rápido. Exibido pela Globo, mostra os policiais distribuindo cassetadas para todos os lados. Elas atingem tanto os manifestantes que estavam à frente deles quanto os policiais que estavam imediatamente atrás. Canais de TV gravaram tudo. Que tal liberarem na internet a íntegra dos vídeos gravados da manifestação? Talvez a historia seja definitivamente esclarecida.
FONTE: http://www.viomundo.com.br/denuncias/%e2%80%9ca-soldado-erica-ficou-apenas-poucos-minutos-no-einstein%e2%80%9d.html

29 de março de 2010 às 22:52


“PM embarcou em Osasco no ônibus dos professores;
 é um P2″
por Conceição Lemes


Isabel Azevedo Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) recebeu nesta segunda-feira, logo cedo, uma ligação de um colega da subsede de Osasco: “Aquele rapaz que socorreu a policial é um professor daqui da cidade. Nós vamos encontrá-lo, para esclarecer tudo isso”.
Diretores de subsede da Apeoesp de Osasco passaram a manhã e a tarde investigando. Lembravam-se de tê-lo visto em Osasco em meio aos professores. Conferiram listas dos que vieram para a assembleia da sexta-feira, 26 de março, no Palácio dos Bandeirantes. Conversaram com muitos colegas.
No começo desta noite descobriram que o suposto professor é um policial militar do serviço reservado (ou secreto) da Polícia Militar paulista. É um P2, como são chamados.
A caráter para não levantar suspeitas (garotão barbado, jeans, mochila nas costas), o jovem policial infiltrado embarcou no ônibus dos professores de Osasco, como se fosse um deles. Daí o pessoal da subsede de Osasco ter achado inicialmente ele que era um colega.
A descoberta da Apeoesp derruba três versões oficiais da PM paulista.
A primeira, no sábado, a Terra Magazine, de que o PM não-identificado “era um dos policiais da região, que estavam empenhados na operação” .
As outras duas são de hoje. Ao Viomundo, disse que o policial militar à paisana “estava no local”. A Terra Magazine, informou que ele estava “passando” pela manifestação.
Aos poucos a verdade sobre a foto famosa da manifestação dos professores vai se revelando. Mas ainda há muitas perguntas sem respostas. Por exemplo, qual era a missão dele na assembleia dos professores? Levantar informações sobre o andamento do movimento? Fazer provocação? Ou o quê? A mando de quem? Qual a intenção? Criminalizar a Apeoesp?
“A partir dessa noite uma das hipóteses que passamos a considerar é a de armação para sensibilizar a sociedade e jogá-la contra os professores”, lamenta a presidente da Apeoesp. “A figura da policial feminina, frágil, indefesa atacada por nós, professores, uns bárbaros. Curiosamente o capacete dela está direitinho. A roupa alinhada, como se tivesse saído da lavanderia. Para quem levou uma paulada, como disse a PM, é estranho. Os dois muito arrumadinhos, ajeitadinhos…Esquisito demais. ”
“O fato é que seremos mais rigorosos na fiscalização de quem entra nos nossos ônibus ”, cogita Isabel Noronha. “Talvez passemos a exigir o holerit, para ter certeza de que aquela pessoa é professora mesmo e essa história não se repita.”
FONTE:http://www.viomundo.com.br/denuncias/policial-militar-infiltrado-embarcou-em-osasco-no-onibus-dos-professores.html


domingo, 28 de março de 2010


Greve dos professores e
 o Massacre do Morumbi: Reação dos blogs e no Twitter
Do Blog do Tsavkko - 27.03.10
No mínimo controversa a ação da PM contra os professores durante o protesto - mais um - na sexta passada.
Os PM's partiram para cima dos professores com extrema violência, deixando vários feridos com estilhaços de bombas de efeito moral e pancadas de cassetete.
Mais de 15-20 mil professores reunidos nas imediações do Estádio do Morumbi tentando chegar até o Palácio do Governo.
No caminho, centenas de policiais fortemente armados impedindo a passagem e prontos para dar porrada. Não deu outra.
Um número aparentemente pequeno de professores, se contarmos os 50 mil do último protesto... Ledo engano!
Serra impediu que professores chegassem ao local com "blitzes" nas estradas próximas à São Paulo, retendo centenas de ônibus e tornando impossível a chegada de milhares de manifestantes ao Morumbi.
Na pancadaria que se seguiu - ou podemos chamar de espancamento coletivo - alguns PM's ficaram feridos enquanto tentavam espancar os professores, que revidaram com pedras.
O caráter repressivo do governo Serra é conhecido, famoso, dispensa comentários.
O que suscitou mais comentários foi a presença de um indivíduo - alegadamente professor - que carrega uma PM ferida no colo.
Para a maioria dos presentes e dos que comentaram sobre o assunto no twitter, o rapaz de mochila e barba era um professor.
 Um professor que, apesar de ter seus companheiros espancados e colocando sua vida em perigo, socorreu uma policia militar que precisava de ajuda.
A foto acabou na capa do O Globo do sábado (27 de março) e foi chamada pelo portal do Luis Nassif de "Foto do Ano". Mas, em nota em seu site, a PM informou que o rapaz era, na verdade, policial!

Com relação à foto publicada na grande imprensa de uma policial sendo socorrida, a Polícia Militar esclarece que trata-se da Soldado Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi, que foi ferida com uma paulada no rosto e que está sendo socorrida por um policial militar a paisana.
A policial foi atendida no Hospital Albert Einsten medicada, liberada e passa bem.
A Polícia Militar agradece as manifestações de solidariedade.
A reação no tiwtter foi imediata, assim como a de alguns blogueiros.
Dito isso, se a PM disse isso e mentiu para retirar o simbolismo e a poesia da foto, isso é intolerável e se disse a verdade, i.e., colocou espiões na manifestação, além de intolerável, é obsceno, nojento e é uma mostra do perigo que é ter o inominável como presidente (imagine uma criatura destas comandado PF, FFAA e ABIN?).

FONTE: http://futuro9.blogspot.com/2010/03/greve-dos-professores-e-o-massacre-do.html









Postado por Estudantes, educadores, pais, jornalistas, entre outros. às 02:35


segunda-feira, 29 de março de 2010

POLICIAIS RECEBEM ORDEM PARA IMPEDIR MOVIMENTO DE PROFESSORES ,O CONFRONTO FOI INEVITÁVEL.. E PARA O JORNALISTA DIMENSTEIN PROFESSORES DÃO AULA DE BADERNA.QUAL AULA A MÍDIA A SERVIÇO DO GOVERNO ESTÁ DANDO?

Professores dão aula de baderna


De Gilberto Dimenstein na Folha Online:

Fico me perguntando como os alunos analisam as imagens de professores desrespeitando a lei e atirando paus e pedras contra a polícia, como vimos na manifestação nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo --afinal, supostamente são os professores que, em sala de aula, devem zelar pela disciplina.

É claro que, nem remotamente, a agressividade daquela manifestação representa os professores. Trata-se apenas de uma minoria organizada e motivada, em parte, pelas eleições deste ano...
Todos sabemos como é difícil impor disciplina em sala de aula e, mais ainda, conter a violência. Não será com exemplos de desrespeito (de quem deveria dar o exemplo) que a situação vai melhorar. Muito pelo contrário: afinal, o que se viu foi uma aula de baderna.
Só espero que pelo menos essa lição os estudantes não aprendam.

Lembro ao caro jornalista que todos nós devemos dar e ser exemplo...só criticar e não conhecer a realidade dos outros não é um bom exemplo,principalmente quando se trata de um jornalista que  um dia ousou escrever livros que denunciavam a miséria da sociedade como o "cidadão de papel"e que na atualidade limita-se a escrever contra os professores...

sexta-feira, 26 de março de 2010

PROFESSORES APANHAM NO MORUMBI...MAIS UMA VEZ..

AGORA É MODA PROFESSOR APNHAR DENTRO DE ESCOLA E FORA...
O DIREITO DE MANIFESTAÇÃO NÃO ESTA SENDO RESPEITADO.
A MÍDIA A SERVIÇO DO PODER CONTINUA "MAL DAS CONTAS".
A DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR É TOTAL!
VEJA  O QUE ENCONTREI NA "NETE"...DESENCONTRO DE NÚMEROS,SEMPRE TENTANDO MOSTRAR QUE O MOVIMENTO DOS PROFESSORES É FRACO...O QUE NÃO CORRESPONDE À REALIDADE...A POPULAÇÃO SENDO VERGONHOSAMENTE ENGANADA...
foto: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,policia-e-professores-entram-em-confronto-e-cinco-ficam-feridos,529695,0.htm

ATÉ QUANDO A MENTIRA VAI PREVALECER?
Manifestação dos professores da rede estadual de São Paulo nesta sexta-feira (26), na capital, deixou 16 feridos - sendo 9 policiais e 7 civis -, informou a Polícia Militar.


Os docentes promoveram assembleia na Zona Sul da cidade e decidiram manter a greve, que teve início em 8 de março.
A manifestação começou em frente ao Estádio do Morumbi. Por volta das 16h50, uma comissão formada por seis professores seguiu para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde iria conversar com representantes do governo.
De acordo com a PM, 5 mil pessoas integraram o protesto e 350 policiais foram enviados ao local.

Nova assembleia a categoria já marcou data para realizar novo encontro: 15h do dia 31 de março, na Avenida Paulista, informou o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp). O secretário da pasta de Educação, Paulo Renato Souza, ainda avalia mais um dos pedidos dos docentes para audiência, protocolado nesta terça-feira (23), segundo a assessoria de imprensa do órgão.
Outras duas assembleias, de porte similar, ocorreram na capital desde o início da greve, ambas no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Entre as reivindicações dos professores estão o reajuste salarial de 34,3%. Eles também se opõem à incorporação da gratificação em três parcelas anuais.
De acordo com o governo do estado, a folha de pagamentos da Secretaria de Educação cresceu 33% entre 2005 e 2009, passsando de R$ 7,8 bilhões para R$ 10,4 bilhões. Já as gratificações, segundo a Secretaria, são feitas na medida das disponibilidades orçamentárias.

Desconto no salário

A Secretaria divulgou, logo após o início da paralisação, em nota, que os grevistas terão desconto salarial relativo às faltas. Além disso, perderão participação no Bônus por Resultados, que paga anualmente até 2,9 salários para as equipes escolares que superarem suas metas e, também, no Programa de Valorização pelo Mérito, que permite aumentos salariais de 25%.

FONTE:http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1546756-5604,00-MANIFESTACAO+DE+PROFESSORES+DEIXA+FERIDOS+EM+SP+SEGUNDO+A+POLICIA.html
Manifestação de professores grevistas
termina em confronto com a polícia


Docentes tentaram furar bloqueio nos arredores do Palácio dos Bandeirantes e a polícia reagiu com bombas de Gás, deixando vários feridos; categoria reivindica reajuste salarial de 34% e fim dos programas de promoção por mérito do governo

27 de março de 2010
0h 00

Um confronto direto com a Polícia Militar com bombas de gás de efeito moral e spray pimenta foi o saldo do protesto de professores da rede estadual nas imediações do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na zona sul da capital, na tarde de ontem. Cerca de 10 mil manifestantes estiveram no local, segundo a polícia, e 16 pessoas ficaram feridas.
Depois de fazerem uma assembleia em frente ao Estádio do Morumbi, na qual decidiram pela continuidade da greve, os professores tentaram se reunir com a Casa Civil do governo para negociar reajuste salarial, mas foram barrados por policiais da Força Tática e enormes blocos de concreto na avenida.
Como não conseguiram passar, ficaram no local, concentrados, gritando palavras de ordem como "abaixo a repressão, professor não é ladrão" e "a greve continua, Serra a culpa é sua". No início, foram apenas alguns confrontos verbais. Em seguida, manifestantes tentaram pular os blocos, mas foram expulsos por policiais que usaram spray de pimenta para dispersá-los.
Os policiais se mantiveram irredutíveis, mesmo depois de manifestantes tentarem passar pelo bloqueio com um colega que se sentia mal, para que ele recebesse atendimento. Pouco depois, começou o confronto físico e policiais passaram a dispersar os manifestantes com bombas de gás.
Assustados, os manifestantes iniciaram a descida da Avenida Giovanni Gronchi em direção ao estádio, onde estavam anteriormente. Em cima do caminhão usado como palanque, líderes da Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual, gritavam pedindo que eles recuassem e não enfrentassem a polícia. A avenida estava cheia de policiais do Pelotão de Choque, com seus escudos. O cheiro e a fumaça característicos das bombas de gás enchiam todo o espaço, deixando as pessoas com dificuldades para respirar. Até mesmo jornalistas foram agredidos pela polícia.
"Não enfrentem a Polícia Militar, não vamos cair nesse jogo do governo", gritava, no microfone, uma das líderes da categoria, ao mesmo tempo que conclamava os PMs a não atacarem os professores. "Os policiais têm que se lembrar que também são servidores", dizia. Em certo momento, o caminhão começou a subir a Avenida Giovanni Gronchi em direção ao palácio, com a intenção de proteger os professores em fuga, mas o veículo também foi barrado.
Uma comissão conseguiu ultrapassar o bloqueio para tentar a negociação com o secretário da Casa Civil. Somente após conversar é que os professores pretendiam encerrar a manifestação. Na terça-feira, os professores querem promover outro ato na Avenida Paulista e, no dia seguinte, fazer o que chamam de bota-fora do governador José Serra, que deve deixar o governo para disputar a Presidência.
"Essa greve é para quebrar a espinha do PSDB, há 16 anos no governo do Estado. É para quebrar a espinha do Serra, que se recusa a negociar", havia dito pouco antes do início do confronto a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha.
Divergências. Desde o início da tarde, as imediações do Palácio dos Bandeirantes estavam isoladas e cercadas por policiais militares - em razão de uma lei estadual proibir manifestações em frente ao local. Também havia divisões no movimento, que tem apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e de outras entidades de professores e diretores, como CPP e Udemo. Um representante do Partido da Causa Operária (PCO) foi hostilizado quando fez críticas à direção da Apeoesp.
FONTE:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100327/not_imp529783,0.php

quinta-feira, 25 de março de 2010

UM ANÔNIMO DENUNCIA ABUSO DA PM CONTRA PROFESSORES!

Estava la ,ao lado dos professores sou funcionario do Juquery , posso lhes dizer que foi um absurdo oque eu assisti , o jeito que humilharam os professores e os reprimiram,eles estavam numa distancia muito longa do governador apenas com apitos e gritos de protesto, ,e de pensar que este eh nosso BRASIL, depois dizem que temos liberdade de expressão.
 um amigo

Postado em :http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4338296-EI7896,00-PM+prende+professores+em+protesto+contra+Serra.html
25/03/2010 - 00h23
RESPOSTA DOS

 PROFESSORES PAULISTAS:
16 DE MARÇO

 MEGA MANIFESTAÇÃO

NO PALÁCIO...
 
A GREVE CONTINUA!!!

NOVIDADE: Professor terá ponto digital

23/03/2010  

Professor terá ponto digital
Folha de S.Paulo

O governo paulista vai exigir que os professores da rede se identifiquem com impressão digital na entrada e na saída das escolas, segundo informa hoje, na "Folha de S.Paulo", a colunista Mônica Bergamo.
A ideia é substituir o ponto manual, sujeito a fraudes, pelo ponto digital.
São registradas diariamente12 mil faltas no Estado.

PROFESSOR:CONFIRA O RESULTADO DA PROVA DE PROMOÇÃO.

Os professores da rede estadual que realizaram as provas do concurso de promoção  que contemplará 20% dos professores da rede com um reajuste de 25% , já podem conferir o resultado das avaliações dissertativas realizadas em janeiro e em fevereiro deste ano.
Os candidatos devem acessar o site www.cesgranrio.org.br .

O BÔNUS DA DISCORDIA

MESMO EM MEIO À GREVE O BÔNUS REFERENTE AO ANO DE 2009 FOI DEPOSITADO...
AS REGRAS DO IDESP MUDOU!

25/03/2010
Uma em cada 9 escolas ficará sem bônus
Amanda Mont'Alvão Veloso


do Agora
Uma em cada 9 escolas ficará sem o bônus da Educação, que será pago hoje para 209.833 servidores da rede estadual, com base no Idesp de 2009 (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
De um total de 5.114 escolas, 555 ficarão sem a bonificação --121 estão na capital.
Entre as 4.559 escolas que vão receber o prêmio, 272 terão bônus em todos os ciclos -de 1ª a 4ª série; de 5ª a 8ª série e no ensino médio.
Como o desempenho no Idesp é obtido por ciclo, é comum existir escolas nas quais alguns profissionais serão premiados, e outros não.
Esse é o caso de um professor de ensino médio.
Ele, que não quis ser identificado, estava aguardando a grana extra, mas ficou sem porque a escola não atingiu a meta. "Tenho mais de 20 anos na rede e ganho pouco mais de R$ 1.000. Precisava muito desse dinheiro."
A reportagem do Agora apurou também que uma servidora da escola Alfredo Inácio Trindade, na Vila Nivi (zona norte), receberá R$ 8. O colega dela terá bônus de R$ 28.
Também professor do ensino médio em uma escola em Aparecida (180 km de SP), Rogério Barletta de Campos vai receber R$ 500.
Segundo ele, que está na rede há 25 anos, o valor é bem inferior ao que foi recebido no ano passado, quando a escola teve um desempenho melhor.
O bônus, equivalente a 2,4 salários (incluindo gratificações), estará disponível hoje na conta do servidor, pago por uma folha suplementar.
FONTE:  http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u711665.shtml

DENUNCIA:

25/03/2010

Só 32 escolas atingem meta de nota do governo
Folha de S.Paulo



Trinta e duas escolas estaduais de São Paulo --o equivalente a 1% da rede-- atingiram no ano passado um patamar de qualidade considerado ideal pelo próprio governo (nível semelhante ao da Finlândia, líder em rankings internacionais).
A lista que revela os colégios com melhores notas mostra que, entre os melhores da capital, só dois estão entre os "tops" do Estado.
No ano anterior, nenhuma unidade do Estado alcançou o objetivo no Idesp, a avaliação estadual.
A gestão José Serra (PSDB) espera que, nas unidades de 1ª a 4ª séries, a rede tenha nota 7 no Idesp em 2030, numa escala de 0 a 10. Hoje, está em 3,85 (era de 3,25 um ano antes).
De 5ª a 8ª, espera média 6 (hoje em 2,8); no ensino médio, 5 (hoje em 1,9).
O índice considera o desempenho dos estudantes nos exames de português e matemática (Saresp), além da taxa de aprovação dos alunos.
A intenção é que, em 2030, a média da rede seja semelhante à situação atual dos países desenvolvidos.
Os dados foram tabulados pela reportagem com base nas notas publicadas ontem pela Secretaria de Estado da Educação. Até então, haviam sido divulgadas apenas as médias da rede.
"O número de escolas que atingiu o objetivo é muito baixo", afirma o pesquisador Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da USP. "Mas é preciso considerar que o patamares são bem exigentes.
Para o pesquisador da USP, as escolas do interior tendem a atingir níveis melhores porque os professores dos colégios mudam menos do que na capital. A estabilidade do corpo docente aparece nos estudos educacionais como fator de melhoria. Além disso, diz Alavarse, as escolas na região metropolitana são maiores. "Eu mesmo trabalhei como coordenador em uma que tinha 1.700 alunos. Como dar atenção a todos?"
Resposta

O secretário Paulo Renato Souza (Educação) afirma que "o fato de mais escolas terem atingido a meta de longo prazo é positivo. Mais importante, porém, é constatar a forte melhoria de toda a rede de escolas".
"A evolução muito positiva no primeiro ciclo do ensino fundamental permite prever melhor progressão escolar, pois alunos mais preparados estão seguindo para o segundo ciclo", diz Paulo Renato. Educadores classificaram como "tímido" o avanço.


Fonte:
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u711669.shtml

PROFESSORES PRESOS EM MANIFESTAÇÃO CONTRA O GOVERNADOR

PM detém 4 professores em protesto contra SerraA Polícia Militar de São Paulo deteve hoje um grupo de quatro professores que teriam tentado agredir o governador, José Serra, durante a inauguração de uma unidade de saúde, em Franco da Rocha, na grande São Paulo.

24 de março de 2010 • 17h47 • atualizado em 25 de março de 2010 às 10h28
A PM informou que eles foram levados à delegacia local.
Segundo a corporação, cerca de 50 professores protestavam durante o discurso do governador, por volta das 14h.
 
Uma declaração de Serra teria irritado os manifestantes e levado alguns deles a tentar se aproximar do chefe do executivo estadual.
A PM disse que foi necessário o uso de gás de pimenta para afastar os manifestantes e alguns professores foram imobilizados e encaminhados à Delegacia de Polícia.
O evento teria sido encerrado com tranquilidade e o governador paulista deixou o local às 14h20.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi procurada pelo Terra e disse que irá se manifestar através de nota.
Já o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) informou que apenas gritavam palavras de ordem e que a ação da polícia foi "truculenta".

25 de Março de 2010 - 15h08



 Deputados condenam

 truculência do governo   Serra

 contra  grevistas       

A repressão do governo de São Paulo contra professores grevistas foi condenada nesta quinta (25) na Câmara dos Deputados. Na quarta (24), cerca de 50 professores grevistas que participavam do "apitaço" em Franco da Rocha, região Metropolitana de São Paulo, foram atacados com gás de pimenta e cassetetes por uma tropa de policiais militares e integrantes da Força Tática do estado.
Quatro professores foram presos e alguns ficaram feridos na manifestação que ocorreu próximo ao palanque em que o governador de São Paulo , José Serra, se apresentaria para a inauguração de uma unidade hospitalar inacabada.
O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) classifica o ocorrido como uma característica do governo tucano. "Como se não bastasse a situação precária e vergonhosa do ensino no estado de São Paulo, agora Serra usa da truculência e da violência para reprimir quem educa os filhos dos trabalhadores do País.
Esse acontecimento é a cara do governo Serra, a cara do PSDB de São Paulo", disse.
Na avaliação do deputado Vicentinho (PT-SP), os servidores paulistanos estão vivendo um massacre. "Não é surpresa que outras categorias se revoltem com a atitude de Serra.
O governador assumiu uma postura ditatorial, desrespeitosa, que vai contra o direito de manifestação.
Serra está massacrando os servidores do estado, proporcionando mais revolta, em vez de dialogar e apresentar uma proposta concreta que atendas às reivindicações"", disse.
Os professores da rede pública paulista estão em greve desde 8 de março e reivindicam do governo Serra, entre outras medidas, reajuste salarial de 34,4%.
Não só os professores, mas grande parte do funcionalismo de São Paulo ameaça entrar em greve.
Isso inclui os servidores da saúde, que entram em greve nesta quinta (25) por tempo indeterminado.
Delegados de Polícia também ameaçam parar, indignados com o tratamento que recebem do governo tucano.

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=126556


25 de Março de 2010 - 17h01


Fugas em vão: em greve,
 professores prometem ir aonde  Serra for

Nem mesmo a repressão e a censura imposta pelo governo Serra enfraqueceram a greve dos professores da rede paulista de ensino. Com 17 dias de movimento e quase 80% da categoria parada, a ordem é inverter a ordem: já que o governador José Serra (PSDB-SP) se recusam a receber os professores, são eles que agora vão atrás do tucano, onde quer que Serra esteja.
“As manifestações que os professores da rede estadual têm realizado nos locais onde o governador comparece são absolutamente naturais”, afirma Maria Izabel Noronha, a Bebel, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). “Estamos em greve reivindicando reajuste salarial e melhores condições profissionais e educacionais. Queremos a abertura de negociações e o governo recusa o diálogo. Os professores se dirigem, portanto, ao chefe do Executivo, pleiteando que negocie”.
Bebel também denuncia a ofensiva da mídia para desqualificar o movimento grevista. “Alguns órgãos de imprensa desinformam ao fazer ilações entre a Apeoesp e partidos políticos, desviando o foco da cobertura de sua questão central: temos reivindicações e queremos negociar. A Apeoesp e demais entidades do magistério têm caráter sindical e sua atuação é pautada pela categoria, em deliberações públicas e democráticas, e não por partidos políticos.”
Na opinião de Bebel e da Apeoesp, as denúncias de partidarização do movimento devem se voltar contra o próprio governo Serra.
“A grande massa de professores realiza uma amarga experiência com este governo, que não dialoga, e poderão, sim, definir suas preferências partidárias e eleitorais considerando esta experiência.”
Serra deixa o cargo no dia 31 para disputar o Palácio do Planalto. Na reta final de seu governo, o tucano enfrenta protestos generalizados de servidores. Além dos professores — que entraram em greve em 8 de março —, delegados da Polícia Civil iniciaram operação padrão nesta semana. Já os servidores da saúde também anunciaram ato no fim do mês contra o governo estadual.
Da Redação, com agências

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=126556

segunda-feira, 22 de março de 2010

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO APOSTA NO PAGAMENTO DO BÔNUS PARA ESFRIAR O MOVIMENTO GREVISTA

Governo de SP anuncia pagamento de bônus a mais de 176 mil professores


Gratificação, que será paga na quinta, é definida pelo desempenho.

Servidor de escola que tiver superado meta recebe 2,9 salários.

O governador de São Paulo, José Serra, e o secretário de Educação, Paulo Renato de Souza, anunciaram nesta segunda-feira (22) o pagamento de bônus para 176.598 professores da rede.
A gratificação será paga na próxima quinta-feira (25). Também receberão o benefício 33.235 funcionários.
No total, serão pagos R$ 655 milhões,10% a mais em relação ao ano passado, quando foram usados R$ 590,6 para os bônus.
Há cerca de 15 dias, os professores estão em greve por tempo indeterminado.
Do total de trabalhadores que deverão ser beneficiados neste ano, 63% ganharão mais do que R$ 2.500. O valor máximo do bônus, que é de 2,9 salários, será pago a professores e funcionários de escolas que superaram a meta.
Os trabalhadores que apenas atingirem suas metas deverão receber, no máximo, 2,4 salários.
A Secretaria de Educação iria liberar nesta segunda a consulta individual ao valor que será pago para cada servidor
É o segundo ano que servidores da educação recebem remuneração extra associada ao desempenho.
Em 2009, 195.535 servidores, incluindo diretores, supervisores de ensino e agentes escolares, receberam o bônus.
Cada escola tem uma meta de desempenho que deve ser atingida pela escola no período de um ano.
 A meta é calculada com base em um indicador, chamado de Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que leva em conta as notas no Saresp, avaliação estadual, e a taxa de aprovação em cada ciclo escolar (1ª a 4ª, 5ª a 8ª e ensino médio).
 O resultado nesse indicador determina o pagamento de bônus nos salários dos professores e funcionários da rede.
"73% das escolas atingiram ou ultrapassaram as metas em ao menos um nível de ensino", afirmou o secretário.
Serra comemorou o desempenho no setor educacional. "Os resultados do Idesp e do Saresp mostram uma revolução silenciosa, mas eficaz no sistema de ensino da rede pública de São Paulo. Essa política vai marcar época", disse.
Ele não fez nenhum comentário sobre as eleições presidenciais em outubro.
Das 14 escolas que tiveram suspeita de fraude na aplicação do Saresp, 11 tiveram melhoria no Idesp e tiveram o pagamento do bônus suspenso.
Segundo o secretário, em cerca de 15 dias deverá ser concluída a apuração sobre o ocorrido e haverá uma definição sobre o pagamento.
Greve de professores
Sobre a greve, Paulo Renato afirmou que não tem prejudicado os trabalhos da secretaria.
"A paralisação é muito pequena e o número de escolas paralisadas não passou em nenhum momento de 1%."
Ele disse ainda que a greve não interfere no pagamento do bônus.
"O bônus é uma coisa normal. A secretaria vem trabalhando normalmente e o bônus vai ser pago conforme o programado.
Não estamos trabalhando pautados pela greve." Indagado sobre o protesto que a categoria faz amanhã, às 11h, em frente à secretaria para tentar uma audiência, ele disse desconhecer. "Ainda não tive notícia desse protesto", afirmou o secretário.
Sobre as reinvidicações salariais dos grevistas, ele disse que não há previsão de aumento. "Em relação à base salarial, a base da reivindicação é estranha, porque tomam como referência o salário-base de março de 98. Mas, por que não o de 97, ou de 1950? Não temos considerado neste momento reajuste no salário-base, a não ser aquele que já vem com as gratificações, ou seja 5% agora, 5% no ano que vem e 5% no outro ano."
Indicador e Saresp
Neste ano, a meta geral do Idesp foi superada. Numa escala até 10, dos 2,58 pontos previstos, o índice chegou a 2,79.
 Ainda assim, essa média fica na metade do considerado adequado: 5.
A última edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) mostrou piora no rendimento em matemática dos alunos do ensino médio na avaliação estadual.
De 2008 para 2009, a média na disciplina caiu de 273,8 para 269,4. De acordo com dados da Secretaria do Estado de Educação, seis em cada dez alunos tiveram desempenho abaixo do básico.
Além de matemática, o Saresp, que foi aplicado em novembro, também avaliou o desempenho dos alunos em português. Nesse caso, os estudantes do ensino médio apresentaram melhora, passando de 272,5 para 274,5.
Os alunos da 4ª e da 8ª séries, que também fizeram as provas, as médias apresentaram leve melhora tanto em matemática quanto em português.
fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1539720-5604,00-GOVERNO+DE+SP+ANUNCIA+PAGAMENTO+DE+BONUS+A+MAIS+DE+MIL+PROFESSORES.html

domingo, 21 de março de 2010

A divulgação dos índices do IDESP e dos benefícios do bônus será feita amanhã.

A divulgação do Idesp e do pagamento do Bônus nesta semana,após ser decretada a continuidade da greve na última Assembléia dos professores(19) é sem dúvida alguma uma manobra politica da Secretaria da Educação para enfraquecer o movimento.
Concordo plenamente com o leitor do estadão Isac Ferreira que comentou este artigo:

Dizer que um possível mal desempenho de alunos é incompetência pura e simples dos professores, é simplesmente ignorância. Além disso, ninguém comenta a manipulação dos resultados do saresp feita pelo governo, diminuindo para uma categoria de desempenho insatisfatório em vez das duas do ano passado. Isso significa que as notas só melhoraram por manipulação. Isso é melhora da educação?
Número de professores com
bônus em SP cresce 5%
Dom, 21 Mar, 09h08
O bônus por desempenho na rede estadual de São Paulo será pago neste ano a 176,5 mil professores - um crescimento de 5% em relação ao número de beneficiados em 2009, quando o programa foi criado, segundo dados oficiais obtidos pelo Estado.
A rede conta com um total de 220 mil docentes.
A divulgação dos benefícios será feita amanhã.
Cerca de 63% dos docentes receberão valores acima de R$ 2,5 mil. Para 17%, o bônus será inferior a R$ 1 mil. Uma parcela de 2,3% ganhará mais de R$ 8 mil.
Outros 33 mil funcionários também foram beneficiados. No total, o programa custará R$ 655 milhões ao governo e o valor será pago na quinta-feira.
O pagamento ocorrerá em meio a uma greve decretada pelo sindicato dos professores, no dia 8, por reajuste salarial.
Recebem o benefício professores, diretores e outros funcionários que cumpriram ao menos parcialmente as metas de desempenho definidas pela rede para suas escolas.
O bônus leva em conta o Idesp, índice calculado com base nas taxas de aprovação, repetência, evasão e a nota dos estudantes no Saresp, uma prova aplicada todos os anos para alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Em 2009, funcionários e professores das 230 escolas com notas mais altas também foram beneficiados, mesmo aqueles que não atingiram suas metas, o que provocou polêmica.
Neste ano, o critério foi modificado e incluiu mais equipes escolares: todas as que tiveram notas acima da média do Estado receberam valores segundo a proximidade que estão de sua meta de longo prazo - valor estipulado pela secretaria para 2020.
Pelos critérios do bônus, professores e funcionários que atingiram suas metas de desempenho recebem até 2,4 salários.
Quem trabalha em unidade que superou a meta ganha 2,9.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:  http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100320/not_imp526827,0.php

sábado, 20 de março de 2010

O ÔNUS E O BÔNUS

Palavras atualmente em alta na educação brasileira...a verdade é que tudo na vida tem o lado bom e o lado obscuro... por exemplo  pedimos um plano de carreira para os docentes estaduais e a Secretaria da Educação criou um plano...é claro do seu modo...
veja um artigo no ano passado que explica alguns pontos obscuros deste plano que só atende o interesse do governo...
Destrinchando o PLC 29/09
Com vistas às próximas eleições presidenciais, o governador José Serra agora inventou de propor um plano de carreira para os docentes estaduais, coisa que há muitos anos era reivindicada pela categoria.
O detalhe é que, como continua alegando não dispor de recursos suficientes para remunerar dignamente os servidores do quadro do magistério, bolou um sisteminha engana-trouxa que merece ser lido com bastante atenção.
Como estou afastado para fazer mestrado, tive a pachorra de lê-lo na íntegra para facilitar a vida dos professores, que não têm tempo para se dedicar a mais esse imbróglio.
O projeto de lei nº 29 não prevê um plano de carreira aplicável a todos os docentes, ao contrário do que a classe poderia desejar.
Em primeiro lugar, nem todos os professores terão direito a prestar a prova, mas apenas os que tiverem permanecido na mesma U.E. por pelo menos 80% do tempo de interstício exigido para ir de uma faixa a outra (4 anos para ir da faixa 1 para a 2, e 3 anos para as demais), e tiverem pelo menos 80% dos pontinhos possíveis numa tabela de frequência que ainda vai ser estabelecida por algum decreto.
É claro que quem usar suas faltas abonadas, precisar de licença saúde, tirar licença-prêmio ou requerer afastamento para cursar pós-graduação, estará automaticamente eliminado do processo seletivo (os tucanos chamam a isso de “incentivo” aos professores).
Em segundo lugar, o parágrafo 4º do artigo 4º deixa bem claro que apenas serão aprovados no máximo 20% do contingente total (o que significa que também pode não ser aprovado nenhum docente, caso nenhum obtenha a nota mínima exigida).
O artigo 5º estabelece as notas mínimas para mudança de faixa: 6 (numa escala de 0 a 10) para a segunda faixa; 7 para a terceira; 8 para a quarta e 9 para a quinta (respeitados os interstícios mínimos, que somam 13 anos da primeira à última faixa).
Mas, como acabamos de ver, não basta se sair bem na prova para conseguir a promoção; é preciso também que os outros se saiam muito mal, pois mesmo que todos consigam alcançar o desempenho exigido, apenas os 20% que tiverem as melhores pontuações serão promovidos (em caso de empate, os que tiverem mais tempo de casa e em seguida os que tiverem maior assiduidade, para variar).
Em resumo, o PLC 29 é uma maneira hábil de dar continuidade à política de bônus da ex-secretária Maria Helena.
Se aprovado(foi aprovado), consolidará a extinção de uma série de direitos adquiridos, como as faltas médicas, as ausências abonadas e a licença-prêmio, e aumentará a disparidade entre os docentes, o que só pode ter como resultado uma deterioração ainda maior do trabalho em equipe.
Qualquer proposta consistente de plano de carreira deve dar, senão as mesmas condições, pelo menos as mesmas oportunidades para toda a classe.
 O PLC 29 afronta abertamente o princípio da isonomia ao estabelecer um plano de carreira que só atenderá a 20% dos docentes.
Paulo Renato está tratando os professores como crianças que, se se comportarem bem, ganham estrelinha, e se juntarem bastantes estrelinhas, ganham um aumentinho na mesada. Quem não acha isso revoltante, bem... pode ir começando a juntar as suas.
Leia a íntegra do PLC 29/2009 SEE/SP.
Fonte:  http://salaprof.blogspot.com/2009/09/destrinchando-o-plc-2909.html

BÔNUS PARA PROFESSORES:VALE A PENA LER DE NOVO...

Já passou um ano e este artigo contiua com jeito de "fresquinho",só falta incluir detalhes como o provão de merecimento que contemplara 20 % dos aprovados  que atenderem os requisitos de bom professor e conseguir ser sortudo o suficiente para estar entre os contemplados por merecimento,só tem um problema,se premiado este "felizardo"só poderá concorrer ao incrível aumento de 25% daí 5 longos anos,até lá o aumento vai encolher na folha até ser diluido pela inflação.
AH!Não podemos esquecer da nova lei de professores com data de validade e  que habilita professores a dar aulas um ano e "descansar"nos dois anos seguintes,pois não poderá ser contratado,afinal de contas,o salario que ganhar no ano trabalhado é tão "vantajoso"que  vai dar condições para o merecido descanso e depois voltar "novinho em folha". 
Bizarrices do bônus para professores

Políticas públicas de educação
Dito e feito.
Chegou o bônus e a mídia faz propaganda do tipo carnê do baú.
Uma senhora ganhou uma casa,
professores ganham até 12 mil de bônus.
Os critérios continuam transparentes como a água do Tietê.
Segundo a APEOESP, já há vários recursos em andamento.
O "bom professor" da "escola ruim" se deu mal. Tudo Isto já sabemos.
Mas a coisa ficou ainda mais bizarra.
Segundo o Estadão (?25/03/2009?) 72% dos servidores receberão bônus.
 Isto é muito estranho.
Afinal, a própria secretaria vem batendo na tecla de que grande parte dos professores de São Paulo não está preparada para o oficio.
 Lembra do "professor nota zero"?
Será que ele ganhou bônus?
A própria idéia do bônus vem como uma resposta à "baixa qualidade" dos docentes paulistas.
E agora vem essa.
É bônus pra todo mundo!
Mas tinha tanto dinheiro?
Que critérios levaram a secretaria a esta decisão?
Não faço idéia, mas não posso deixar de notar uma situação semelhante.
Sabe aquela prova ruim que você, professor, aplicou no início de sua carreira docente?
Aquela prova mal formulada, fruto de certa inexperiência, que no final te obrigou a passar todo mundo para não ouvir reclamações?
Pois é, vejo alguma semelhança entre as duas situações.
Cada um faça seu julgamento.
Como se não bastasse, ainda há a pérola, que deixei por último.
Bizarrices do bônus.
Segundo a Agência Estado (Estadão 27/3/2009), a equipe da Secretaria de Educação também vai receber bônus!
 Por quê?
Ora, porque, segundo seus próprios critérios, seu trabalho foi bem feito.
A secretária Maria Helena, por exemplo, "teria direito" a 17 mil reais - dos quais "abriu mão".
Direitos?
Abriu mão?
Que medo!
Pensei que esta bizarrice da democracia fosse monopólio do legislativo.
"Os cerca de 5.700 funcionários do órgão receberão o bônus, mesmo não estando ligados diretamente a nenhuma escola" diz a reportagem.
Nessas horas eu queria ter acesso ao orçamento (detalhado) da secretaria de educação (e do governo, evidentemente).
O que estão fazendo com o nosso dinheiro? Ainda segundo o texto:
"Como são funcionários que trabalham para toda a rede, receberão de acordo com o avanço de toda a rede", afirma nota da secretaria.
Para Marcelo Ferrari, diretor de desenvolvimento de negócios da Mercer, consultoria especializada em planejamento de benefícios, a lógica faz sentido no setor privado."
Tudo isto nos leva a perguntas mais gerais.
Que tipo de meritocracia queremos?
Como aplicá-la nos órgãos estaduais?
Como mesclar a lógica privada e a pública de maneira inteligente e eficaz - em termos econômicos mas, principalmente, humanos?
Será que o bônus deveria ser algo assim tão importante para os professores?
Não há outras formas mais interessantes de recompensa?
O que falta para os professores é estímulo?
Não será esta uma "psicologização" excessiva da questão?
Como melhorar as condições de ensino de todos os professores?
São perguntas que, para mim, deveriam estar em primeiro plano nas conversas sobre educação, no lugar de frases como "professor nota zero vai dar aulas" ou "bônus chega a 12 mil reais".

FONTE:  http://rizomas.net/educacao/politica/201-bizarrices-do-bonus-para-professores.html
Crédito devidamente colocado.
AUTOR Rodrigo Travitzki 
Obrigado!

BÔNUS::PAGAMENTO NO PRÓXIMO DIA 25 DE MARÇO...ESTRATÉGIA PARA ENFRAQUECER GREVE DE PROFESSORES !


Após o anunciou da continuidade da greve em mega movimento na paulista ,a secretaria da educação volta a anunciar com estardalhaço da mídia à favor do poder o pagamento do Bônus mais uma vez  sem transparência de números,já que especialistas afirmaram que o idesp apresentou "melhorias pífias ".
É importante lembrar que escolas que atingiram as metas o ano passado não conseguiram atingir este ano,afinal de contas,milagre não acontece todo dia.
O ano passado muitas escolas chegaram muito perto,mas mesmo assim não receberam nada,pelo contrário foram humilhadas nas diretorias de ensino e os professores tiveram suas imagens denegridas por alunos,pais e demais funcionários que também não receberam seu bônus,como se o indice do Idesp fosse única e exclusiva responsabilidade do professor. 
Greve não vai afetar bônus da Educação
neste ano

Amanda Mont'Alvão Veloso

Clipping Educacional - do Agora

Professores e demais servidores que tiverem aderido à greve da Educação, iniciada no dia 8, não ficarão sem o pagamento do bônus neste ano, garantiu a Secretaria de Estado da Educação.
O benefício, que tem o valor máximo de 2,9 salários, será pago na próxima quinta-feira, conforme informou o secretário Paulo Renato Souza.
O bônus está garantido porque são calculadas as faltas do ano anterior ao pagamento, ou seja, de 2009.
Portanto, as faltas deste ano serão descontadas apenas no pagamento do bônus do ano que vem.
A secretaria esclarece que a presença do servidor na unidade escolar só será registrada se ele permanecer até o fim da jornada diária. Quem bater o ponto e for embora receberá falta.

Fonte: http://www.agora.uol.com.br

Falta argumentação... a Secretaria da Educação continua batendo na mesma tecla!

Por continua tentando vincular a greve de professores com a CUT e o PT.
A greve não é da APEOESP,é dos professores do Estado e que outras entidades do Magistério também estão envolvidas no movimento como CPP, UDEMO e APASE.
A APEOESP não é sindicato de petistas,tucanos , democartas ou anarquistas.A APEOESP é o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo,independente de sua filiação partidária.
"Nossa política é  a educacional !"

20/03/2010 - 09h21


Reajuste pedido por professores
 é "impossível", diz Secretaria da Educação
da Folha de S.Paulo
A Secretaria de Estado da Educação diz que não concederá o reajuste salarial de 34,3% pedido pelos professores porque isso provocaria um impacto anual de R$ 3,5 bilhões nas contas do governo. "É impossível", afirmou a assessoria do secretário Paulo Renato Souza.
Por meio de nota, o secretário disse lamentar "a continuidade de um movimento esvaziado, inimigo da educação e que causa transtornos no trânsito". Para ele, a greve é de "explícito caráter político".
O governador José Serra é o provável candidato do PSDB à Presidência. O sindicato dos professores é filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), ligada ao PT -a sigla terá a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata.
Sobre a paralisação de dois dias convocada pelo SindSaúde (sindicato dos trabalhadores públicos da Saúde), o governo de SP informou que "confia na responsabilidade dos servidores" para que não prejudiquem os usuários do SUS.
Compartilhe
Fonte: 



sexta-feira, 19 de março de 2010

O ANUNCIO DO PAGAMENTO DO BÔNUS NÃO GARANTIU O ENFRAQUECIMENTO DO MOVIMENTO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO


VOCÊ SE LEMBRA O MARKETING DE "BONDADE" QUE A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FEZ NAS ÚLTIMAS SEMANAS QUANDO ANUCIOU O BÔNUS ANTECIPADO NESTE ANO ELEITORAL?
VEJA ALGUMAS DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O CASO:

Desempenho dos alunos do ensino fundamental sobe
e Estado de SP prevê bônus a funcionários
Pagamentos serão feitos em 25 de março; orçamento é de R$ 800 milhões 
FONTE:http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/desempenho-dos-alunos-do-ensino-fundamental-sobe-e-estado-de-sp-preve-bonus-a-funcionarios-20100226.html


11/03/2010
Bônus integral será de 2,4 salários neste ano
Amanda Mont'Alvão Veloso
do Agora
O cálculo do bônus da Educação deste ano será feito com o índice de 20% sobre o salário do servidor, segundo decreto publicado no "Diário Oficial" do Estado de ontem. Assim, o bônus integral será de 2,4 salários, como no ano passado.
O valor que cada servidor da ativa receberá dependerá do cumprimento das metas do Idesp (índice da educação) pela escola e do número de faltas em 2009. As regras para essa distribuição terão de sair em uma resolução. O pagamento sairá no dia 25, de acordo com o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.
 FONTE: http://www.agora.uol.com.br/trabalho/ult10106u705238.shtml

MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES NA PAULISTA:IMAGENS DIVULGADAS NA "NET"

QUANTAS PESSOAS FORAM A MANIFESTAÇÃO????
APESAR DE MUITOS ARTIGOS PUBLICADOS  COM NUMÉROS DESENCONTRADOS E DA DIVULGAÇÃO DE POUCOS MANIFESTANTES NOS TELEJORNALISMO,BASTA OLHAR ATENTAMENTE PARA AS IMAGENS...AS IMAGENS NÃO NEGAM O FATO...FOI UMA MEGA MANIFESTAÇÃO COM MAIS DE 40 MIL PROFESSORES...NO MOMENTO DE PICO FORAM MAIS DE 6O MIL MANIFESTANTES...

Passeata fecha a Rua da Consolação
 (Foto: Rafael da Silva Rogério/VC no G1)
 Milhares de manifestantes descem a Rua da Consolação sentido Centro

(Foto: Rafael da Silva Rogério/VC no G1)


 
 
 
  
Carro de som seguiu a manifestação
 (Foto: Rafael da Silva Rogério/VC no G1)
 
 
 
 
 
 
 

Manifestantes seguem rumo à Praça da República
(Foto: Rafael da Silva Rogério/VC no G1)
 
 
 
 
 
 
 
  
Professores fecham Avenida Paulista.
 (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)
 
 
 
 
 
 
 
 
Professores fazem mais uma manifestação na Paulista.
 (Foto: Guilherme Lara Campos/AE)
 
 
 
 
 
  
Manifestantes se concentram no Masp.
(Foto: Gustavo Petró/G1)
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE DE TODAS IMAGENS:
 
 
 
 
 

NAVEGANDO NA MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES NA PAULISTA




UMA MEGA MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES NA PAULISTA.
NAS REFERÊNCIAS DAS REPORTAGENS PUBLICADAS QUNATO AO NÚMERO DE PROFESSORES PRESENTES NO MOVIMENTO ,OS NÚMEROS CONTINUAM DESENCONTRADOS,MAS AS POUCAS AS IMAGENS VEICULADAS PELOS TELEJORNAIS REVELAM A MULTIDÃO DE MANIFESTANTES QUE SE ESPALHOU PELO VÃO DO MAP E FECHOU OS DOIS LADOS DA PAULISTA.  

NOTICIAS "FRESQUINHAS DO MOVIMENTO DE PROFESSORES NA PAULISTA E NA "NET":

Protesto de professor é 'trololó', diz Serra; Justiça autoriza ato


Categoria marcou para hoje nova assembleia no vão livre do Masp; último movimento na Avenida Paulista reuniu 12 mil

19 de março de 2010
0h 00CLarissa Oliveira, Silvia Amorim, Paulo Saldaña e Carolina Stanisci, especial para o Estado - O Estadao de S.Paulo

No mesmo dia em que o governador de São Paulo, José Serra, descreveu as sucessivas manifestações de professores do Estado como um "trololó", a Justiça negou o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) de proibir a segunda assembleia dos docentes, que ocorrerá hoje, na Avenida Paulista, a partir das 14 horas. O MPE entrou com recurso.
Insinuando que os protestos têm objetivo eleitoral, o governador disse que nem sequer há um movimento grevista. "Não tem greve. Só tem marketing para a imprensa noticiar", declarou Serra, virtual candidato à Presidência da República pelo PSDB, sem disfarçar a irritação com o assunto. Questionado sobre quem estaria por trás do movimento, Serra retrucou: "Vocês sabem. São suficientemente inteligentes e observadores."
Uma parcela dos professores está em greve desde o dia 8. Segundo o governo, apenas 1% da categoria aderiu à paralisação. De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), mais de 60% dos docentes estão parados.
Serra cancelou ontem, de última hora, sua participação em uma inauguração onde professores em greve fariam um protesto. O evento, na capital paulista, que teve a presença do prefeito Gilberto Kassab (DEM), virou palco de bate-boca entre autoridades e manifestantes.
O governador disse que não teve "tempo" de comparecer ao evento. De acordo com os assessores, a presença de Serra não estava sequer confirmada, embora um aviso da Secretaria de Comunicação indicasse o evento como o primeiro compromisso público da agenda do governador.
Com apitos, vaias e faixas, cerca de 30 manifestantes tumultuaram a inauguração do segundo viaduto do Complexo Viário Jaraguá, na zona oeste. Em alguns momentos foi difícil ouvir os discursos das autoridades. Ontem, pela segunda vez consecutiva, professores da rede estadual foram a compromissos públicos de Serra para protestar.
Passeata. Na semana passada, cerca de 12 mil docentes se reuniram no vão livre do Masp e foram em passeata até a Praça da República, prejudicando o trânsito no centro.
Ontem, o MPE tentou proibir o ato agendado para hoje, mas o juiz da 20.ª Vara Cível, Flávio Abramovich, extinguiu o processo porque o pedido não teria sido feito de modo adequado. Na sentença, o juiz diz que a Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) devem tomar providências para evitar transtornos à população.
O autor da ação, promotor José Carlos de Freitas, rebateu os argumentos. "A PM e a CET solicitaram que o MP interviesse desta vez e em 2008, pois os professores estão extrapolando o direito de se manifestar."
A GREVE
Reivindicações

Os professores querem reajuste salarial de 34% para compensar perdas relativas à inflação e o fim das provas dos temporários e do programa de promoção.
Quem lidera a classe

Apeoesp, Centro do Professorado Paulista (CPP), Sindicato dos Especialistas do Magistério Oficial de SP (Udemo).
FONTE:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100319/not_imp526272,0.php


Professores decidem manter a greve durante passeata em SP

19 de março de 2010 • 16h10 • atualizado às 17h59


Policial monitora o protesto de professores na avenida Paulista, em São Paulo
Foto: Reinaldo Marques/Terra


O sindicato dos professores da rede estadual paulista (Apeoesp), decidiu na assembleia dos professores, realizada nesta sexta-feira, dia 19, que a greve continua na próxima semana. Durante a passeata, professores e funcionários da rede estadual de educação de São Paulo ocuparam as duas faixas da direita da Avenida Paulista, no sentido Consolação, em direção à Secretaria da Educação. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes.


Na semana passada, cerca de 12 mil docentes se reuniram no mesmo local e foram em passeata até a Praça da República, prejudicando o trânsito no centro. De acordo com um assesor da Apeoesp o que está sendo discutido é o movimento para a abertura das negociações.
De acordo com o Apeoesp, o movimento "busca reforçar a luta da categoria pelo atendimento das reivindicações na defesa da dignidade profissional". Os professores estão em greve desde o dia 8 de março. Segundo o governo, apenas 1% da categoria aderiu à paralisação. De acordo com o sindicato dos professores, mais de 60% dos docentes estão parados.
Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 34,3%; incorporação de todas as gratificações, extensiva aos aposentados; plano de carreira; garantia de emprego; fim de avaliações para temporários; e realização de concursos públicos para a efetivação dos docentes.
A rede de São Paulo conta com mais de 220 mil professores e 5 milhões de alunos. Segundo o Apeoesp, os professores que compõem o comando de greve estão visitando as escolas para conversar com pais, alunos e professores, explicando o porquê da paralisação.
FONTE:
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4329141-EI8266,00-Professores+decidem+manter+a+greve+durante+passeata+em+SP.html



Após manifestação, professores estaduais continuam em greve em SP


Cerca de 8 mil professores participaram de protesto que bloqueou a Avenida Paulista

19 de março de 2010
17h 35


Professores caminharam até a Secretaria da Educação, na Praça da República
SÃO PAULO - Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo decidiram nesta sexta-feira, 19, manter a greve da categoria, iniciada no último dia 8. A categoria reivindica reajuste salarial de 34% e o fim das provas dos temporários e do programa de promoção.
Nesta sexta-feira, a manifestação com cerca de 8 mil professores interrompeu totalmente o trânsito na Avenida Paulista, na altura do vão do Masp, no centro de São Paulo, das 15 às 17 horas, quando os funcionários saíram da Paulista a caminho da Secretaria da Educação, na Praça da República. Segundo a Companhia de Engenharia de tráfego (CET), às 17h20 a Rua da Consolação estava bloqueada no sentido centro.
Este é o segundo protesto realizado pela categoria neste ano. Na sexta-feira passada, 12, os professores fizeram uma manifestação no mesmo local. Na ocasião, a CET pediu que o local do protesto fosse alterado.
FONTE:http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,apos-manifestacao--professores-estaduais-continuam-em-greve-em-sp,526672,0.shtm


Professores marcham até a Praça da Republica



Se categoria não tiver resposta do governo estadual,
fará nova manifestação na próxima sexta

19 de março de 2010
16h 34
Luciana Alvarez - O Estado de S. Paulo


Manifestantes ligados ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) começaram, por volta de 16h30, uma passeata até a Secretaria Estadual de Educação, na Praça da República, no centro da cidade.

Cerca de 10 mil manifestantes bloqueiam os dois sentidos da avenida Paulista. Segundo a Companhia de Engenharia de tráfego (CET), os motoristas devem evitar a região.

A passeata até a secretaria foi aprovada pela categoria durante o ato, que começou por volta de 14h. Os manifestantes exibem várias faixas de protesto. Dois carros de som comandam a marcha.

De acordo com líderes do movimento, a categoria vai tentar hoje uma resposta do governo estadual para as reivindicações da classe - entre as quais, reajuste salarial de 34,3%.
A categoria já promete: se não houver acordo, manterá a greve que começou no dia 8 e vai realizar novo ato na próxima sexta-feira, dia 26, em frente ao Palácio dos Bandeirantes - sede do governo estadual, no Morumbi, zona oeste.FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,professores-marcham-ate-a-praca-da-republica,526642,0.shtm


19/03/10 - 16h59 - Atualizado em 19/03/10 - 18h06







Professores decidem mais uma vez manter a greve e fazem passeata por SP

Após bloquear os dois sentidos da Paulista, manifestantes deixam via.


Categoria pede reajuste salarial de 34%.

Do G1, em São Paulo Professores mantêm greve em São Paulo. (Foto: Gustavo Petró/G1)




Após interromper o trânsito nos dois sentidos da Avenida Paulista na tarde desta sexta-feira (19), os professores da rede estadual decidiram mais uma vez manter a greve.

Eles pedem um reajuste salarial de 34% e o fim das provas dos professores temporários e do programa de promoção.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), houve lentidão na avenida durante a tarde. O trânsito chegou a ser desviado na altura do Masp.

Os manifestantes decidiram seguir em passeata até a o prédio da Secretaria da Educação, na Praça da República.


FONTE:
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1537099-5605,00-PROFESSORES+DECIDEM+MAIS+UMA+VEZ+MANTER+A+GREVE+E+FAZEM+PASSEATA+POR+SP.html

 
















Na semana passada, quando houve uma manifestação no mesmo local, a CET chegou, inclusive, a oficiar a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo para garantir o cumprimento de uma decisão judicial "que coíbe o sindicato solicitante de promover passeatas em vias de circulação de São Paulo, por onde trafeguem veículos automotores". Os professores ignoraram a recomendação novamente.














A PM monitorou o protesto e auxiliou as ambulâncias a chegar aos hospitais na região. A manifestação foi considerada "pacífica" no local.














De acordo o governo do estado, a folha de pagamentos da Secretaria de Educação cresceu 33% entre 2005 e 2009, passsando de R$ 7,8 bilhões para R$ 10,4 bilhões. Em relação às gratificações, segundo a secretaria, são feitas na medida das disponibilidades orçamentárias.